FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

CRAV. Exibição do Documentário "RODA"




A Fundação Municipal de Cultura, por meio do Centro de Referência Audiovisual (CRAV) e com o apoio do Departamento de Coordenação dos Centros Culturais (DPCC), lança o projeto “CRAV nos Centros Culturais” com diversas atividades ligadas à Sétima Arte. Ao longo de 2013, todos os 15 Centros Culturais da cidade receberão sessões comentadas de filmes; além de oficinas de cinema e exposições de livros e equipamentos audiovisuais.
O documentário “Roda”, primeira obra a circular pelos Centros Culturais tem direção de Carla Maia e Raquel Junqueira. O filme apresenta entrevistas com nomes expressivos do samba belo-horizontino ligados à Velha Guarda da cidade, como Kalu, Jadir Ambrósio, Mestre Conga, Rosalvo Brasil, Silvio Luciano, Lagoinha, Lúcia Santos e Ronaldo Coisa Nossa. No longa, os mestres se reúnem em rodas de samba, todos de autoria dos próprios componentes da Velha Guarda da capital mineira. O documentário conta com o patrocínio da Fundação Municipal de Cultura, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e do programa Filme em Minas.
A pesquisa e a produção da obra são de autoria do historiador Marcos Valério Maia, que também é curador de “Narrativas do Samba e do Carnaval em Belo Horizonte”, exposição que entra em cartaz dia 1° de fevereiro no Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB).

O Projeto
O “CRAV nos Centros Culturais” é uma parceria com o Projeto Rede BH Cineclube e pretende aproximar o público do fazer cinematográfico e difundir obras ficcionais e documentais contidas no acervo do Centro de Referência Audiovisual que não fazem parte do circuito comercial.
A cada sessão será escolhido um filme cuja temática procure se adequar à região ou ao bairro em que o Centro Cultural está inserido; aos grupos folclóricos locais ou, ainda, a aspectos históricos e culturais da cidade.

O CRAV

O Centro de Referência Audiovisual tem como propósito a preservação de uma ampla documentação em suporte audiovisual e, para tanto, desenvolve ações de acondicionamento, tratamento, catalogação, difusão e fomento de produções que retratam aspectos da cidade e de seus personagens, mantendo viva e acessível a memória de Belo Horizonte.

As atividades técnicas do CRAV são desenvolvidas em sua sede, que fica na av. Álvares Cabral, 560, no Centro. Já o trabalho de difusão, se faz por meio dos projetos “Amostra CRAV”, “Cine Pop”, “CRAV ao Ar Livre” e, agora, o “CRAV nos Centros Culturais”.

Próximas exibições do filme “Roda”
Centro Cultural Vila Fátima
Rua São Miguel Arcanjo, 215, Vila Nossa Sra. de Fátima
Dia 7 de fevereiro, quinta-feira, às 16h
Centro Cultural São Bernardo
Rua Edna Quintel, 320, São Bernardo
Dia 27 de fevereiro, quarta-feira, às 19h
Centro Cultural Alto Vera Cruz
Rua Padre Júlio Maria, 1577, Alto Vera Cruz
Dia 20 de março, quarta-feira, às 19h