FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 20 de março de 2013

150 Anos de Ernesto Nazareth



150 anos de Ernesto Nazareth

Ernesto Nazareth (1963-1934), um dos compositores mais importantes do Brasil, completaria 150 anos no dia 20 de março de 2013. O Instituto Moreira Salles, guardião de seu acervo, comemora o aniversário com um recital de André Mehmari no Rio de Janeiro, o simpósio Ernesto Nazareth 150 anos também no IMS-RJ, e a publicação de novidades no sitewww.ernestonazareth150anos.com.br, como a gravação inédita em que Jacob do Bandolim (1918-1969) descreve seu trabalho de investigação acerca da morte de Ernesto Nazareth.  A gravação foi cedida pelo Instituto Jacob do Bandolim. Na seção Agenda, o site reúne informações sobre todos os eventos relacionados ao aniversário de Nazareth. A Rádio Batuta, web rádio do IMS, também participa das comemorações com um especial sobre Nazareth: o pesquisador Alexandre Dias comenta dez composições do músico.

Veja a programação completa do Instituto Moreira Salles:

- 19 de março de 2013, às 20h: recital de André Mehmari
O pianista, arranjador e compositor André Mehmari fará um recital no IMS-RJ com composições de Ernesto Nazareth, sendo uma delas inédita. Os ingressos estarão à venda na recepção do IMS-RJ a partir do dia 12 de março: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).

Homenagem a Eudóxia de Barros e Mercedes Reis Pequeno

Como parte das comemorações, o Instituto Moreira Salles presta homenagem a duas personagens muito importantes na divulgação e reconhecimento da obra de Nazareth. Mercedes Reis Pequeno, nome fundamental para a musicologia brasileira e fundadora da Divisão de Música da Biblioteca Nacional (Dimas), foi responsável pela organização da Exposição do Centenário de Ernesto Nazareth, realizada em 1963, reunindo manuscritos, primeiras edições, fotografias e objetos pessoais do compositor. O catálogo da exposição permanece como ponto de partida para todos os pesquisadores da obra de Nazareth. Já Eudóxia de Barros, uma das mais importantes pianistas brasileiras da atualidade, tem sua carreira marcada pelo pioneirismo na divulgação da obra de Ernesto Nazareth em recitais e gravações. Seus dois lps totalmente dedicados à obra do compositor – Ouro sobre azul (1963) e Gotas de ouro (1965) – permanecem como referência para intérpretes do Brasil e do mundo. Em sua brilhante carreira, que já atinge a marca dos 60 anos, renova permanentemente seu compromisso com a difusão da música brasileira, e de Nazareth em especial.

- 20 e 21 de março: Simpósio Ernesto Nazareth 150 anos
O simpósio tem por meta incentivar o pensamento e as reflexões acadêmicas sobre a obra e o legado de Ernesto Nazareth. Reunindo expoentes da pesquisa sobre o compositor, o simpósio procura aproximar a moderna produção acadêmica sobre Nazareth (com a participação de professores e pesquisadores da usp, UniRio, ufpeuffufrjiserj e Universidad Distrital de Bogotá) e o trabalho de pesquisa que vem sendo realizado em instituições públicas e privadas, como o IMS e o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro. O simpósio será realizado no IMS-RJ em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), com curadoria dos professores Samuel Araújo (UFRJ), Sara Cohen (UFRJ) e Pedro Aragão (UNIRIO). As mesas serão abertas ao público e terão distribuição de senhas 30 minutos antes de cada apresentação

Como resultado final do simpósio, está prevista a publicação on-line dos trabalhos apresentados nos anais do evento, que serão disponibilizados no sitewww.ernestonazareth150anos.com.br.

20/03:  
Mesa 1, 11h30 | Nazareth e a memória musical
Com Alexandre Dias, pianista e pesquisador, especialista na obra de Ernesto Nazareth e um dos coordenadores do sitewww.ernestonazareth150anos.com.br; Luiz Antonio de Almeida, biógrafo de Nazareth; e Eudóxia de Barros, pianista. Mediação: Sara Cohen (ufrj).

Mesa 2, 15h30 |  Nazareth e a música popular
Com Cacá Machado, músico e historiador, autor de O enigma do homem célebre: ambição e vocação de Ernesto Nazareth (IMS, 2007); Carlos Sandroni, pesquisador, professor do Departamento de Música da UFPE e autor de Feitiço decente – Transformações do samba no Rio de Janeiro (1917-1933) (Zahar, 2001); e José Miguel Wisnik, músico, compositor e ensaísta. Mediação: Paulo Aragão, um dos coordenadores do site www.ernestonazareth150anos.com.br

21/03:
Mesa 3, 11h30 | Nazareth e o pianismo carioca
Com Sara Cohen (UFRJ) e os pianistas Cristina Bittencourt e Marcelo Verzoni (UFRJ). Mediação: Pedro Aragão (UNIRIO)

Mesa 4, 15h30 | Nazareth e a música do Atlântico negro
Com Manuel Bernal, músico colombiano (Universidad Distrital de Bogota); o pesquisador Jair Labres (UFF); e Avelino Romero, historiador e professor de História da Música da UNIRIO. Mediação: Samuel Araújo (UFRJ)

Sobre o site www.ernestonazareth150anos.com.brdesde março de2012, a página reúne extenso material e que se tornou um importante centro de referência sobre a vida e a obra do compositor e seus desdobramentos. O sitetem coordenação do pianista e pesquisador Alexandre Dias, especialista na obra de Nazareth, do violonista e arranjador Paulo Aragão, idealizador do portal, e de Bia Paes Leme, coordenadora do acervo de música do IMS. O site é organizado da seguinte forma:

Obra: seção contendo as 211 composições de Nazareth, com textos sobre cada peça e as respectivas partituras originais para piano solo, além de adaptações para melodia e cifra elaboradas por Paulo Aragão e Marcilio Lopes.
Linha do tempo: trabalho inédito elaborado pelo biógrafo Luiz Antonio de Almeida.
Discografia: tabela catalogando mais de 2.700 gravações que as músicas de Nazareth receberam em todo o mundo, desde 1902. Destas, mais de 2.300 estão disponíveis para audição on-line na íntegra.
Discos dedicados: listagem de todos os discos dedicados inteiramente a Nazareth, com as respectivas capas.
Imagens: mais de 300 imagens oriundas das coleções de José Ramos Tinhorão/ims, Ernesto Nazareth/ims e Luiz Antonio de Almeida.
Textos: uma extensa bibliografia registrando mais de 300 referências relacionadas a Nazareth, entre livros, trabalhos acadêmicos, jornais e revistas, textos publicados on-line, encartes de discos, álbuns de partitura e mídia digital.
Nazareth e você: seção interativa, com depoimentos de internautas compartilhando memórias ligadas à obra de Nazareth.
Blog: seção destinada à publicação de textos inéditos sobre Nazareth, informando também atualizações do site.
Agenda: relação de shows e concertos que incluem músicas de Nazareth em seu repertório.