FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Artigos: Armas de Destruição de Massa



As Armas de Destruição em Massa apresentam a capacidade de alta destruição e consequentes mortes de centenas de milhares de pessoas em determinado  local  numa única aplicação. São representadas, principalmente, por meio dearmas nucleares, químicas e biológicas. As armas de destruição em massa biológicas conseguem, por exemplo, disseminar vírus e bactérias utilizando correspondências. Vírus que podem causar pandemia  sem destruir a infraestrutura de uma cidade.

As armas químicas transportam substâncias tóxicas que podem contaminar o solo de uma cidade e tecidos de corpos humanos. Já as armas nucleares transportam elementos radioativos que, por meio da fissão nuclear, liberam altíssimas quantidades de energia capazes de devastar cidades, florestas e qualquer ser vivo presente em determinada região, com a capacidade de alterar o código genético de um ser vivo.

A mais sutil é a arma biológica,  por ser uma arma invisível utilizada por grupos terroristas que desafiaram as autoridades de segurança dos EUA e Europa nos anos 2000. Das três armas de destruição em massa citadas, a bomba atômica (arma nuclear) requer maios investimento em pesquisa científica e instalações de construção.

Na história, deve-se à teoria da relatividade de Albert Einstein uma das principais bases de desenvolvimento científico de bombas atômicas e de hidrogênio. No final da Segunda Guerra Mundial  , foram detonadas duas bombas atômicas lançadas pelos EUA no Japão, uma em Hiroshima e a segunda em Nagasaki.

Os EUA, apesar de serem alvo de tentativas de disseminação de armas de destruição em massa por parte de terroristas, também utilizou armas biológicas e químicas durante suas investidas na Guerra do Vietnã.

Considerando o setor belicista oficial, em 2005, os EUA ocuparam o primeiro lugar entre as nações que investiram nas áreas militares, construção e manutenção de armamentos. Naquele ano , os EUA gastaram 479,2 bilhões de dólares, equivalente a 48% de todo o gasto mundial. Na mesma lista, Reino Unido, França, Japão e China investiram juntos 177,5 bilhões de dólares.
Segundo boletim dos Cientistas Atômicos (Bulletin of Atomic Scientists) , grande parte das armas de destruição em massa estão concentradas nos EUA e em bases de países membros da OTAN.