FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Exposição Di Cavalcanti-do Desenhista ao Pintor

Exposição: Di Cavalcanti – do Desenhista ao Pintor


Exposição reúne desenhos, jóias e pinturas assinadas pelo artista no Centro Cultural Correios, de 27 de julho a 18 de setembro.


A exposição “Di Cavalcanti – do Desenhista ao Pintor” apresenta uma faceta do artista que poucos conhecem. Ele desenhou croquis de jóias, a pedido do amigo e joalheiro, Lucien Finkelstein e, juntos, criaram uma coleção de broches, pingentes e anéis. A mostra reúne 11 peças exclusivas, com seus croquis originais, 108 desenhos (tinta, lápis e aguada) e seis pinturas a óleo: Retrato de Ivete (1968/9), Mulata com casario (1963), Mulheres facetadas (1968), Pássaros (1960), Mulher do chapéu amarelo (1964) e Carnaval.
“Eu era jovem, mas me lembro que as mãos de Di eram tomadas por um certo descontrole’ que ele não conseguia dominar. Suas mãos nunca se aquietavam. Era quase uma compulsão, uma necessidade de rabiscar, desenhar, criar, como se fossem programadas para aquele fim, ininterruptamente”, recorda Jacqueline Finkelstein - filha do joalheiro francês - que divide a curadoria da exposição com Romaric Büel.
O primeiro desenho com a assinatura de Di Cavalcanti da coleção de Lucien foi um guache de cores tropicais, trocado por um relógio feito para o artista presentear sua filha. Em cada visita a Di, Lucien voltava radiante com um desenho nas mãos. Quase sempre faziam trocas e, às vezes, conseguia comprá-los, já que os desenhos ainda não eram tão valiosos quanto os trabalhos a óleo do pintor.
Com o passar dos anos, Lucien se destaca na carreira de criador-joalheiro, o que lhe permite alimentar sua paixão pelas artes, aumentando cada vez mais suas coleções. Já grandes amigos, Di costumava passar tardes inteiras na joalheira de Lucien, na Avenida Atlântica, trabalhando na confecção das jóias. Uma parceria datada de 1964. Os dois elaboravam juntos todas as etapas do processo de criação das peças, assinadas uma a uma pela dupla, e confeccionadas em ouro 18 quilates e esmalte.
Eles foram apresentados pelo proprietário de uma livraria francesa, próxima ao Hotel Copacabana Palace. Lá Lucien Finkelstein - jovem bibliófilo recém-chegado ao Brasil, viu pela primeira vez um quadro de Di Cavalcanti. Vindo da França pós-guerra e já constituindo família no Rio, não tinha meios de adquirir quadros. Mas, deslumbrado com o que vira, conseguiu que seu amigo livreiro o apresentasse a Di. A grande diferença de idade entre os dois não impediu que nascesse uma admiração mútua e uma amizade que durou trinta anos, até a morte de Di. Em francês, os principais assuntos eram literatura, filosofia, artes e a própria França, paixões de ambos. Di Cavalcanti nasceu e morreu no Rio de Janeiro (1897-1976).

Serviço


Exposição “Di Cavalcanti – do Desenhista ao Pintor”
Período: de 27 de julho a 18 de setembro de 2011
Local: Centro Cultural Correios -
Visitação: de terça a domingo, de 12h as 19h - GRÁTIS
Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro do Rio de Janeiro-RJ
Telefones: (21) 2253-1580
Curadoria: Jacqueline Finkelstein e Romaric Büel.
Cenografia: Claudia Zarvos.
Montagem: Luiz Celso
Patrocínio: Correios
Realização: Centro Cultural Correios