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sábado, 26 de janeiro de 2013

Artigos: Educação de Adultos



O educador Paulo Freire não acreditava no uso convencional da cartilha como instrumento principal da transmissão do alfabeto, pois ela promovia um aprendizado mecânico, por meio da repetição de palavras desagregadas ou de frases elaboradas de forma artificial, como, por exemplo, a clássica “Eva viu a uva”.

Assim sendo, ele propôs outro método, o qual se solidificou, ao longo do tempo, como a metodologia de alfabetização de adultos  por excelência. Este célebre pedagogo criticava incessantemente o legado de um conhecimento já edificado. Para ele, a educação consiste em uma ação que leva em conta o pensamento, o poder de reflexão e de ação do indivíduo.

Ele combatia a mera imitação de conceitos ditados por um sistema conservador, que deseja perpetuar suas convençõessócio-culturais. A aprendizagem de leitura e escrita tem que contemplar o processo reflexivo, os raciocínios indutivos, a opinião crítica e o engajamento político.
Normalmente a prática educacional tradicional, no que tange à aprendizagem do alfabeto, já provoca o êxodo de alunos nos graus de escolaridade comuns, que dirá no EJA, Educação de Jovens e Adultos? Esta pedagogia é uma verdadeira proposta de abandono da escola nestes níveis de aquisição do conhecimento.

Paulo Freire detectou nas cartilhas convencionais o total alheamento da realidade do aluno, com exemplos e contextos fora da existência do indivíduo, tornando o aprendizado algo sem sentido algum, principalmente depois de uma jornada diária de trabalho exaustivo e principalmente a partir das suas inquietações financeiras. Aos poucos o estudantepercebe que o conteúdo adquirido na escola em nada pode auxiliar no seu dia-a-dia.

Nem mesmo com os deveres escolares ele podia interagir, pois não lhe restava muito espaço para meditar sobre os temas a ele impostos, já que todas as resoluções eram simplesmente entregues a ele, impedindo um maior esforço de indagação e busca de respostas.
Concluído o processo de averiguação do método tradicional, Paulo elaborou sua metodologia, na qual o estudante tem o direito de ser ouvido pelo professor, e de transmitir suas próprias vivências, a partir das quais seriam programadas as aulas, por meio de matéria-prima composta por ingredientes que fazem parte de sua realidade cotidiana. Este mecanismo de ensino permite ao aluno que ele conquiste preciosos instantes de meditação, os quais se concretizam no momento dos ‘círculos de cultura’, um dos estágios da metodologia de Paulo Freire.

Os frutos deste trabalho provocaram grandes surpresas no meio educacional, pois revelaram que em curto prazo os estudantes foram alfabetizados; somente um aluno abandonou o curso, o que prova a eficiência deste método. Substituindo as antigas cartilhas, novas foram produzidas, com outro teor, crítico e consciente, elaboradas por Paulo Freire e seus seguidores.
Infelizmente este material foi apreendido ainda na própria gráfica, e o mentor deste novo caminho seguiu para o exílio por alguns anos; Freire, porém, nunca vacilou e seguiu adiante em seu combate por uma educação renovada. De volta ao Brasil ele deu sequência a sua missão e modificou a mentalidade de inúmeras camadas de oprimidos.

A herança de Paulo Freire influencia profundamente, até hoje, a educação de adultos, pois revela que o aprendizado é um ato libertador que pretende emancipar o indivíduo das algemas das conveniências individuais e políticas, e situa o mestre na categoria dos medianeiros do saber, liberado do peso da alienação.

Fontes:
http://www.soartigos.com/artigo/500/O-Metodo-de-Alfabetizacao-de-Adultos-de-Paulo-Freire/
http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9todo_Paulo_Freire