FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

domingo, 26 de maio de 2013

Exposição "A Gravura de Lasar Segall"


A Galeria de Arte GTO do Sesc Palladium recebe, de 10 de maio a 23 de junho, a exposição “A Gravura de Lasar Segall – Poesia da Linha e do Corte”. A visitação acontece de terça-feira a domingo, das 9h às 21h, e a entrada é gratuita.
Organizada a partir de matrizes originais de Lasar Segall, especialmente reimpressas pelo Museu Lasar Segall, em São Paulo, a exposição reúne 16 gravuras em metal e 19 xilogravuras elaboradas pelo artista entre 1913 e 1930. As obras confrontam as distintas abordagens que a figura humana adquiriu na obra de Segall, por outro, evidenciam o modo como a gravura se fez presente em momentos cruciais de sua trajetória.
Segall acreditava que a gravura deveria reproduzir formas chapadas, com muitos contrastes entre o preto e o branco. Ao tirar cópias de suas matrizes de madeira, carregava nas tintas, cobrindo totalmente as partes altas da placa. O resultado deveria mostrar o essencial, como um folheto de cordel.
 As gravuras com o tema da emigração enfocam a viagem de navio e a chegada à nova terra. Nessas peças, em metal, Segall utiliza-se de linhas mais suaves e sinuosas para retratar o mar, as gaivotas e as curvas do navio. As gravuras sobre o Mangue retratam a vida das mulheres que se prostituíam nessa região da cidade do Rio de Janeiro. Nas xilogravuras, os contrastes são mais fortes e os traços mais simplificados.
Nascido na Lituânia, em 1891, Lasar Segall estudou artes em Berlim, na Alemanha, e mudou-se para o Brasil em 1923, onde iniciou uma "fase brasileira" em sua obra.
A primeira exposição de Segall no Brasil foi em março de 1913, em São Paulo, em que apresentou trabalhos de transição entre o impressionismo e o estilo pessoal que começava a se delinear.


10 de maio a 23 de junho de 2013
terça-feira a domingo, das 9h às 21h
Local: Galeria de Arte GTO do Sesc Palladium
Rua Rio de Janeiro, 1046 - Centro.
Informações: (31) 3279-1500
Entrada franca