I am a Cliché – Ecos da estética Punk
Organizada na França, mostra chega ao Brasil para expor a visão de 12 consagrados artistas sobre o movimento nascido nos subúrbios ingleses
A mostra
Entre os dias 11 de julho e 2 de outubro, a exposição I am a Cliché – Ecos da estética Punk resgata a gênese plástica do estilo musical que rejeitou o convencional no Centro Cultural Banco do Brasil. Com título emprestado de uma composição da banda X-Ray Spex, a exposição reúne o olhar de 12 consagrados artistas sobre o status da imagem e suas metamorfoses dentro da estética punk: Andy Warhol, Bruce Conner, David Lamelas, David Wojnarowicz, Dennis Morris, Destroy All Monsters, Jamie Reid, Linder, Peter Hujar, Robert Mapplethorpe, Ronald Nameth e Stephen Shore.
A seleção dos trabalhos foi feita por Emma Lavigne, curadora de arte contemporânea do Museu Nacional de Arte Moderna / CCI – Centre Culturel Georges Pompidou, na França, e a realização ficou por conta do Rencontres d’Arles, movimento respeitado por sua importância na área de mostras internacionais de fotografias. “A exposição aparece como palco e caixa de ressonância para a Blank Generation do hino de Richard Hell”, conta Emma, referindo-se à conhecida obra do cantor, compositor e baixista da banda pré-punk Television. “Numa época em que o rock parece ter sido sequestrado e diluído, a energia do punk, com uma mistura de humor e subversão, está sendo reativada por alguns artistas”, explica.
O punk no mundo e no Brasil
dos mais importantes movimentos plásticos do século passado. As roupas velhas e rasgadas, os cabelos coloridos e espetados e o rock’n'roll menos pretensioso e de poucos acordes, aos poucos, passaram a ser adotados como ideal de uma juventude que lutava contra a decadência social e tédio cultural.
No Brasil, o movimento teve início nos anos 80, momento em que a população lutava pela abertura política e pela liberdade de direitos. O primeiro festival de música punk aconteceu em São Paulo, no Sesc Pompéia, nos dias 27 e 28 de novembro de 1982, com o título “O começo do fim do mundo”. A banda gaúcha “Os Replicantes”, formada pelos músicos Vander Wildner, Claudio Heinz, Heron Heinz, Carlos Gerbase e Luciana Tomasi, é considerada uma das precursoras do movimento Punk no Brasil.
CCBB Rio de Janeiro
Rua Primeiro de Março, 66
Centro - Rio de Janeiro