Há 13 anos o Forum Brasil de Televisão é o grande encontro independente a reunir, em um ambiente desenhado para a informação e realização de negócios e networking, as principais redes de TV aberta pública e comercial, os canais de TV por assinatura nacionais e estrangeiros, as produtoras e distribuidoras de conteúdos de todos os portes.
Nesta edição, o Forum Brasil volta ainda mais sua atenção para o mercado nacional, e dá a largada para o novo cenário que se forma a partir da aprovação final da regulamentação da Lei 12.485/11, a lei do SeAC, que estabeleceu as cotas de conteúdo nacional e independente.
Programação completa
04/06/2012 – Segunda-Feira
Sala1
08:30 – 09:30
Credenciamento
09:30 – 10:30
Apresentação: Ancine
10:30 – 11:00
Café
11:00 – 12:30
Painel: Produção para a TV por assinatura
Como será a relação entre produtoras e canais a partir da lei 12.485? O que as programadoras buscarão na produção nacional? Como as produtoras se preparam para atender à nova demanda.
Painelistas:
Roberto Martha, diretor de produção , Viacom
Silvia Elias, Turner
Daniela Mignani, GNT
Roberto Martha, diretor de produção , Viacom
Silvia Elias, Turner
Daniela Mignani, GNT
12:30 – 14:30
Almoço
14:30 – 16:00
Painel:O mercado internacional
Neste painel, executivos de TV de diferentes países expõem suas realidades quanto à aquisição e produção de conteúdos. Como os mercados estão reagindo à crise global. Como lidar com as novas plataformas e novas modalidades de exibição de conteúdos. Que formatos e gêneros estão ganhando força em cada região.
Painelistas:
Maria Victoria Romano, PakaPaka (Argentina)
Karen Michael, Arte (França)
Ernesto Ramirez, Comarex (México)
Maria Victoria Romano, PakaPaka (Argentina)
Karen Michael, Arte (França)
Ernesto Ramirez, Comarex (México)
16:00 – 16:30
Café
16:30 – 18:00
Seminário Transmídia e o mundo real: princípios e técnicas transmídia através de cases reais
O transmídia é um dos temas quentes da atualidade. Mas apesar do todo o buzz criado acerca do tema, o número de produções realmente transmídia é ainda reduzido. Nesta sessão, vamos analisar a realidade do transmídia e como estas produções podem conviver lado a lado com as mídias tradicionais, como a TV e o Cinema. A partir de case studies vamos analisar o que de melhor se faz em transmídia em nível internacional, bem como analisar formas de aplicar alguns dos princípios e metodologias do transmídia a programas de TV, filmes e a campanhas de propaganda comercial.
Painelistas:
Adam Sigel, autor e produtor (EUA)
Ricardo Mucci, Umana
Adam Sigel, autor e produtor (EUA)
Ricardo Mucci, Umana
Moderador:
Nuno Bernardo, beActive (Portugal)
Nuno Bernardo, beActive (Portugal)
Sala2
08:30 – 09:30
Credenciamento
09:30 – 10:30
Palestra a confirmar.
10:30 – 11:00
Café
11:00 – 12:30
Painel: O mercado de licenciamento
O licenciamento é visto como uma importante fonte de receitas para produtores, especialmente aqueles voltados ao público jovem. Neste painel teremos uma visão realista deste segmento, sua cadeia de valor e quais os requisitos para trabalhar uma marca corretamente.
Painelistas:
David Diesendruck, diretor , Redibra
Reynaldo Marchezini, presidente , Flamma
Kiko Mistrorigo, TV Pinguim
David Diesendruck, diretor , Redibra
Reynaldo Marchezini, presidente , Flamma
Kiko Mistrorigo, TV Pinguim
12:30 – 14:30
Almoço
14:30 – 15:00
30 Minutos com André Saddy, gerente de produtos e marketing, Canal Brasil
15:00 – 15:30
30 Minutos com João Mesquita, diretor geral, rede Telecine
15:30 – 16:00
30 minutos com Rogério Gallo, diretor, Arte1
16:00 – 16:30
Café
16:30 – 17:00
30 Minutos com Antonio Ricardo, Diretor, WooHoo
17:00 – 17:30
30 Minutos com Cris Lobo, diretora de programação, e Raq Affonso, supervisora de programação, MixTV
17:30 – 18:00
30 Minutos com Frederico Roque de Pinho, Grupo Semba (Angola)
Sala3
08:30 – 09:30
Credenciamento
09:30 – 10:30
Palestra a confirmar.
10:30 – 11:00
Café
11:00 – 12:30
Palestra a confirmar.
12:30 – 14:30
Almoço
14:30 – 16:00
Workshop Senac: Produção audiovisual: análise do mercado
As oportunidades no mercado audiovisual. O lugar do produtor no cenário de convergência e surgimento constante de novas mídias e possibilidades, considerando também os modelos de financiamento existentes e a importância de preparar os produtores para a nova realidade da Lei 12.485/2011. A indústria brasileira tem se fortalecido e a produção audiovisual tem alcançado níveis expressivos de qualidade técnica e artística. Porém, ainda é necessário investir no desenvolvimento da figura do “produtor-empreendedor”, que esteja atento à sustentabilidade e continuidade de sua atividade, com foco não apenas na realização de projetos pontuais, mas também de seu posicionamento como gestor.
Palestrante:
Daniela Pfeiffer, coordenadora da pós em Produção Audiovisual: Projeto e Negócio
Daniela Pfeiffer, coordenadora da pós em Produção Audiovisual: Projeto e Negócio
16:00 – 16:30
Café
16:30 – 18:00
Workshop Senac: Consumo e circulação do audiovisual
Este workshop vai analisar as mudanças ocorridas nos hábitos de consumo audiovisual, considerando a expansão da classe C na TV paga e nas novas mídias. Também vai refletir sobre a importância do produtor fazer a ponte entre o projeto e seu público-alvo, bem como sobre as possibilidades de circulação do produto audiovisual que resultem em cadeias produtivas válidas e rentáveis.
Palestrante:
Carla Sobrosa, coordenadora de Acompanhamento dos Mercados de Cinema e Vídeo Doméstico , Ancine.
Carla Sobrosa, coordenadora de Acompanhamento dos Mercados de Cinema e Vídeo Doméstico , Ancine.
05/06/2012 – Terça-Feira
Sala1
08:30 – 09:30
Credenciamento
09:30 – 11:00
Painel: Produção para o mercado global
Porque o Brasil virou um grande mercado para formatos internacionais. As oportunidades para os produtores locais. Os gêneros televisivos que devem dominar o cenário nos próximos meses.
Painelistas:
Carla Affonso, CEO, Zodiak Brasil
Carlos Gonzalez, presidente América Latina, FremantleMedia
Diego Barredo, gerente de conteúdos, Eyeworks Cuatro Cabezas
Carla Affonso, CEO, Zodiak Brasil
Carlos Gonzalez, presidente América Latina, FremantleMedia
Diego Barredo, gerente de conteúdos, Eyeworks Cuatro Cabezas
11:00 – 11:30
Café
11:30 – 12:30
Painel: O momento do filme brasileiro
A presença do cinema nacional na TV. As tendências da produção brasileira: gêneros, orçamentos. Como o cinema atenderá os requisitos da nova lei da TV. Os desafios para produzir no país.
Painelistas:
Sergio Sá Leitão, presidente, RioFilme
Carlos Eduardo Rodrigues, diretor, Globofilmes
Andrea Barata Ribeiro, diretora, O2 Fimes
Sergio Sá Leitão, presidente, RioFilme
Carlos Eduardo Rodrigues, diretor, Globofilmes
Andrea Barata Ribeiro, diretora, O2 Fimes
12:30 – 14:30
Almoço
14:30 – 16:00
Painel Comkids: Mídia para crianças: desafios para a sustentabilidade do setor
A produção infantojuvenil traz questões complexas para sua sustentabilidade. Produtores, canais e anunciantes estão em um cenário de crescentes oportunidades nacionais e internacionais, mas que apresenta equações difíceis. Como garantir qualidade de conteúdo e sustentabilidade? Qual o papel da publicidade no apoio à industria? Que impacto isso tem nas estratégias e regras do mercado? Qual o posicionamento dos canais? A nova legislação, a organização e profissionalização dos produtores proporcionam novas oportunidades para o setor? Quais são os desafios para interagir e produzir para um público de crescente migração para o digital?
Painelistas:
Marcos Bitelli, Bitelli Advogados
Rodrigo Olaio, Mono3D
Marcos Bitelli, Bitelli Advogados
Rodrigo Olaio, Mono3D
Moderador:
Geraldo Leite, Singular
Geraldo Leite, Singular
16:00 – 16:30
Café
16:30 – 18:00
Pitching Cartoon Network
O canal oferece um prêmio de desenvolvimento ao melhor projeto de produção para seu público-alvo, no valor de R$ 50 mil. Nesta sessão, os projetos pré-selecionados fazem sua defesa oral e recebem o resultado do júri formado por profissionais do canal e convidados especiais.
Sala2
08:30 – 09:30
Credenciamento
09:30 – 10:00
30 minutos com Cícero Aragon, Presidente, BoxBrazilTV
10:00 – 10:30
30 minutos com Guilherme Zattar, Diretor, Multishow
10:30 – 11:00
30 Minutos com Paulo Barata, Universal Channel
11:00 – 11:30
Café
11:30 – 12:00
30 Minutos com GNT
12:00 – 12:30
30 Minutos com Paulo Franco, SVP Programming & Content, Fox
12:30 – 14:30
Almoço
14:30 – 16:00
Painel: Legendagem, dublagem e recursos de acessibilidade
O crescimento da TV paga e o aumento da presença da classe C na base de assinantes vem puxando a demanda por produções dubladas. Neste painel abordaremos os desafios econômicos e logísticos da oferta destes conteúdos, bem como de outras exigências, como closed caption, audiodescrição e Libras.
Painelistas:
João Worcman, Synapse
Paulo Barata, Universal Channel
Mauro Garcia, CineBrasilTV
Marcelo Camargo, Drei Marc
João Worcman, Synapse
Paulo Barata, Universal Channel
Mauro Garcia, CineBrasilTV
Marcelo Camargo, Drei Marc
16:00 – 16:30
Café
16:30 – 18:00
Palestra a confirmar.
Sala3
08:30 – 09:30
Credenciamento
09:30 – 10:00
30 Minutos com Roberto Martha e Jimmy Leroy, Viacom
10:00 – 10:30
30 Minutos com Tereza Trautman, presidente, CineBrasilTV
10:30 – 11:00
30 Minutos com Carlos Magno, presidente Climatempo
11:00 – 11:30
Café
11:30 – 12:00
30 Minutos com Svea Kroner DW (Deutsche Welle)
12:00 – 12:30
30 Minutos com Renata Netto, ESPN
12:30 – 14:30
Almoço
14:30 – 15:00
Palestra a confirmar
15:00 – 15:30
30 Minutos com Rogério Brandão, diretor de programação TV Brasil
15:30 – 16:00
Apresentação: Uma visão do mercado Asiático
16:00 – 16:30
Café
16:30 – 18:00