FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Projeto Viva Favela 10 anos


 Viva Favela comemora 10 anos com festa multimídia no Circo Voador 3
Há dez anos, no dia 21 de julho, um novo meio de comunicação surgia na internet com a proposta pioneira de mostrar as favelas com o olhar do morador, a partir de uma redação formada por correspondentes comunitários e jornalistas profissionais do Rio de Janeiro. O site www.vivafavela.com.br, da ONG Viva Rio, entrava no ar.

Para comemorar os 10 anos do projeto, pontualmente em 21 de julho de 2011, uma festa multimídia  levou ao Circo Voador bandas e músicos de favelas e periferias, convidados especiais, uma rádio ao vivo, oficina para a construção de uma maquete de favela com o projeto Morrinho, projeções de fotografias e vídeos, exposição e computadores conectados para acessar o site.

Hoje o Viva Favela é um site colaborativo, com mais de 1.400 correspondentes cadastrados. São jornalistas cidadãos, cidadãos conectados, falando de favelas, periferias, vilas, aglomerados e outros caldeirões periféricos Brasil afora.

Na festa, foram apresentadas produções de correspondentes, shows de personagens da primeira série de web documentários do Viva Favela, Periferas Musicais, que terá seu pré-lançamento no evento, e a participação dos convidados especiais: Elza Soares, Luiz Melodia, Gerson King Combo e B Negão. No palco, um panorama de estilos que vai muito além do funk, hip hop e samba: também tem espaço para jazz, rock, soul e MPB.


PRÉ-LANÇAMENTO DA SÉRIE DE WEB DOCUMENTÁRIOS PERIFERAS MUSICAIS
O Viva Favela fará o pré-lançamento da série de web documentários Periferas Musicais, que será veiculada no site a partir do dia seguinte à festa, 22 de julho. A série é fruto de um projeto elaborado em parceria com a produtora 2Palitos Multimídia, formada pelo fotógrafo Felipe Varanda e o jornalista, DJ e produtor cultural Rogério Galalau.
O projeto, vencedor do edital de Mídias Digitais da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, é composto de uma oficina de produção de vídeo para web documentário, ministrada pela dupla 2Palitos, e da produção de 16 curtas com personagens que foram indicados pelos correspondentes comunitários (alunos da oficina) e por curadores convidados. São os Periferas Musicais, artistas veteranos conhecidos apenas dentro de suas comunidades ou em início de carreira, amadores ou que não tenham ainda vínculo profissional com a indústria fonográfica.

Os Periferas convidados são:
Bhega (Complexo da Maré) + Robson Pacífico (Rocinha) + João Black (Parque Arará, Benfica) + Us Neguin Q Não C Kala (Vila Cruzeiro) + Edd Wheeler (Nilópolis) + Sistah C (Parada de Lucas) + Antares Jazz Big Band (Antares, Santa Cruz) + Eddu Grau (Complexo do Alemão) + Lê Almeida (Vilar dos Teles).


OFICINA DO PROJETO MORRINHO
Criado por um grupo de crianças e adolescentes da favela Pereira da Silva, em Laranjeiras, o Projeto Morrinho nasceu da brincadeira de reproduzir o morro em uma maquete onde situações do dia-a-dia eram recriadas com bonecos Playmobil e carrinhos de brinquedo. Se tornou uma ONG, uma TV, um documentário de longa-metragem, um Ponto de Cultura, uma atração turística e uma oficina que tem rodado o mundo em eventos de arte contemporânea (inclusive no MoMA de NY e na Bienal de Veneza). Os meninos já deram aulas sobre como construir um morrinho na Inglaterra, Áustria, Noruega, Holanda e estão neste momento no Timor Leste. No Rio, a parceria com o Viva Favela rende a primeira oficina nos mesmos moldes: alunos recriarão um morrinho dentro do Circo Voador e ele ficará em exposição ao longo da noite e por mais um mês.
O site Viva Favela é patrocinado pela Petrobras através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e pela Secretaria de Cultura do Estado do Rio, através do edital Mídias Digitais. O I Encontro de Correspondentes Comunitários e a Festa Multimídia Viva Favela são patrocinados pelo Ministério das Relações Exteriores da Noruega com apoio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio e do Memorial Getúlio Vargas. Parcerias: Pontões de Cultura Digital da Escola de Comunicação da UFRJ e do Circo Voador, 2Palitos Multimídia, Ateliê da Imagem e RioETC.
SERVIÇO: VIVA FAVELA 10 ANOS – FESTA MULTIMÍDIA
QUINTA, 21 DE JULHO – a partir de 19h
Ingressos – inteira R$ 10, meia e com doação de agasalho R$ 5

Shows dos Periferas Musicais:
Robson Pacífico (Rocinha) + João Black (Parque Arará, Benfica) + Us Neguin Q Não C Kala (Vila Cruzeiro) + Edd Wheeler (Nilópolis) + Sistah C (Parada de Lucas) + Antares Jazz Big Band (Antares, Santa Cruz) + Eddu Grau (Complexo do Alemão) + Lê Almeida (Vilar dos Teles)

Participações especiais:
ELZA SOARES, LUIZ MELODIA, B NEGÃO E GERSON KING COMBO

Classificação: 18 anos. Adolescentes de 12 a 17 anos só entram acompanhados pelo responsável legal.