FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Passaporte de Dom Pedro II No MMM



MMM lança passaporte inspirado nas viagens de Dom Pedro II



Distribuído na recepção do Museu, ele permite ao visitante “desbravar” as atrações e fazer do
 Museu uma fonte de conhecimentos, assim como fazia Dom Pedro II em suas viagens pelo Brasil



Como forma de estimular ainda mais a curiosidade dos visitantes, o Museu das Minas e do Metal – EBX lança o Passaporte MMM. Inspirado nas viagens de Dom Pedro II pelo Brasil, o “documento” pode ser adquirido gratuitamente na recepção e carimbado na visita a cada uma das atrações do Museu. Ao completar o passaporte - também disponível em inglês, devido ao grande volume de visitantes estrangeiros –, basta solicitar a carta de Dom Pedro II na saída do MMM e se tornar um “viajeiro” como o Imperador.



Na recepção, o visitante recebe o carimbo da visita e pode se cadastrar na Rede MMM para receber o respectivo carimbo. Todas as atrações e espaços estão contemplados no “documento”, e suas páginas correspondentes podem ser carimbadas por monitores após a visita. O Passaporte MMM ainda reserva espaço para anotações. Alunos de escolas que participam das visitas monitoradas também recebem os passaportes, para seguir os roteiros planejados pelos educadores do MMM.



Ao preencher o “documento” com todos os carimbos, o visitante ganha o título de “viajeiro” e recebe de lembrança uma carta de Dom Pedro II. Na carta, o Imperador ressalta que “ser viajeiro é viajar, não só pelos territórios e fronteiras. Ser viajeiro é viajar pelas ideias, pelos saberes. Ser viajeiro é manter sempre acesa a chama da curiosidade, o desejo de descobrir, de conhecer.”

Último imperador do Brasil, Dom Pedro II contribuiu significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do país, sendo um grande patrocinador do conhecimento e da cultura durante o Brasil Império. Chamado de “O Magnânimo”, ele governou por quase 50 anos – de 1840 até a Proclamação da República, em 1889, quando foi deposto e a família imperial banida do país. No site do MMM, é possível encontrar o roteiro em hipermídia Viajeiros (roteiro 2), cujo personagem central é o Imperador, que viaja com personagens de diferentes épocas pela história do Brasil, como Debret e Burle Marx.



O Museu das Minas e do Metal - EBX integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade e recebe patrocínio direito do Grupo EBX. Ocupa o antigo edifício da Secretaria de Estado da Educação, inaugurado em 1897 e tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais. Foi concebido para destacar a marcante relação entre a história e as expressões culturais mineiras com a riqueza de suas minas e recursos naturais. Com 18 salas e 44 atrações, o MMM abriga um importante acervo sobre mineração e metalurgia. Usa recursos tecnológicos para destacar, de forma lúdica e interativa, a importância dos metais e minerais no cotidiano das pessoas. O projeto de ampliação e adequação do prédio foi criado pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha. A museografia é assinada por Marcelo Dantas, também responsável pela curadoria do Museu da Língua Portuguesa (SP).



Museu das Minas e do Metal - EBX

  • Endereço: Praça da Liberdade S/N - Prédio Rosa
  • Telefone: (31) 3516-7200
  • Funcionamento: De terça a domingo, de 12h às 18h (quinta, de 12h às 22h)
  • Entrada: R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia). Gratuidade às quintas e no último domingo do mês