FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Seminário "História da Moda: Perspectivas Brasileiras"


Clique na foto para ampliar























quarta-feira 08 de agosto, das 10h às 17h


Programação:
10h – Mesa 1: Moda, Memória, História

Tramas de afeto e saudade – objetos e práticas vitorianos no Brasil oitocentista 
Irina Aragão (Departamento de Artes e Design - PUC-Rio)


Reflexão histórica sobre os "objetos de afeto e saudade" feitos com cabelos: sua biografia, significados, usos, formas e variações de inserção social, objetivando conhecer como a moral, os rituais e valores vitorianos foram apropriados pela "boa sociedade" brasileira na segunda metade do século XIX.
 


Imagens que fazem a história. Reflexões sobre o acervo do Museu da Indumentária e da Moda
Kathia Castilho – (Editora Estação das Letras e Cores/Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda - ABEPEM)


Os documentos de família, as recordações fotográficas mais especificamente, revelam dados importantes do tempo vivido, de escolhas sociais e políticas, oferecendo importantes informações sobre o espaço e o contexto da época. Nas redes contemporâneas onde os sujeitos protagonizam a cotidianidade a história pode ser contada e reconstruída na documentação da vida privada por documentos e relatos singulares que tecem novas dimensões e inclusões de narrativas.
 


Moda é coisa de museu?
Maria Cláudia Bonadio (SENAC-SP/CNPq)

De 1951 a 1952 o Museu de Arte de São Paulo (MASP) abrigou o Instituto de Arte Contemporânea (IAC), o qual ofertava cursos na área de moda, publicidade e design. No mesmo período, e em consonância com as ações do IAC, o MASP recebeu dois desfiles de moda e iniciou a implantação de um acervo de indumentária. Nesta comunicação será traçado um histórico desses eventos e iniciativas e qual sua repercussão na imprensa paulista e nacional. 


14h – Mesa 2: História da Moda e Imprensa


A moda em imagens: performances da roupa, corpo e gênero na imprensa carioca nos anos 1960
Maria do Carmo Rainho (Arquivo Nacional/SENAI-CETIQT)

As fotografias de moda, assim como a moda em geral, tendem a ser banalizadas, mas, ao transitar entre a trivialidade e a transgressão, constroem variadas narrativas. Por se tratar "apenas" da moda, receberiam uma espécie de consentimento para abordar temas que vão da afetividade, o desejo e o prazer até a depressão, a violência e a pornografia. Tendo como foco as imagens produzidas pelo jornal carioca Correio da Manhã, serão exploradas as ambiguidades, rupturas e contradições que cercam sujeitos coletivos em mutação nos anos 1960.


As mulheres da alta costura: de artesãs à profissionais de prestígio. Marketing e distinção social na imprensa de moda do início do século XX
Maria Lucia Bueno (Instituto de Artes e Design - UFJF)


Uma análise da ascensão social e profissional das mulheres da alta costura francesa a partir da imprensa de moda no início do século XX, abordando como algumas estilistas buscaram a colaboração de artistas visuais de prestígio para projetarem suas imagens e propostas, criando estratégias publicitárias que associavam inovação em moda com inovação em arte.
 


Moda e Imprensa na belle époque carioca
Rosane Feijão (FCRB)


As transformações urbanas ocorridas no início do século XX no Rio de Janeiro tiveram reflexos em diferentes dimensões da vida urbana, entre elas aquelas relacionadas às esferas mais íntimas dos seus habitantes, como o comportamento e o vestuário. A moda tornou-se pauta constante das revistas ilustradas, que deixaram de abordá-la como uma ameaça às virtudes femininas para transformá-la em predicado essencial de homens e mulheres modernos.
 

17h – Abertura da intervenção museológica
Modos de vestir na belle époque carioca – ensaios de figurino criados pelo SENAI-CETIQT para o Museu-Casa de Rui Barbosa.
Realização:Setor de Pesquisa em História/CP/FCRB

Organização:
Rosane Feijão
Marcos Veneu



Auditório
Inscrições gratuitas
Informações e inscrições: pesquisa@rb.gov.br / 21 3289 8641 e 21 3289 8642
Certificados para participantes sob demanda