FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Aula inaugural celebra 35 anos do Curso de Saúde Mental da ENSP nesta quinta-feira (3/8)

No dia 3 de agosto, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) promoverá duas atividades para marcar o 35º ano do Curso de Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, coordenado pelo pesquisador Paulo Amarante. Na primeira delas, na parte da manhã, às 9 horas, haverá a aula inaugural Guerra às Drogas e Pós-Democracia, a ser proferida pelo doutor em Direito e membro da Associação dos Juízes pela Democracia Rubens Casara, no salão internacional da ENSP. No segundo momento, às 14 horas, haverá exibição de vídeos inéditos sobre Michel Foucault, no debate Encontro com Foucault: loucura e desrazão, que terá participação do filósofo e professor da UFF André Queiroz. Os eventos são abertos e não há necessidade de inscrição prévia. Em caráter experimental, a ENSP transmitirá on-line a atividade por meio do link http://video.rnp.br/portal/transmission.action?idItem=34455.
 
"A política sobre drogas no Brasil, que vinha caminhando para uma postura mais democrática, de pensamento nos sujeitos que usam as drogas e no trabalho com os aspectos que levam ao vício, à dependência e sua relação com a pobreza têm ficado de lado na atual conjuntura. O cenário atual mostra uma ação de guerra às drogas, de criminalização do usuário. A aula inaugural discutirá esses aspectos", afirmou o coordenador do curso.

O Curso de Saúde Mental

Há trinta e cinco anos, a ENSP implementou o curso de Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. A partir daí, iniciava-se, de forma pioneira no Brasil, um pensamento crítico, de práticas substitutivas ao modelo vigente no campo da saúde mental. A iniciativa, desde então, tornou-se referência na formação de profissionais para o campo da reforma psiquiátrica.

Em 2017, a importância do curso se une ao tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para celebrar o Dia Mundial da Saúde: a depressão. "A falta de apoio às pessoas com transtornos mentais, junto com o medo do estigma, impedem muitas delas de acessar o tratamento de que necessitam para viver vidas saudáveis e produtivas", diz o alerta da OMS.

Rubens Casara

Possui graduação em Direito pela Universidade Cândido Mendes (1995), mestrado em Ciências Penais pela Universidade Cândido Mendes (2003) e doutorado em Direito pela Unesa/RJ (2011).Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Processual Penal, atuando principalmente nos seguintes temas: processo penal, hermenêutica, poder judiciário e sociedade brasileira. É, também, juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, fundador do Movimento da Magistratura Fluminense pela Democracia (MMFD), membro da Associação Juízes para a Democracia (AJD) e do Corpo Freudiano. 

 
Serviço:
Aula inaugural do Curso de Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial
Tema: Guerra às Drogas e Pós-Democracia
Palestrante: Rubens Casara
Dia: 3/8/2017
Horário: 9 horas
Local: Salão internacional da ENSP

Transmissão on-line:
A equipe de Comunicação da ENSP solicita aos usuários, em caso de qualquer problema, dúvida ou sugestão com a transmissão on-line, que entrem em contato pelo e-mail informe@ensp.fiocruz.br.
A transmissão on-line será em caráter experimental, e toda sugestão é bem-vinda.