FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 9 de maio de 2013

IX SIMPOED –Centro de Artes e Convenções da UFOP

logo

Em sua IX edição, o SIMPOED realiza uma parceria de trabalho com o Centro de Investigação Vendimia – experiência associativa da Red Del Doctorado Ciencias de La Educación de Rudecolombia, que há quinze anos mantém um Programa de Estudos de Doutorado em Ciências da Educação, avaliado com conceito “A”. O Vendimia se constituiu a partir da iniciativa de vários grupos de pesquisa envolvidos em um projeto sobre Historia y prospectiva de La universidad latinoamericana (HISULA).

O Simpósio de Formação e Profissão Docente (SIMPOED) surgiu em 2003, a partir de uma proposta de se pensar a formação docente. Anteriormente a esse evento o Departamento de Educação realizou diversas “Semanas de Educação”, de caráter local, mobilizando os professores do DEEDU e personalidades de destaque na cidade de Mariana, além de parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Mariana. Posteriormente existiram eventos como “Fóruns de Licenciaturas” como uma maneira de agregar e congregar esforços para as licenciaturas que estavam sendo implantadas na UFOP naquela época. O seminário “Educação e o Novo Milênio”, em 2000, foi o maior evento realizado pelo DEEDU até então e antecedeu a criação do SIMPOED. A temática do seminário foi sobre Educação Inclusiva. Este evento contou com a participação de importantes nomes da área de Educação Especial em palestras, além do espaço para as comunicações e mini-cursos.
Desde sua primeira edição, o  Simpósio de Formação de Professores e Profissão Docente (SIMPOED) tem como objetivo principal promover e estimular a troca de conhecimentos e experiências a respeito da formação de professores e a prática docente. Está presente no calendário escolar da Região dos Inconfidentes e vem se constituindo em um importante espaço para a discussão destes temas alcançando, progressivamente, importância nacional. Participam do evento alunos das licenciaturas da UFOP, especializações e mestrados, professores da própria UFOP e de outras universidades brasileiras e da rede municipal de ensino. As conferências de abertura com nomes de destaque na pesquisa em Educação no Brasil e a programação cultural sempre foram pontos altos do evento.
A terceira edição do SIMPOED contou com a parceria das Secretarias Municipais de Educação dos Municípios de Acaiaca, Barão de Cocais, Catas Altas, Diogo de Vasconcelos, Santa Bárbara, Itabirito, Mariana e Ouro Preto, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFOP e do Programa de Apoio à Educação Básica (PROBASE/UFOP) e com o patrocínio da Companhia Vale do Rio Doce.
Desde o início, a comissão organizadora do evento se posicionou em constante diálogo com as Secretarias Municipais de Educação, delineando em conjunto as estratégias para a execução do Simpósio e este foi um dos grandes diferenciais de sua concretização. Em reuniões previamente agendadas, os participantes puderam expor suas perspectivas e propor temas para serem tratados durante o SIMPOED. As próprias Secretarias puderam receber as inscrições dos professores e efetivar o pagamento para facilitar o acesso dos professores da rede municipal de ensino ao simpósio. O patrocínio da Companhia Vale do Rio Doce veio consolidar as ações coletivas em curso – Universidade e Secretarias Municipais de Ensino – pois, desta forma os participantes puderam contar com uma infraestrutura de maior qualidade, mantendo-se a taxa de inscrição a um baixo custo.
A cada edição do SIMPOED ampliam-se as adesões de instituições interessadas em contribuir para o debate e reflexão sobre a formação teórica e prática dos docentes, em diversas áreas do conhecimento, bem como a superação de desafios educacionais do Brasil. A partir do IV SIMPOED o evento se consolida como parte da agenda de compromissos da Universidade Federal de Ouro Preto com a educação básica. Retrata o significado e a extensão desse compromisso em nível nacional, com a apresentação de trabalhos de qualidade e de impactos no campo escolar, resultado de pesquisas acadêmicas, ou ainda de experiências da prática docente.

IX SIMPOED – 27 a 29 de maio de 2013

Centro de Artes e Convenções da UFOP

Ouro Preto – Minas Gerais