FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Circuito Oriente. Lançamento do Livro Pulsão Escópica


O Circuito Oriente é um evento mensal que reúne 4 ateliês da Rua Oriente, em Santa Teresa/RJ, com o intuito de sincronizar as inaugurações de exposições, cursos e encontros propostos. Os espaços são coordenados por artistas inseridos no mercado de arte e têm como estratégia de visibilidade utilizar a vitrine como forma de comunicação visual com os moradores e visitantes do bairro. A visitação é feita com hora marcada, exceto nos dias do evento. Fazem parte deste circuito 0 Estudio Dezenove (Julio Castro, Magliani e Ana Prado), Ateliê Oriente (Kitty Paranaguá, Renan Cepeda e Thiago Barros), EuVira (Marco Antônio Portela, Rogério Reis, Bruno Veiga, Greice Rosa, Leonardo Ramadinha e Osvaldo Carvalho) e o Cama e Café Canto da Carambola. 
Em sua 5a edição, no dia 18 agosto, uma das atrações do Circuito será o lançamento do livro Pulsão Escópica, do fotógrafo mineiro João Castilho, no Ateliê Oriente (R. Oriente, 414), às 18h30.
O livro parte do conceito de pulsão escópica, tratado por Sigmund Freud e nomeado por Jacques Lacan, e reúne 220 imagens geradas por webcams, diretamente da tela do computador, entre os anos de 2010 e 2011. Evidenciando outras formas de relacionamento que negam a alteridade e exaltam a escópia, as imagens colocam o afeto, o corpo e, principalmente, o olho sob nova perspectiva.
Com projeto gráfico de Marcelo e Marconi Drummond, a publicação restitui em sua forma física a virtualidade das relações estabelecidas na rede e tem um caráter objetual: desde a capa – que reflete num papel prateado a imagem do leitor e possui um furo que alude às câmeras dos laptops – até as últimas páginas, o conceito principal do livro é explorado e desenvolvido.

Serviço
Lançamento do livro Pulsão Escópica, de João Castilho
Sábado, 18 de agosto, às 18h30
Local: Ateliê Oriente
Endereço: R. Oriente, 414 – Santa Teresa