FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 21 de julho de 2012

II Semana Fluminense do Patrimônio 2012

Banner Semana Fluminense 2012.


A Semana Fluminense do Patrimônio entra em sua segunda edição e neste ano será realizada no período de 17 a 23 de agosto, em comemoração ao dia 17 de agosto, Dia Nacional do Patrimônio Cultural assim denominado por ser o dia de aniversário de nascimento de Rodrigo Melo Franco de Andrade, fundador e presidente do Iphan durante 30 anos.

A Semana tem como objetivo promover a valorização do patrimônio natural e cultural fluminense, ampliando o conhecimento da população sobre o patrimônio de cada município, em suas diversas formas de expressão, fortalecendo, assim, sua memória, identidade e autoestima. A programação da Semana tem por objetivo, também, contribuir para a preservação dos acervos culturais e científicos por meio da conscientização dos cidadãos, cooperando para a valorização e o respeito à diversidade ambiental, cultural, social, étnica e religiosa do Estado. Neste ano, a Semana se alinha à Rio+20 trazendo a sustentabilidade como tema principal dos debates.

A Semana Fluminense do Patrimônio é uma parceria entre várias instituições científicas e culturais. Participam da Semana o Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro (Aperj), a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), a Fundação Casa de Rui Barbosa, o Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac/Secretaria de Cultura do Estado de Rio de Janeiro), a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Rio de Janeiro (Iphan-RJ), o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), o Museu do Meio Ambiente/Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro e o Museu Nacional (MN/UFRJ).

A abertura oficial da Semana ocorrerá na cidade de Cabo Frio no dia 17 de agosto e o II Encontro do Patrimônio fluminense, evento principal da Semana, ocorrerá na cidade de Vassouras no período de 21 a 23 de agosto com palestras, mesas redondas, apresentações culturais e exposição de pôsteres e das obras inscritas no concurso cultural “Olhares sobre o patrimônio fluminense – fotografia e poesia”.

Além disso, a Semana espera contar com a participação de todos os municípios fluminenses, instituições de ensino, culturais e científicas, bem como grupos culturais e pessoas físicas, na promoção de atividades e eventos que possam integrar a programação da Semana Fluminense do Patrimônio. As ações propostas deverão ser planejadas para acontecer durante a Semana e estar relacionadas à valorização e divulgação do patrimônio cultural fluminense.

Inscreva seu evento, mande trabalhos e concorra ao concurso cultural acessando o site www.patrimoniofluminense.rj.gov.br, onde poderão ser conhecidos, também, os eventos, entrevistas e demais atividades ocorridas na primeira edição da Semana em 2011.