FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 7 de julho de 2012

Exposição "Como Vai Você, Geração 80?"



Crédito Imagem: divulgação Bolsa de Arte



Cabeça-tronco-membros

A Galeria Bolsa de Arte estará inaugurando no próximo dia 5 de julho uma exposição da artista Cristina Canale, brasileira nascida no Rio de Janeiro e radicada em Berlim. Cristina iniciou sua carreira na exposição "Como vai você, Geração 80?" na Escola do Parque Laje do Rio de Janeiro em 1984, mostra esta que se tornou conhecida nacionalmente, a reação da pintura à desmaterialização da arte.

Hoje, quase três décadas passadas, a artista permanece na pintura, um dos poucos ofícios ainda integrados à produção artística, onde o fazer manual é necessário e indispensável.

A exposição enfatiza em especial o suporte do papel e se constitui de um conjunto de 6 trabalhos sobre papel de grande formato (114 X 115 cm, técnica mista sobre papel: nanquim, grafite, pastel seco e oleoso) , 4 trabalhos de 56 X 76 cm, também de técnica mista e 3 pinturas sobre tela. A presença de três pinturas funcionam como um contraponto das soluções dos trabalhos sobre papel, que têm outra materialidade e sensibilidade nas linhas.

As imagens são de figuras humanas ou, pelo menos, remetem a presença humana, nas quais as roupas ou elementos do ambiente (os tecidos, invólucros, os elementos decorativos, fundos de paredes, etc…) trazem padrões e tramas geométricas e abstratas, fornecendo uma outra dinâmica para a imagem. Por vezes forma-se um outro quadro dentro do quadro, criando um contraste com as formas orgânicas do corpo.

As estruturas abstratas (listras, estampas e planos) estão integradas na figuração e cumprem a função de sugerir uma dimensão, movimento ou simplesmente uma indicação de contexto. Estas estruturas também servem para dar sentido , ao desenvolvimento das cenas ou de criar pequenos enredos. A abstração assim, coabita com os códigos da figuração.

Poderia se concluir, que esta série de novos trabalhos criados para a exposição de Porto Alegre, lida com estruturas da representação e da abstração.

No dia do vernissage, será lançado o livro “Cristina Canale“, com texto de Fernando Cocchiarale.

A exposição de Cristina Canale, abriu  no dia 05 de julho, às 19:00 horas e ficará aberta ao publico até dia 4 de agosto de 2012, na Galeria Bolsa de Arte de Porto Alegre, na Rua Visconde do Rio Branco, 365, fones 51 33326799 e 99763600, e-mail  bolsadearte@bolsadearte.com.br e site www.bolsadearte.com.br.