FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Exposição "O Futuro que Nós Queremos"


Abre amanhã (12/06) no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro, a partir das 11 horas, a exposição “O Futuro que Nós Queremos”, promovida pelo Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) e pelo Comitê Nacional de Organização da Rio+20 (CNO). A mostra conta com vídeos, fotos e textos enviados pela população para o site ofuturoquenosqueremos.org.br. Dezessete voluntários atuarão no evento.
No total, 1.191 estudantes de ensino médio de escolas públicas fluminenses, alunos do ensino técnico do sistema Firjan [Federação das Indústrias do Rio de Janeiro], universitários de todo o país e pessoas com deficiência, da FAETEC [Fundação de Apoio à Escola Técnica] e de outras entidades, vão trabalhar voluntariamente, durante quatro horas diárias, na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) e nos eventos paralelos oficiais. Os jovens, todos com mais de 18 anos, foram selecionados entre mais de 15 mil inscritos.
Os estudantes receberam treinamento, que incluiu oficinas de sustentabilidade, direitos humanos e cidadania ativa. A formatura foi no sábado (09/06), no Vivo Rio, com uma grande festa cultural.
Estudante de eletrotécnica, Thiago Andrade, 19 anos, atuará como voluntário pela primeira vez e acredita que a experiência agregará na vida profissional. “Quero seguir a área de economia e acho importante participar de um evento muito grande de sustentabilidade.”
Para o Coordenador Residente da ONU no Brasil, Jorge Chediek, essa mobilização é uma grande oportunidade, especialmente para jovens de comunidades do Rio de Janeiro.
“É um jeito para eles se inserirem no mundo, na comunidade global, porque o mundo está vindo ao Rio de Janeiro e muitos deles não têm essa oportunidade. Este programa voluntário vai oferecer a eles esta extraordinária oportunidade de conhecer o mundo em seu país e fazer os visitantes conhecerem o Brasil muito melhor.”
Segundo o Ministro Laudemar Aguiar, Secretário Nacional do CNO, a Rio+20 vai registrar todos os jovens que trabalharem bem para que sejam aproveitados em outras oportunidades.
“A nossa ideia é que, com esse treinamento, e com a participação que eles tenham na Rio+20, os que trabalharem bem possam ser reutilizados. Nós faremos o cadastro positivo para eles participarem de próximos eventos, como a Juventude Católica, a Copa do Mundo, as Olimpíadas, de forma que eles ajam já com a experiência que tenham e também sejam um efeito multiplicador”, explica.