FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Série "Pré-História em Minas Gerais". A Arte Rupestre


O Museu das Minas e do Metal apresenta sessões comentadas da série “Pré-História em Minas Gerais”, produzida para o programa Bem Cultural (Rede Minas). Dia 30 de agosto, quinta-feira, apresentação do episódio “A arte rupestre”, às 19h 30. Entrada franca, espaço limitado aos inscritos pelo e-mail palestras@mmm.org.br.
Os vestígios deixados pela ocupação humana pré-histórica em Minas Gerais, como cemitérios paleoindígenas e exemplares da pintura rupestre, são o foco desse quinto e último episódio. Para comentá-lo, participação da arqueóloga e historiadora Alenice Baeta, pesquisadora colaboradora do setor Arqueologia do Museu de História Natural da UFMG; do artista urbano Emanuel Eustáquio (Mosh), técnico em Design Gráfico e Vídeo e do grafiteiro Júlio Ken.
No episódio, a arqueóloga Alenice Baeta apresenta, na Gruta do Ballet, em Matozinhos, e na Gruta do Rei do Mato, em Sete Lagoas, alguns desses mais antigos testemunhos de nossos primitivos artistas. Outros registros artísticos pré-históricos estão em Montalvânia, norte de Minas, cuja história é contada por Zelito Montalvão, filho do fundador da cidade, que viabilizou, no final da década de 70, o trabalho de integrantes da Missão Franco-Brasileira de Arqueologia na descoberta de inscrições rupestres em grutas e lapas da região.
Dia 30 de agosto de 2012
Quinta-feira, às 19h 30
Local:
 Museu das Minas e do Metal – Praça da Liberdade, s/no.
Entrada: Franca (reservas palestras@mmm.org.br)
Classificação etária: Livre
Inf.: (31) 3516 7200 / contato@mmm.org.br
Site: www.mmm.org.br