FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 16 de julho de 2012

X-Tudo Cultural. Exposição "A Cor da Paz"


Divulgação
Raphael Phar, um dos artistas convidados para a exposição A Cor da Paz.
5
O SESI Cultural promove, entre os dias 17 e 27 de julho, a terceira edição do X-Tudo Cultural, mostra que estimula a diversidade e a troca de experiências artísticas nas artes plásticas, teatro, dança e música, buscando a democratização da cultura no Rio de Janeiro. O projeto oferece ao público, gratuitamente, um panorama do cenário cultural carioca. As apresentações são realizadas no Teatro SESI Centro, Av. Graça Aranha, 1 (2563-4163). Retirada de ingressos uma hora antes na bilheteria do teatro.

A abertura de X-Tudo Cultural será no dia 17 de julho, a partir das 19h30m, com inauguração de A Cor da Paz, exposição de grafites de oito artistas que representam, através da arte, o novo momento das comunidades onde vivem. São eles: Wark (Rocinha), Leandro Tick (Ladeira dos Tabajara), Camila Cristina (Morro do Fallet), Rômulo Sesh (Vidigal), José Zeco (Alemão), Rafael Phar (Batan), Anderson Duim (Morro Prazeres) , Tiago Tarm (Vidigal). 

Em seguida, o grupo teatral Tá na Rua, sob a direção de Amir Haddad, se apresenta desde o foyer até o palco do Teatro SESI. O evento encerra com show da Orquestra Voadora.

A Cor da Paz 

“No Brasil o grafite está presente há mais de 30 anos”, explica o MC, grafiteiro e curador da mostra Airá Ocrespo, “e, apesar do seu papel social, adquiriu apenas recentemente uma maior aceitação no cenário artístico e no mercado cultural. Favelas hoje pacificadas também vivem um momento de integração social, sendo mais valorizadas na cidade e afirmando-se através da sua estética e riqueza cultural. É incrível poder aprofundar minha atuação social pela arte. Reuni oito talentosos grafiteiros cariocas para traduzirem através de sua arte o que julgavam ser A cor da Paz. A proposta é refletir o novo momento que está sendo vivido por essas localidades”. 

Há dez anos Airá OCrespo atua na cultura de rua como grafiteiro, Mc e produtor cultural. Artista de forte ímpeto criativo integra a geração que promoveu a arte urbana nos muros do Rio. Profissionalmente, possui obras no Museu Histórico Nacional, já trabalhou para Nike, Coca-Cola e em eventos como Back 2 Black. Desenvolve projetos próprios feito a festa SpraySom e o seminário de graffiti “Rabiscos Sem Riscos”, tendo sido também curador e coordenador em projetos de empresas como Red Bull e Oi. Deu palestras na Academia Brasileira de Letras e em faculdades diversas. É arte educador há quatro anos na Escola SESC de Ensino Médio. 

FICHA TÉCNICA
Curadoria:Airá OCrespo
Artistas:
Wark (Rocinha),
Leandro Tick (Ladeira dos Tabajara),
Camila Cristina (Morro do Fallet),
Rômulo Sesh (Vidigal),
José Zeco (Alemão),
Rafael Phar (Batan),
Anderson Duim (Morro Prazeres)
Tiago Tarm (Vidigal)
Quantidade de obras: 8
Suportes: telas e objetos com tamanho médio de 80 cm. x 80 cm.