FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Artigos: Água na Lua


lua

Dados da missão LCROSS (Lunar Crater Observation and Sensing Satellite), pertencente à NASA, demonstraram adescoberta de água durante os impactos realizados em 9 de outubro de 2009, na superfície lunar.

A água lunar está situada no pólo sul da Lua, numa região sombria da cratera de  Cabeus. Há uma quantidade significativa de água, sendo um potencial recurso para futuras missões e instalações humanas. Os cientistas perceberam que a água estava presente nas duas partes do material resultante da explosão da superfície lunar.

Para detectar a existência de água, utilizaram espectrais infravermelhas da água e as comparou ao infravermelho coletado pela LCROSS na Lua. Suspeita-se que a quantidade de água na Lua seja maior e  distribuída por todo o território do satélite da Terra.

O impacto da missão, criado pelo foguete Centauro gerou dois materiais da base da cratera, o primeiro era composto por vapor e poeira fina; o segundo por materiais pesados. A equipe da Nasa trabalhou sobre espectrômetros de satélite, que analisa a luz emitida e absorvida por materiais.

A superfície lunar é composta por dois metros de espessura de regolito em sua camada. O regolito é uma poeira fina e heterogênea. Cientistas da Nasa acreditam que a água esteja misturada de forma congelada nessa camada de regolito.

O que possibilitaria a extração dessa água seria o uso da microondas, que são facilmente absorvidas pelo regolito.Aquecer o regolito seria possível pela existência de 5% de ferro no solo da Lua.


Fontes:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u652093.shtml
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=microondas-poderao-extrair-agua-na-lua-e-em-marte&id=