FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 18 de junho de 2012

ICLEI 2012



Congresso Mundial do ICLEI em 2012 foi realizado em Belo Horizonte. É a primeira vez que este evento, que é realizado a cada três anos, ocorreu na América Latina. 

Belo Horizonte faz parte da rede ICLEI desde 1993, e nos últimos anos vem participando da rede de maneira mais ativa, tendo atuado como Governo Piloto no Projeto PoliCS, Políticas de Construções Sustentáveis, e Governo Participante da Rede Elo.  Mais de 20 cidades que fazem parte da rede internacional do ICLEI requisitaram formalmente o pacote para apresentação de propostas. O compromisso da cidade com a sustentabilidade, promovido através de políticas publicas e legislações, sua credibilidade dentro da rede de cidades, e a recomendação do Secretariado para América Latina e Caribe do ICLEI, que tem trabalhado em maior proximidade com a cidade contribuiram para sua escolha como cidade-sede.   

O evento  aconteceu entre os dias 14 e 18 junho de 2012, e  a presença foi ao menos de 600 representantes de governos locais, especialistas em temas de sustentabilidade, representantes de organizações internacionais financiadoras e setor privado de mais de 60 países.  

No passado, o evento tem tido sucesso em avançar a agenda de sustentabilidade da cidade e seus convidados como também apresentando oportunidades de negócios em economia verde para parceiros.   

O Congresso Mundial em Belo Horizonte foi o primeiro Congresso Mundial na América Latina na historia do ICLEI que celebra 20 anos, mas acontecerá dias antes da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, Rio+20, marcando duas décadas desde a adoção da Agenda 21 e do movimento de governos locais tomando a frente da luta pela sustentabilidade. 

Palestras, plenárias e workshops para debater a sustentabilidade mundial. O Congresso Mundial do ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade) foi a todo vapor em Belo Horizonte. A abertura oficial do evento, realizado pela primeira vez na América Latina, aconteceu na noite de 14/06, no Sesc Palladium, com as presenças do presidente do ICLEI, David Cadman, da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, do governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, e do secretário geral da Rede Metropolis, Alain Le Saux, entre outras autoridades.

Antes mesmo da abertura oficial, diversas atividades foram realizadas na sede da Prefeitura e no Othon Palace Hotel, no Centro, reunindo políticos, representantes de organizações não governamentais e renomados profissionais da área ambiental. O atual diretor-executivo da ONG 8-80 Cities, Guillermo Peñalosa, conhecido como Gil Peñalosa, é uma das ilustres presenças que enriquecem os debates do congresso.