FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Exposição "Com que Cor Eu Vou?"


Acostumada a transitar pelo universo das cores, Monica Rocha inaugura no dia 23 de agosto a exposição “Com que cor eu vou?”, no Clube dos Caiçaras, na Lagoa, Rio de Janeiro. A mostra, que ficará em cartaz até o dia 3 de setembro, terá em torno de 18 obras expostas e que variam entre R$ 400 e R$ 5 mil. São quadros de pinturas abstratas e colagens com incisões sobre papel. “Fiz um curso de colagem com a artista plástica Lia do Rio e gostei de usar essa técnica no meu trabalho. Aprimorei e faço cortes nos papéis e cartolinas coloridos, o que faz com que as cores resistam e permaneçam marcando presença, embora de forma sutil. Gosto de construir para desconstruir”, diz a artista.
Além da colagem, Monica expõe também quadros de sua linha em pintura, com foco no abstrato e no traço geométrico. “Gosto de usar a cor em tudo o que faço. Para mim, cor é relação que gera sensação. O gestual através das incisões sobre papel e todo o trabalho desenvolvido com esse material tem como busca uma nova forma de “pintar”, explica.
Formada em arquitetura, Monica é especialista em projetos de interiores e reformas. O interesse pelas artes plásticas surgiu em 2004, quando começou a fazer cursos de pintura e história da arte na renomada Escola de Artes Visuais do Parque Lage. A partir daí, não demorou para que começasse a participar de exposições coletivas e individuais.
Em 2005, Monica participou da exposição coletiva “Novíssimos”, evento promovido pelo IBEU que revela novos talentos nas artes. No mesmo ano, expôs na UNIVERSIDARTE XIII, promovida pela Universidade Estácio de Sá. Já em 2006 participou das coletivas “Outros Paralelos Possíveis”, na Galeria Quirino Campofiorito, em Niterói, e “Em qualquer rota que eu faça”, no Parque Lage. Em fevereiro de 2008, realizou a exposição “TRÊS”, na FESP, que teve como tema nascimento, vida e morte. Também já fez exposições  fora do Brasil, em Nova York. Recebeu o Prêmio Literarte de Cultura 2012 e é membro correspondente da Academia de Artes de Cabo Frio, a ARTPOP.
Além de ser arquiteta, decoradora e artista plástica, a carioca adora escrever. Tem um livro publicado, “Poesia Urgente”, e já recebeu prêmios por alguns de seus poemas.

Serviço:
Abertura: 23 de agosto de 2012
Exposição: 24 de agosto a 3 de setembro (gratuita)
Segunda à Sexta, das 15h às 22h
Local: Av. Epitácio Pessoa, S/N, Lagoa – Rio de Janeiro.
Telefone: 2529-4800