FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 2 de julho de 2012

História Permanente do Cinema. Julho 2012


Um corpo que cai
O projeto História Permanente do Cinema terá quatro sessões às quintas-feiras no mês de julho, no Cine Humberto Mauro, do Palácio das Artes. A primeira sessão será no dia 5 e a última no dia 26 de julho. Na programação da primeira quinzena conta um filme do cultuado diretor Alfred Hitchcock e outro do húngaro Michael Curtiz. O inglês Peter Yates e um clássico do cinema dirigido por William A. Wellman, fecham o mês. Após as exibições haverá comentários sobre os filmes. As entradas são free.
Programação e sinopses
05 de julho- quinta
Um corpo que cai, de Alfred Hitchcock (1958) | (14 anos) | 128´ | Sessão comentada
Em São Francisco, o detetive aposentado John ‘Scottie’ Ferguson (James Stewart) sofre de um terrível medo de alturas. Certo dia, encontra com um antigo conhecido, dos tempos de faculdade, que pede que ele siga sua esposa, Madeleine Elster (Kim Novak). John aceita a tarefa e fica encarregado da mulher, seguindo-a por toda a cidade. Ela demonstra uma estranha atração por lugares altos, levando o detetive a enfrentar seus piores medos. Ele começa a acreditar que a mulher é louca, com possíveis tendências suicidas, quando algo estranho acontece nesta missão.
12 de julho- quinta
Alma em Suplício, de Michael Curtiz (1945) | DVD | (14 anos) | 111’
Quando é a principal suspeita do assassinato do marido, a vida de Mildred Pierce é repassada ao longo de toda a história, em flashback. Vemos como era seu relacionamento com as filhas, o quanto dava duro para lhes dar tudo do bom e do melhor, e como uma delas a tratava mal, chegando a ter um relacionamento com seu padrasto. Oscar de Melhor Atriz para Joan Crawford.
19 de julho- quinta
Bullitt, de Peter Yates (1968) | (14 anos) | 114′ | Sessão comentada pelo crítico e jornalista Marcelo Miranda (O Tempo)
Para Frank Bullitt (Steve McQueen) aquela parecia ser outra missão de rotina: proteger a principal testemunha contra o sindicato do crime. Mas tudo deu errado, a testemunha é vítima de um violento atentado, agora Bullit é um policial à procura dos responsáveis. Dirigido por Peter Yates, Bullitt é considerado um clássico entre os modernos filmes policiais. A vertiginosa montagem de Frank Keller e as excelentes atuações de Jacqueline Bisset e Robert Duvall fazem de Bullitt uma obra-prima do cinema policial.
26 de julho- quinta
Inimigo Público, de William A. Wellman (1931) | (14 anos) | 83′ | Sessão comentada
Durante a Depressão, o governo americano tenta deter os criminosos John Dillinger (Johnny Depp), Baby Face Nelson (Stephen Graham) e Pretty Boy Floyd (Channing Tatum), transformando o FBI na primeira agência federal de polícia do país.
05, 12, 19 e 26 de julho de 2012
quinta-feira às 17h
Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes
Av. Afonso Pena, 1537
Entrada free (retirada de ingressos meia hora antes de cada sessão)
Informações: (31) 3236-7400