Evento reúne mais de 5 mil atletas até o dia 24 de julho e coloca a cidade no centro das atenções do esporte mundial.
A disputa dos ‘Jogos Mundiais Militares’ realiza sua 5° edição e na cidade do Rio de Janeiro, de 16 a 24 de julho de 2011, reunindo cerca de 8 mil participantes. Serão aproximadamente 6 mil atletas e 2 mil delegados vindos de mais de 100 países.
Os atletas verde-oliva, como são conhecidos, vêm participando de diversas competições nacionais e internacionais ao longo do ano de 2010, a fim de melhor se preparar para o evento esportivo.
Os 5º Jogos Mundiais Militares – Rio 2011 terão competições em 20 modalidades esportivas divididas em 36 disciplinas e cinco categorias: esportes individuais, coletivos, de demonstração, esportes militares e de combate.
A delegação brasileira é formada por 649 integrantes, entre atletas e membros da comissão técnica, sendo: 219 integrantes da Marinha, 369 integrantes do Exército, 219 integrantes da Aeronáutica e 6 integrantes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
O tema do evento desse ano é ‘paz por meio do esporte’, e para ilustrar essa ideologia, foi criada por Maurício de Souza, a mascote dos jorgos: Arion, escolhido através de uma votação popular. Utilizando o símbolo mágico da pomba branca, um menino se transforma em um Super Atleta Militar Futurista.
Escolhido para ser palco das maiores competições do planeta nos próximos anos, o Rio de Janeiro começa a se tornar o centro das atenções do esporte mundial já neste sábado, dia 16, quando têm início os 5º Jogos Mundiais Militares, os Jogos da Paz. A maior edição dos Jogos, que reunirá quase seis mil atletas de mais de cem países até o dia 24 de julho, estabelece um novo padrão no cenário esportivo militar e deixa um legado para a cidade rumo aos Jogos Olímpicos de 2016.
Na véspera de Cerimônia de Abertura dos Jogos, que acontece neste sábado, a partir das 16h, no Estádio Olímpico João Havelange, representantes da organização se reuniram no Hotel Othon Palace, em Copacabana, para uma apresentação do evento. A entrevista coletiva contou com a presença do Coronel Hamad Kalkaba Malboum, Presidente do CISM (Conseil International du Sport Militaire); Coronel Alexandre Morisod, Secretário Geral do CISM; Almirante Julio Saboya de Araújo Jorge, Secretário da Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa; Vice-Almirante Bernardo José Pierantoni Gambôa, Presidente da Comissão Desportiva Militar Brasileira; General-de-Brigada Jamil Megid Júnior, Coordenador Geral do Comitê de Planejamento Operacional (CPO) dos Jogos da Paz; e Hédi Hamel, representante da Sports Extra Time, emissora anfitriã do evento.
O Coronel Kalkaba destacou a mobilização pela realização dos Jogos Mundiais Militares no Rio de Janeiro e falou sobre a expectativa em relação à competição.
“Estou muito impressionado com o que vi aqui, com o esforço aplicado na organização do evento. Estive no Engenhão ontem e fiquei muito satisfeito com o que encontrei”, elogiou o presidente do CISM. “O objetivo dos Jogos sempre foi o de promover a paz e o esporte em nível mundial, e aqui estamos escrevendo uma nova página, com 215 atletas olímpicos, alguns deles medalhistas, e outros tantos campeões mundiais”.
O Vice-Almirante Bernardo Gambôa mostrou otimismo em relação à participação brasileira nos Jogos e previu uma recepção às demais delegações no Rio de Janeiro.
“Temos 268 atletas, entre eles 159 homens e 109 mulheres, muito bem preparados. Eles tiveram toda a estrutura para fazer um treinamento eficiente e nossa expectativa é de que eles façam jus ao fato de competir em casa e representem bem o Brasil”, disse o presidente da CDMB. “Nosso objetivo é que os atletas encontrem aqui um ambiente alegre, fraterno, de camaradagem, e desejamos sucesso a todos eles”.
O General-de-Brigada Jamil Megid Júnior festejou a bem sucedida preparação da cidade para os Jogos e falou sobre o legado que o evento deixará no caminho para a realização de eventos esportivos de grande porte nos próximos anos.
“É um prazer estar aqui a um dia da abertura dos Jogos, nesta fase final da preparação para o evento, recebendo as delegações na cidade. Estamos dando um grande passo no caminho traçado de unir o esporte, a comunidade e as Forças Armadas e temos a certeza de que vamos dar prosseguimento nos próximos anos”, disse o secretário geral do CPO dos Jogos Mundiais Militares. “O legado dos Jogos da Paz para a cidade está não apenas na melhoria e na ampliação de arenas e estruturas esportivas, mas também através da conjunção entre Forças Armadas e atletas de alto rendimento”.
O Coronel Alexandre Morisod, secretário geral do CISM, elogiou a iniciativa do transporte solidário, que ajudou a trazer atletas de países do continente africano ao Rio de Janeiro para participar da competição.
“É a primeira vez que é empregada uma iniciativa deste tipo, uma ação impressionante que permitirá a atletas de diferentes estruturas esportivas participarem dos Jogos. É mais uma prova concreta de que o atleta é o nosso protagonista, o nosso foco”, disse.
5º Jogos Mundiais Militares
SERVIÇO DA CERIMÔNIA DE ABERTURA:
Local – Estádio Olímpico João Havelange, Engenhão
Data – Sábado, 16/07
Horário – 16h (abertura dos portões às 14h)
Estacionamento do estádio fechado