FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Tour do Rio 2011

phpeZgTTa2011-07-2708.52.31
Principal competição de ciclismo de estrada do Brasil, a 1ª etapa do Tour do Rio terá largada nesta quarta-feira (27/7), na Praça do Ó/Barra da Tijuca. Participam 17 equipes, entre nacionais e estrangeiras, que irão percorrer 813km por serra e mar do Estado do Rio. Com premiação de R$ 200 mil, a maior do país na modalidade, o Tour do Rio reunirá a elite do ciclismo brasileiro.

A largada é às 9h em direção a Angra dos Reis, passando pela estrada Rio-Santos (BR-101). Serão cerca de 150km de pedaladas diárias para os cerca de 100 atletas de elite que participarão da prova. Os municípios que fazem parte do percurso do Tour do Rio 2011 São: Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Volta Redonda, Três Rios, Teresópolis e Rio das Ostras.

A chegada no Rio de Janeiro, depois de cinco dias de prova, será no dia 31/7 (domingo) às 11h na Quinta da Boa Vista. Acompanhe por aqui e pelos canais do Tour do Rio nas redes sociais as principais emoções desta prova inesquecível. Que vença o melhor! Está dada a largada para o Tour do Rio 2011…
Além de promover o esporte e incentivar a sustentabilidade em diversos aspectos, o Tour do Rio tem um importante papel na contribuição da economia e do turismo local. Durante a edição 2010, Angra dos Reis teve um aumento de 20% na ocupação dos hotéis. “As cidades recebem mais de 600 pessoas, entre equipes e organização. Como são lugares pequenos, você mobiliza tudo, a rede hoteleira, os restaurantes, o comércio”, comenta Luisa Jucá, idealizadora do evento.
Em cinco dias de muita beleza e adrenalina, o pelotão passará por Angra dos Reis, Volta Redonda, Três Rios, Teresópolis e Rio das Ostras, em um comboio que conta com cerca de 60 veículos e 600 pessoas, impactando diretamente na economia das cidades visitadas. “No ano passado, a competição mexeu com a cidade, aumentando em mais de 20% a taxa de ocupação dos hotéis”, diz Daniel Santiago, presidente da TurisAngra, órgão responsável pelo turismo de Angra dos Reis.
AS CIDADES DO TOUR 2011
População: 6,5 milhões
“Em 2010 conseguimos realizar no Rio de Janeiro, o Tour do Rio, a maior competição de ciclismo da América Latina. Esse ano repetiremos o sucesso. Esta é uma vitória do Governo Sergio Cabral, que com programas como o Rio-Estado da Bicicleta, da nossa Secretaria de Transportes, tem cada dia promovido mais a cultura da bicicleta como meio de transporte saudável, acessível, sustentável e potencial nas grandes cidades. Queremos transformar o Rio em referencia na utilização da bicicleta, e o Tour do Rio certamente é parte disso”, Julio Lopes, Secretário Estadual de Transporte
“Receber a 2ª edição do Tour do Rio 2011, maior prova de ciclismo de estrada da América Latina, é um orgulho para o Governo do Rio. O Rio de Janeiro é o estado olímpico que vai representar o Brasil em 2016 e que tem um calendário esportivo impressionante nos próximos anos, além de uma população com paixão especial pela prática de esportes. Todos os dias temos a oportunidade de constatar isso, observando pessoas comuns com suas bicicletas pela orla, pelos parques, pelas ciclovias. Isso é uma prova do quanto o ciclismo interage com a nossa paisagem. Durante a competição os atletas percorrerão, além da capital, outros cinco municípios, totalizando 800 km de estrada. É a interiorização do movimento olímpico.
O Rio de Janeiro, destino mundial do esporte, contempla a prática desportiva com uma das mais belas paisagens e atrativos naturais do mundo, aliado à hospitalidade e ao excelente momento esportivo que o estado está passando. Este ano, o Tour do Rio será disputado com status de maior prova internacional de ciclismo de estrada, distribuindo R$ 200 mil em prêmios. Além disso, uma série de ações e iniciativas voltadas para a conscientização sobre sustentabilidade, como workshops com foco na educação no trânsito e a plantação de mais de mil árvores frutíferas ao longo do percurso, para a neutralização do carbono emitido pela competição, mostram que estamos no caminho certo: prática de esporte com consciência ambiental”, Marcia Lins, Secretária de Estado de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro.
“Como prefeito dessa Cidade Maravilhosa e um entusiasta da bicicleta, não poderia estar mais feliz em ver o Rio sediando pela segunda vez o evento de ciclismo mais charmoso do mundo. Além de receber os mais importantes atletas nacionais e internacionais, o Tour do Rio também vai valer pontos para as Olimpíadas de 2012, deixando a competição em terras cariocas ainda mais sensacional. Tenho certeza de que nossa cidade tão acolhedora vai receber de braços abertos todos aqueles que vierem pedalar ou apenas se divertir assistindo aos maiores astros do ciclismo nesse cenário único e inspirador”, Eduardo Paes, Prefeito do Rio de Janeiro.
População: 169 mil
“É extremamente importante para Angra fazer parte do contexto que envolve a realização de eventos esportivos de grande porte, principalmente em função dos Jogos Olímpicos de 2016”, Tuca Jordão, Prefeito de Angra dos Reis.
População: 232 mil
“Volta Redonda alcançou recentemente o melhor índice de desenvolvimento do esporte no Estado do Rio e o Tour do Rio com toda certeza foi um fator decisivo para que atingíssemos esse título, tanto pela mobilização que o evento provoca na população, quanto pelo reflexo na economia, comércio e indústria hoteleira. Mas nossa principal contrapartida ao participar do Tour certamente é a divulgação do nome da nossa cidade no Brasil e no mundo.
O evento também vem contribuindo para alavancar cada vez mais a prática do ciclismo no município e está dando frutos: incluiremos nos próximos meses as pedaladas como uma das modalidade de um grande projeto da Prefeitura em parceria com o Ministério dos Esportes levando o ciclismo a aproximadamente 9 mil crianças e adolescentes da nossa cidade”, Rose Vilela, Secretária Municipal de Esportes.
População: 76 mil
“Estamos muito felizes por receber, pela segunda vez, um evento da grandiosidade do Tour do Rio. Três Rios só tem a ganhar com a passagem do Tour, tanto no esporte, quanto na promoçnao de nossa cultura e turismo” – Vinícius Farah, Prefeito de Três Rios
População: 164 mil
“Nossa expectativa é a melhor possível. Fechamos mais uma importante parceria para trazer a Teresópolis um grande evento esportivo, como o Tour do Rio. Vamos receber os melhores ciclistas, brasileiros e estrangeiros, que estarão na cidade com suas equipes movimentando o comércio, hotéis e restaurantes. Além disso, a prova vai atrair a mídia especializada e divulgar o nome de Teresópolis no Brasil e até no exterior”, Jorge Mario, Prefeito de Teresópolis.
População: 105 mil
“A expectativa do município de Rios das Ostras com a passagem do Tour é a melhor possível. É gratificante para nós essa parceria, porque acreditamos que, por meio do esporte, podemos formar grandes cidadãos” – Carlos Augusto, Prefeito de Rio das Ostras.