Abraham Lincoln nasceu em 12 de fevereiro de 1809, Hardin Country, Kentucky, sul dos Estados Unidos. Aos dezenove anos viajou numa barcaça que partiu do rio Mississipi em direção a Nova Orleans. Em 1830, mudou-se com a famíliapara Decatur, Illinois, onde trabalhou como cortador de toras.
Depois trabalhou como condutor de barcos e lojistas. Em 1834, foi eleito para a Câmara de Illinois; em 1837, formou-se advogado; em 1846, passou a ocupar a Câmara Representativa dos EUA. Era abolicionista, ficou famoso em nívelnacional por debater a favor dos escravos, e pelo dom de sua eloqüência.
Em 1858, concorreu para o senado, perdendo as eleições para Stephen A. Douglas. Em 1860, foi indicado pelo Partido Republicano à presidência, foi eleito num período de tensão política entre os estados do Norte e do Sul.
Após a sua posse, os estados do Sul: Alabama, Arkansas, Flórida, Geórgia, Louisiana, Carolina do Norte, Mississipi, Carolina do Sul, Texas, Tennesse e Virgínia se separaram da União norte-americana, Lincoln solicitou a 75 mil voluntários e iniciou a Guerra Civil para manter a União estadunitense. A Confederação do Sul venceu várias batalhas, sendo derrotada em julho de 1863, na Pensilvânia.
Em 1º de janeiro de 1863, divulgou a Proclamação da Emancipação de Libertação dos escravos. Lincoln se reelegeu presidente dos EUA, em 1864. Em 14 de abril de 1865, numa sexta-feira santa, Lincoln foi assassinado por John Wilkes Booth, fã dos confederados e escravista, no Teatro Ford em Washington.