FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 1 de agosto de 2017

INSCRIÇÕES PARA OFICINAS, WORKSHOP E MASTERCLASS DA 11ª MOSTRA CINEBH

Ao todo são cinco oficinas, uma masterclass e um workshop internacional, com oferta de 230 vagas para capacitação de jovens e profissionais para o mercado audiovisual; inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo site até o dia 10 de agosto. Ao todo são cinco oficinas, uma masterclass e um workshop, com oferta de 230 vagas para capacitação de jovens e profissionais para o mercado audiovisual; inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo site até o dia 10 de agosto

Estão abertas as inscrições para os interessados em participar das oficinas, workshop e masterclass  oferecidas durante a 11ª CineBH -  Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte, que acontece entre os dias 22 e 27 de agosto. O evento oferece um amplo programa de capacitação e formação para profissionais do setor, da educação, jovens e interessados em geral. São sete modalidades ao todo, sendo cinco oficinas, um workshop internacional de cinema documentário e uma masterclass com o cineasta, ator e crítico francês Pierre Léon. No total, serão oferecidas 230 vagas. As oficinas acontecem entre os dias 23 a 27 de agosto, nas dependências do Sesi Museu de Artes e Ofícios (Praça da Estação) e na Fundação Clóvis Salgado (Palácio das Artes - Av. Afonso Pena 1537 – Centro), em Belo Horizonte. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 10 de agostoaqui.
 Pierre Léon será um dos destaques do programa de capacitação. Com quase três décadas de trabalho no setor audiovisual, ele realizou curtas, médias e longas-metragens. Cineasta de produções modestas e ideias vigorosas, seus filmes carregam traços e elementos comuns no repertório do cinema moderno francês, principalmente no gosto pelo romanesco (sua forma, sua perspectiva moral) e na consciência moderna que marca o estilo e dramaturgia. A literatura russa em especial está presente nas suas aproximações de Dostoievski: L’Adolescent (2000), Octobre (2006), L’idiot (2009) e Deux Rémi, Deux (2015), que é adaptação de O Duplo. A masterclass com Pierre Léon que será ministrada no dia 23 de agosto.
 A oficina Cinema Queer – Os Gestos da Direção, o Gatilho da Criação, de Marcelo Caetano, discutirá, no dia 23 de agosto, o fazer cinematográfico a partir da relação entre escolhas de roteiro e mise-en-scène com textos teóricos e literários como gatilhos para a criação. Em “Bailão”, a escolha pela privacidade de um grupo de homossexuais da terceira idade quase levou inviabilidade do documentário. Quais foram as estratégias para filmar corpos que não buscavam a visibilidade? Em “Na sua companhia” as diferenças sociais, etárias, raciais entre um professor e um cozinheiro geraram uma fissura no modo de representar o desejo dentro do prisma das relações de poder no Brasil. Já em “Corpo Elétrico”, o encontro com um poema de Walt Whitman levou o diretor a questionar as estruturas narrativas tradicionais, levando à pergunta: é possível falar de uma temporalidade queer?
 Wladimir Winter ministrará a oficina Conteúdo Audiovisual e Oportunidade de Negócios, a qual será apresentado o panorama geral de como a indústria do entretenimento (cinema, séries) está mudando e junto com ela a nova forma de fazer publicidade através de conteúdo. Já o instrutor Di Moretti ministrará o curso Da Faísca e uma ideia o Roteiro Cinematográfico, englobando temas específicos que descrevem a confecção de um roteiro cinematográfico. As duas serão realizadas nos dias 23, 24 e 25 de agosto.
 Com o objetivo de desenvolver análise crítica e estética de filmes brasileiros contemporâneos, o professor e crítico de cinema, Cleber Eduardo ministrará a oficina Análise de Estilos Cinematográficos, entre os dias 25 e 27 de agosto. O objetivo da atividade é desenvolver a análise crítica e estética de filmes brasileiros contemporâneos e selecionar os cinco integrantes do Júri Jovem, que elegerá o melhor longa da Mostra Olhos Livres, na Mostra de Cinema de Tiradentes 2018.
 Já nos dias 26 e 27 de agosto, a instrutora Ana Lúcia de Faria e Azevedo ministrará a oficina Cineclubes nas Escolas: Experiências e Possibilidades, que pretende apresentar e discutir as várias possibilidades e os desafios dos cineclubes escolares, expondo e analisando projetos já existentes e imaginando propostas a serem criadas e implementadas. O debate será a partir de um breve histórico da exibição de filmes no ambiente escolar e da discussão dos aspectos essenciais para a organização de atividades cineclubistas nesse contexto.
OFICINAS 
ANÁLISE DE ESTILOS CINEMATOGRÁFICOS (JÚRI JOVEM PARA A 21ª MOSTRA DE TIRADENTES)
Instrutor Cleber Eduardo – SP
Data: 25 a 27 de agosto
Horário: 14h às 18h
Carga horária: 12h
Número de vagas: 30
Faixa etária 18 a 25 anos

CINECLUBES NAS ESCOLAS: EXPERIÊNCIAS E POSSIBILIDADES
Instrutora: Ana Lúcia de Faria e Azevedo – MG
Data: 26 e 27 de agosto
Horário: 09h às 13h e 14h às 18h (sábado) e 14h às 18h (domingo)
Carga horária 12h
Número de vagas: 20
Faixa etária acima de 18 anos

CINEMA QUEER – OS GESTOS DA DIREÇÃO, OS GATILHOS DA CRIAÇÃO
Instrutor: Marcelo Caetano – SP
Data: 23 de agosto
Horário: 10h às 13h e 14h à 17h
Carga horária 6h
Número de vagas: 30
Faixa etária: acima de 18 anos

CONTEÚDO AUDIOVISUAL E OPORTUNIDADE DE NEGÓCIOS
Instrutor: Wladimir Winter – SP
Data: 23, 24 e 25 de agosto
Horário: 14h às 18h
Carga horária: 12h
Número de vagas: 40
Faixa etária: acima de 18 anos

DA FAÍSCA DE UMA IDEIA AO ROTEIRO CINEMATOGRÁFICO

Instrutor: Di Moretti – SP
Data: 23, 24 e 25 de agosto
Horário: 09h30 às 13h30
Carga horária: 12h
Número de vagas: 30
Faixa etária: acima de 18 anos

MASTERCLASS
MASTERCLASS COM PIERRE LÉON 
Instrutor: Pierre Léon – França 
Data: 23 de agosto
Horário: 14h às 15h30
Carga horária: 01h30
Número de vagas: 40
Faixa etária: acima de 18 anos

 WORKSHOP
WORKSHOP INTERNACIONAL DE CINEMA DOCUMENTÁRIO
Instrutoras: Anna Glogowski (França/Brasil) e Gudula Meinzolt (Suíça)
Data: 25 de agosto
Horário: 14h às 15h30
Carga horária: 01h30
Número de vagas: 40
Faixa etária: acima de 18 anos