Em julho farão exatamente 10 anos que o primeiro palco do Savassi Festival foi timidamente montado em frente ao Café com Letras, situado no tradicional bairro Savassi, em Belo Horizonte. Na época, a produção do evento esperava cerca de 500 pessoas e surpreendeu-se com mais as mais 5.000 que passaram naquele dia pela rua Antônio de Albuquerque.
Dez anos depois, o evento cresceu e se redescobre constantemente nas potencialidades que nascem por meio de parcerias, ideias e patrocínios. Além disso, o festival tornou-se mais próximo da comunidade local, realizando lançamentos de CDs como parte da programação oficial; estabelecendo parcerias com instituições, produtoras, comerciantes e escolas de música; promovendo workshops em escolas públicas e recolhendo alimentos não perecíveis para a Associação Municipal de Serviço Social (AMAS).
Por outro lado, o Savassi Festival tornou-se também internacional. O crescimento do evento possibilitou que o público do evento pudesse assistir a shows de grandes nomes da música. Entre eles estão: Chris Potter (2011), Kevin Mahogany (2011), Paquito D’Rivera (2010), Carla Cook (2009), Donny McCaslin (2009) e Vana Gierig (2008).
Para cada edição do evento foi criada uma identidade visual completamente nova, incluindo o logotipo. A ideia é que a cada ano o Savassi Festival ressurja com frescor e de cara nova, mas sempre carregando consigo a ideia de proporcionar a toda população acesso à música de qualidade em espaço público.
Por isso, uma boa forma de contar a história do Savassi Festival é por meio da exposição dos cartazes que representaram cada edição do evento. A exposição será a primeira celebração de aniversário de 10 anos do Savassi Festival, que neste ano acontecerá entre os dias 18 e 29 de julho.