FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 21 de maio de 2013

19º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito



Congresso Brasileiro é um evento promovido bienalmente pela ANTP e nesta 19ª edição pretende tratar dos temas relacionados ao tema geral – Mobilidade Urbana para Cidades Sustentáveis. Este tema se desdobra em três eixos:  Planos de Mobilidade Urbana nas cidades brasileiras, Segurança Viária e redução dos acidentes, Meio Ambiente e matriz energética.
O tema  da sustentabilidade  ocupou o centro das atividades desenvolvidas durante a Rio+20, Conferencia da ONU realizada em junho do ano passado. Representantes de governos, da iniciativa privada e da sociedade civil ainda estão longe de  representar um consenso global. A ANTP entende que as dificuldades  inerentes a construção de políticas globais não justificam a inação no plano nacional e local.  Muitas das iniciativas repousarão na capacidade de dirigentes e organizações locais de tomaram iniciativas concretas destinadas a construção de cidades sustentáveis nos planos social, econômico e ambiental.
A ANTP participa deste processo reafirmando a importância do papel do transporte público para a construção das cidades brasileiras e, em particular, considerando que estas já reúnem 82% da  população do país. As soluções de mobilidade urbana que estão sendo adotadas nas cidades brasileiras poderão contribuir ou não com a qualidade de vida dos seus habitantes.  Daí a inclusão na programação do 19º Congresso a avaliação dos resultados e impactos dos projetos que fazem parte dos investimentos reunidos nos Programas de Aceleração do Crescimento - PAC  da Mobilidade e da Copa. 

O 19º Congresso também vai tratar dos avanços da luta em defesa da vida e dos compromissos com a promoção da segurança viária, como colocados na Campanha da ONU -"Década pela Segurança Viária”.

O crescimento da  motorização das cidades brasileiras e mundiais  torna o tema da segurança viária um dos pilares para a construção de cidades sustentáveis e as contribuições ao Observatório de Segurança Viária, criado pela ANTP, terão uma atenção especial no evento.
Em paralelo acontecerá a VIII INTRANS – Exposição Internacional de Transporte e Trânsito que tem por objetivo apresentar as mais recentes soluções e tecnologias em matéria de equipamentos, produtos, técnicas e serviços dirigidos ao transporte público e ao trânsito. Saiba mais
Estão sendo esperados visitantes estrangeiros e o público nacional constituído por  Prefeitos, Secretários de Estado, Autoridades federais e Parlamentares, Operadores públicos e privados, Industriais, Consultores, Dirigentes sindicais patronais e de trabalhadores, Acadêmicos, Lideranças comunitárias, técnicos do setor e profissionais da mídia.