O 24º Congresso Anual da SOTER terá como tema Religião e Educação para a Cidadania, e ocorre entre os dias 11 e 14 de julho de 2011, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), em Belo Horizonte - MG. Evento tradicional da área, com reconhecimento nacional e internacional, recebeu da Capes, em 2008, a avaliação Qualis “A”.
Prova dessa repercussão são a tradução para o espanhol de alguns Anais de nossos Congressos e a constante presença de um membro da Diretoria nacional da SOTER na vice-presidência da INSeCT (“Rede Internacional de Sociedades Católicas de Teologia”, com sede jurídica na Alemanha). Visto que todo ano há um aumento de participantes, a expectativa de presença para 2011 é de 250 sócios, além de cerca de 250 pesquisadores da área, num total de 500 participantes.
Dando prosseguimento às discussões dos congressos anteriores, cuja preocupação tem sido o papel das religiões nos distintos aspectos de nossa sociedade, o congresso deste ano pretende mostrar a relação entre Religião, Educação e Cidadania, numa abordagem multidisciplinar, tão necessária hoje para a teologia e as ciências da religião.
A Diretoria e a Comissão Organizadora prepararam para 2011 uma série de Conferências, de Mesas Redondas e de Grupos Temáticos que propiciarão a partilha e a discussão do tema central do congresso, bem como das pesquisas que a teologia e as ciências da religião têm feito atualmente em nosso país.
Depois de ter aprofundado em 2008 a questão da sustentabilidade, em 2009 a relação entre ciência e religião, e em 2010 o papel das religiões na construção da paz mundial, a SOTER quer, com o congresso de 2011, pensar a interface entre Religião, Educação e Cidadania. Que as religiões tenham uma influência na formação dos valores éticos de uma sociedade não há dúvidas. Tampouco se ignora o lugar que elas ocupam na educação dos cidadãos e cidadãs, muitas vezes contribuindo para a formação de uma consciência crítica e o engajamento na transformação social, outras reforçando os interesses dos que detêm o poder.
O período em que nasceu e floresceu a teologia da libertação, viu também surgir no Brasil um grande movimento educativo, com teóricos de grande importância, como Paulo Freire, e experiências inovadoras na área da educação, muitas das quais assumidas por grupos de origem eclesial. Com a redemocratização do país, boa parte da reflexão sobre a educação como formação para a cidadania foi assumida pelo Estado, que não logrou, porém, assegurar uma educação de qualidade para todos os cidadãos e cidadãs numa sociedade cada vez mais caracterizada como sociedade da informação e do conhecimento. A complexificação do campo religioso nacional fez, por outro lado, com que religião e educação se tornassem bens de consumo e objetos de disputa no mercado, retirando em parte às distintas confissões religiosas e eclesiais o papel que tiveram na formação da consciência para o exercício da cidadania entre os anos 1960-1990. Além do mais, com a irrupção do pluralismo religioso entre nós, o ensino religioso nas escolas, previsto na Constituição Brasileira e em vigor em muitos estados da federação, deu origem a muitos debates e conflitos, que merecem o aprofundamento dos estudiosos da religião e da teologia.
Ao propor para 2011 a discussão da relação entre Religião, Educação e Cidadania, o 24º Congresso Anual da Soter pretende abordar um tema relevante na atualidade, que interessa não só aos profissionais da teologia e das ciências da religião, mas também a educadores, filósofos, políticos, cientistas e todos os que se preocupam com o papel que a religião e a educação têm na formação para a cidadania.
O período em que nasceu e floresceu a teologia da libertação, viu também surgir no Brasil um grande movimento educativo, com teóricos de grande importância, como Paulo Freire, e experiências inovadoras na área da educação, muitas das quais assumidas por grupos de origem eclesial. Com a redemocratização do país, boa parte da reflexão sobre a educação como formação para a cidadania foi assumida pelo Estado, que não logrou, porém, assegurar uma educação de qualidade para todos os cidadãos e cidadãs numa sociedade cada vez mais caracterizada como sociedade da informação e do conhecimento. A complexificação do campo religioso nacional fez, por outro lado, com que religião e educação se tornassem bens de consumo e objetos de disputa no mercado, retirando em parte às distintas confissões religiosas e eclesiais o papel que tiveram na formação da consciência para o exercício da cidadania entre os anos 1960-1990. Além do mais, com a irrupção do pluralismo religioso entre nós, o ensino religioso nas escolas, previsto na Constituição Brasileira e em vigor em muitos estados da federação, deu origem a muitos debates e conflitos, que merecem o aprofundamento dos estudiosos da religião e da teologia.
Ao propor para 2011 a discussão da relação entre Religião, Educação e Cidadania, o 24º Congresso Anual da Soter pretende abordar um tema relevante na atualidade, que interessa não só aos profissionais da teologia e das ciências da religião, mas também a educadores, filósofos, políticos, cientistas e todos os que se preocupam com o papel que a religião e a educação têm na formação para a cidadania.
Objetivos
- Analisar, em perspectiva multidisciplinar, o papel da religião e da educação na formação para a cidadania nas sociedades da informação e do conhecimento;
- Investigar os principais desafios que a religião e a educação enfrentam hoje na formação de uma consciência cidadã;
- Refletir, mediante sólida argumentação e pesquisa filosófica, teológica e científica, sobre as novas tarefas da religião e da educação numa sociedade plural;
- Oferecer amplo espaço para exposição – por meio de Grupos Temáticos (GTs) – das pesquisas em andamento na área da Teologia e das Ciências da Religião.
11 de julho
15h - Reunião da Diretoria (Sala 202)
CREDENCIAMENTO na sala da Secretaria do evento – (Sala em frente ao auditório). O acesso ao auditório do evento só será permitido com o uso de credencial.
16h - Reunião com os Conselheiros Regionais (Sala 202)
19h15 - Auditório 3: A CANÇÃO DAS ILUMINURAS - Conjunto de Música Medieval - Concerto: As Cantigas de Santa Maria
19h30 - Abertura oficial do 24º Congresso com a presença de Dom Walmor Oliveira de
Azevedo, Grão-Chanceler da PUC-Minas e Dom Joaquim Mol, Magnífico Reitor da PUC Minas.
20h - Auditório 3: Conferência de Abertura: Religião e Educação para a Cidadania: Profa. Dra. Maria Pilar de Aquino (University of San Diego, Department of Theology – USA)
21h30 - Hall: Coquetel
12 de julho
7h30 - CAFÉ para os hóspedes da Casa de Retiro São José
8h30 - Auditório 3: Abertura da Sessão – Homenagem a José Comblin e Bernardino Leers (In Memoriam)
8h45 - Auditório 3: A variação internacional nas relações entre a teologia e as ciências da religião – Prof. Dr. Steven Joseph Engler (Mount Royal University, Calgary, Alberta,
Canadá)
10h15 - INTERVALO para café
10h30 - Mesas redondas simultâneas:
Mesa 1: Auditório 3: Teologia, Estado e Sociedade - Lourenço Stelio Rega (Faculdade Teológica Batista de São Paulo, SP); Selenir Correa Gonçalves Krombauer (Escola Superior de Teologia – EST, São Leopoldo, RS)
Mesa 2: Auditório 2 (Prédio 4): Religião e Gênero: Maria Pilar de Aquino ((University of San Diego, Department of Theology – USA) e Sandra Duarte de Souza (Universidade Metodista de São Paulo – UMESP)
12h - INTERVALO para Almoço
13h30 às 16h30 - GTs/COMUNICAÇÕES (Veja cronograma na Programação dos GTs)
16h30 - INTERVALO para lanche
17 às 18h - Reuniões das Regionais
Regional Norte: Sala 202
Regional Nordeste: Sala 203
Regional Centro-Oeste: Sala 204
Regional São Paulo: Sala 205
Regional Sudeste: Sala 206
Regional Sul: Sala 207
18h INTERVALO para Jantar
19h15 às 20h - Auditório 3: Final do 3º concurso de Teses Soter-Paulinas – Premiação e Lançamentos: livro vencedor de
2010 e outros livros
20 às 21h30 - Auditório 3: Sessão Comemorativa dos 40 anos da Teologia da Libertação: 40 anos de Teologia da Libertação: fazendo memória e olhando para o futuro - Prof. Dr. Leonardo Boff
13 de julho
7h30 - CAFÉ para os hóspedes da Casa de Retiro São José
8h30 - Auditório 3: Abertura da Sessão – Momento de Espiritualidade
8h45 - Auditório 3: Educação para a cidadania: desafio para a religião: Prof. Dr. Luis Barco (Universidade de São Paulo – USP)
10h15 - INTERVALO para café
10h30 - Mesas redondas simultâneas
Mesa 1: Auditório 3: Transmissão das Tradições Religiosas numa sociedade plural: Irene Dias de Oliveira (Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, GO); Ronaldo Cavalcante (Universidade Presbiteriana Mackenzie, SP); Carmem Lúcia Teixeira (Casa da Juventude – ACAJU, Goiânia, GO)
Mesa 2: Auditório 2 (Prédio 4): Ciências da Religião e Ensino Religioso: Sérgio Junqueira (Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR) e Lourdes Caron (CNBB)
12h - INTERVALO para almoço
13h30 às 14h45 - GTs/COMUNICAÇÕES (Veja cronograma na Programação dos GTs)
18h - Assembleia da SOTER: Auditório 3
20h - Confraternização: Casa de Retiros São José
14 de julho
7h30 - CAFÉ para os hóspedes da Casa de Retiro São José
8h30 - Auditório 3: Momento de Espiritualidade
8h45 - Auditório 3: Formar para a cidadania: o papel da religião e da educação: Regina Novaes (Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisadora do CNPq)
10h30 - Auditório 3: Releituras do congresso: Pedro Ribeiro de Oliveira (PUC Minas, Belo Horizonte, MG) e Cleusa Andreatta (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
13h - Encerramento