PROGRAMAÇÃO
DIA 08 DE NOVEMBRO (QUINTA-FEIRA)
ABERTURA OFICIAL
Forte da Capoeira – Largo de Santo Antonio Além do Carmo
18h SOLENIDADE DE ABERTURA
Execução do Hino Nacional – Mestre Dinho & Sinfonia de Arame
Execução do Hino 02 de julho – Orquestra de Berimbaus, com Mestre Nei Sacramento
Roda dos Mestres
18h30 MESA INSTITUCIONAL DE ABERTURA
Governo do Estado da Bahia (governador Jaques Wagner)
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (secretário Albino Rubim)
Fundação Palmares
Ministério da Cultura
Ministério das Relações Exteriores (sec. Paulo Andre Moraes de Lima, representando o embaixador Paulo Cordeiro)
Secretaria de Promoção de Políticas de Igualdade Racial
Secretaria de Promoção da Igualdade do Estado da Bahia
Secretaria Municipal da Reparação
Taata Anselmo Santos Minatojy,- Terreiro Mokambo – Onzó Nguzo Za Nkisi
Dandalunda ye Tempo
Antônio Carlos dos Santos Vovô – Presidente do Ilê Aiyê
Manoel Nascimento Machado, Mestre Nenel – Filho de Manoel dos Reis Machado, Mestre Bimba
19h MESA-REDONDA: CULTURAS NEGRAS NO MUNDO CONTEMPORÂNEO
Liv Sovik (moderadora) – Professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisa o discurso identitário brasileiro, focalizando questões políticas e teóricas de raça e de gênero colocadas por esse discurso, sobretudo em sua interface com o contexto global.
Simon Njami – Crítico de arte, curador e escritor camaronês, foi editor da revista parisiense Revue Noire, primeira essencialmente consagrada á arte contemporânea, e de 2001 a 2007 foi curador da Bienal de Fotografia de Bamako.
Umi Vaughan – artista norte americano, antropólogo cultural, especialista na cultura da diáspora africana, trabalha com dança, fotografia e performances. Professor de Estudos Africanos da Universidade da Califórnia, Monterey Bay onde criou uma nova disciplina intitulada Afro Cuba Hip Hop: Music and Dance in the Black Atlanticsobre a história social e as práticas atuais em música e dança na Diáspora Africana.
Edgardo Ortuño – Professor, historiador e pesquisador da Faculdade de Humanidades e Ciências da Educação do Centro de Estudos Interdisciplinares do Uruguai (CEIU), é militante político, tornando-se o primeiro afrodescendente eleito como deputado na história do seu país, onde foi ainda subsecretario do Ministro das Indústrias. Como parlamentar, impulsionou a criação do Dia Nacional do Candombe, da Cultura Afrouruguaia e da Equidade Racial, celebrado em 03 de Dezembro. Atualmente, é presidente da Casa da Cultura Afrouruguaia.
Mahomed Bamba – Doutor em Cinema, Estética do Audiovisual e Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Professor adjunto na Faculdade de Comunicação (FACOM) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pesquisador no programa de Pós-Graduação em Comunicação e Culturas Contemporâneas (PósCom-Facom-UFBA). É membro do conselho deliberativo da SOCINE (Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema).
21h APRESENTAÇÃO CULTURAL
“Orquestra de Pandeiros” – Tamima Brasil e Yago Avelar.
21h30 WAJEUN
DIA 08 DE NOVEMBRO (QUINTA-FEIRA) – CONTINUAÇÃO
INÍCIO DA PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA NO PELÔ
Largos do Pelourinho
20h LARGO TEREZA BATISTA
- Bankoma (Lauro de Freitas/BA)
LARGO PEDRO ARCHANJO
- I Festival Latitudes Latinas – Show Jam Session “Afropercussividades”.Com Nei Sacramento (BA), Vivi Pozzebón (Argentina), Pablo Suarez (Uruguai), Richard Serraria (RS), Lucas Kinoshita (RS), dentre outros.
DIA 09 DE NOVEMBRO (SEXTA-FEIRA)
Auditório da Faculdade de Medicina no Pelourinho
9h MESA-REDONDA: CULTURAS NEGRAS NO BRASIL HOJE
Muniz Sodré – jornalista, sociólogo, professor coordenador do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultua da UFRJ, foi diretor da Fundação Biblioteca Nacional no período de 2005 a 2011, autor de várias obras teóricas sobre cultura brasileira e cultura negra.
José Miguel de Souza Cyrillo – atual Secretário de Cultura do Amapá, é também cantor e compositor, um dos principais representantes da cultura negra em seu estado.
Chico César – atual Secretário de Cultura da Paraíba, é cantor, compositor, escritor e jornalista brasileiro, considerado um dos artistas mais inventivos da nova música brasileira.
Ayrson Heráclito – Mestre em Artes Visuais pela UFBA, além de artista visual, pesquisador do GAP (Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Arte e Patrimônio) e curador, professor do quadro permanente do Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB.
15h MESA-REDONDA: CARNAVAIS NEGROS NAS AMÉRICAS
Paulo Miguez – Doutor em Comunicação e Culturas Contemporâneas, professor da UFBA, pesquisador do carnaval.
Hortênsia Calvo – Diretora da Biblioteca Latino-americana da Universidade Tulane, em New Orleans, Estados Unidos.
Gerada Holder - Chefe do Arquivo da Biblioteca Nacional de Trinidad and Tobago
Danny González – Professor da Universidade de Barranquilla, Departamento de Atlântico, Colômbia.
Fred Góes – Compositor, professor da Faculdade de Letras da UFRJ e Pesquisador em cultura popular, carnaval, música e literatura marginal.
Eduardo da Luz – cantor, compositor e intérprete do Uruguai, dedicado à pesquisa da música tradicional uruguaia e ao candombe.
19h PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA
RUAS DO PELOURINHO
- Maracatu Aruenda da Saudade (Paraíba)
- Encontro de Tambores – com músicos dos blocos Ilê Ayiê, Timbalada, Filhos de Gandhy, Malê, Muzenza, Cortejo Afro, Bankoma, Didá, Os Negões, Okanbí (Salvador/BA)
LARGO TEREZA BATISTA
- La Melaza - Candombe (Uruguai)
- Dão e Caravana Black (Salvador/BA)
LARGO QUINCAS BERRO D´ÁGUA
- José Miguel Cyrillo (Amapá)
LARGO PEDRO ARCHANJO
- Apresentações de Dança:
- “A Reza” e “É esse!?” – Cia. de Dança Jovem da FUNCEB – Coreógrafa Marilza Oliveira.
- “Rapsódia Africana” e “Boi Gira Bumbá” – Cia. de Dança Infanto Juvenil da FUNCEB –Coreógrafo Denny Neves
- Grupo Raízes do Bolão (Amapá)
- Orquestra Rumpilezz (Salvador/BA)
DIA 10 DE NOVEMBRO (SÁBADO)
Auditório da Faculdade de Medicina no Pelourinho
9h PLENÁRIA: ENCONTRO DE ESTUDOS DAS CULTURAS NEGRAS
Discussão sobre a criação de uma rede de estudos das culturas negras a partir da articulação entre os diversos grupos de estudos já existentes no país e no exterior.
Liv Sovik – Graduada em English Language and Literature – Yale University (1977), com mestrado em Estudos Latino-Americanos (área de Comunicação) pela University of Texas at Austin (1985) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1994), é pós-doutorada pela Goldsmiths College – University of London. É professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Trabalha sob forte influência dos Estudos Culturais, sobretudo o trabalho de Stuart Hall. Partindo muitas vezes de uma visão histórica da música popular brasileira, suas pesquisas versam sobre teorias de cultura e poder, passando pelo pós-moderno, a globalização e o comum, assim como manifestações culturais ligadas a identidades culturais, raciais e de gênero no Brasil contemporâneo.
Ana Claudia Lemos Pacheco– Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campinas (UNICAMP), realiza pesquisas e leciona sobre População Afrobrasileiras; Gênero-Raça, Mulheres Negras, Afetividade, Trabalho Feminino; Feminismo Negro; Juventude; Sociologia do Negro Brasileiro. É vice-presidente da Associação de Pesquisadores (as) Negros (as) da Bahia (APNB).
Ana Rita Santiago – Atualmente é Próreitora de Extensão e professora adjunta do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). É presidente da Associação de Pesquisador@s Negr@s da Bahia. É doutora em Letras e Lingüística pela Universidade Federal da Bahia (2010). Tem mestrado em Educação e Contemporaneidade (UNEB-2005). Éespecialista em Língua e Literatura (UFBA- 1997) e em Metodologia do Ensino Superior (UNEB-2003). Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura afro-feminina, escritoras negras, identidade, educação pluricultural e antidiscriminatória e memória.
Antônio Godi – Antropólogo, ator, escritor e fotógrafo, professor universitário (Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana), da qual recebeu o título de mestre em Cultura Contemporânea e é pós-graduado em Ciências Sociais e Antropologia pela UFBA. Atua principalmente nas áreas de festas, música (reggae), Identidades e Pertencimentos Culturais.
Cecília Conceição Moreira Soares – Doutora em Antropologia pela Universidade de Pernambuco, é professora na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e suas pesquisas versam sobre história, cultura, memória, educação, territorialidade, identidade e gênero. É vice-diretora da Revista do Nupe – Departamento de Educação e lidera o grupo de pesquisa GEPMAB (Grupo de Estudo e Pesquisa da Memória Afro – Baiana), da Universidade do Estado da Bahia. Participa dos grupos de pesquisa Cultura, Poder e Memória da Universidade Católica de Salvador e do CER – Centro de Estudos do Recôncavo da Universidade Estadual de Feira de Santana (UCSAL/UEFS).
Jamile Borges da Silva – Doutoranda em Antropologia pelo Programa de Pós- Graduação em Estudos Étnicos e Africanos e professora da Universidade Federal da Bahia (CEAO/UFBA), desenvolve pesquisa no Centro de Estudos Afro-Orientais /CEAO-UFBA e colabora com o Curso de Estudos Avançados Fábrica de Idéias - CEAO/UFBA/FORDSEPHIS. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Sociologia e Contemporaneidade, atuando principalmente em Educação, EaD, Tecnologia, Cibercultura, Cidadania, Etnicidade, Imagem e Memória, Africanidade e Identidade Cultural.
Jefferson Bacelar – Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), é professor do Programa de Pós- Graduação em Estudos Étnicos e Africanos e Antropologia e coordenador do Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO/UFBA). Suas pesquisas são fortemente marcadas por questões que envolvem etnicidade, negro, identidade étnica, migração e ideologia
14h PLENÁRIA: REDES DE INTERCÂMBIO E COOPERAÇÃO DAS CULTURAS NEGRAS
Estado da arte das redes de intercâmbio e cooperação das culturas negras e articulação das mesmas de maneira a favorecer a interação sistemática entre os seus membros, criando uma plataforma de intercâmbio e cooperação regional, nacional e internacional.
Jaqueline Vasconcelos – Doutoranda do Programa de Pós Graduação em meios e processos do Audiovisual da escola de Comunicação e Artes da USP. Foi membro do grupo gestor da Rede Sulamericana de Dança, coordenadora Plataforma Internacional de Dança (PID) de 2010, curadora da mostra artística do PID 2011, oordenadora de eventos internacionais, tais como o Seminário Economia da Dança: fluxos colaborativos de gestão para a mobilidade na América Latina (2010) e a Jornada de Discussão e Reflexão em Curadoria (2010). Atualmente atua junto ao Conexão ZAT (Zona Autônoma Temporária), uma ação cultural que propõe novas formas de gestão, produção e criação, criada em São Paulo. Vai ministrar a oficina de “Oficina de vídeodança AFROCONTEMPORÂNEO BAHIA”, ao lado de Soraya Vargas e Dixon Quitian (da Fundação Imagem em Movimento).
Ângelo Flávio – Ator, diretor teatral e ativista é também o diretor da Companhia de Teatro Abdias Nascimento (CAN). Com esta companhia, recebeu seis indicações ao Prêmio Braskem de Teatro e o Prêmio de Revelação, em 2008, com o espetáculo O Dia 14, convidado pela Secretária Municipal da Reparação (SEMUR) para se utilizado como instrumento pedagógico na discussão das políticas de Ações Afirmativas para professores e alunos da rede pública de ensino. Foi diretor ainda de “A Casa dos Espectros” (2006), com duas indicações ao Prêmio Braskem de Teatro de 2007.
Eduardo Krumpholz e Indira Montoya – Representantes da Hipermedula.Org, uma Plataforma Iberoamericana de arte, cultura, novas tecnologias, ensaio e pensamento, com sede na Argentina. O Hipermedula.org é uma plataforma digital de comunicação e produção artística que se propõe a divulgar os produtos e processos culturais gerados a partir da América Latina e da rede de Centros Culturais, além da integração de práticas emergentes, artistas consagrados e processos. Vão ministrar também a oficina de “Teoria e prática da comunicação para projetos digitais”.
Soraya Vargas e Dixon Quitian – Representantes da Fundação Imagem em Movimento, que se traduz como a expressão das personalidades culturais e o do povo. Trabalha a partir de critérios e valores educacionais, cultural, artístico, científico e histórico, partes que se integram no patrimônio cultural de uma nação. Fundada em 1194, no Chile, trabalha no processo de conservação do patrimônio fílmico latino-americano. Vão ministrar a oficina de “Oficina de vídeodança AFROCONTEMPORÂNEO BAHIA”, ao lado de Jaqueline Vasconcelos (Conexão ZAT).
Edgardo Ortuño – presidente da Casa da Cultura Afro-uruguaia e Ministro de cultura do Uruguai; é também professor, historiador e um dos precursores e defensores da cultura afro no Uruguai.
19h PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA
RUAS DO PELOURINHO/ ITINERANTE
- Zambiapunga (Nilo Peçanha)
- Cortejo Cênico – Escola de dança da FUNCEB (Salvador/BA)
LARGO TEREZA BATISTA
- Shurwayne Winchester (Trinidad and Tobago)*
- Berimbrown (Minas Gerais)
LARGO QUINCAS BERRO D´ÁGUA
- Afromusicalidade - com Wilson Carvalho, Matilde, Bié Nô e Carla Lis (Salvador/BA)
- Dionorina (Feira de Santana/BA)
LARGO PEDRO ARCANJO
- Orquestra Afrosinfônica (Salvador/Ba)
- Espetáculo teatral PAN-AFRI-CAN-ISMO – Cia. Abdias do Nascimento (Salvador/BA)
- Apresentações de dança (Salvador/BA):
- “OPAXORÔ – Grupo Gênese de Mestre King
- “Ato de Homenagem a Mestre King” – Coletivo Dançando Nossas Matrizes
- Solo “Ogundia” – Diogo Clown
- Solo “Batalha” – Luiz Carlos
- Solo “Trilhando caminhos” – Raicley Reis
- “Bantú” – NC3 – Núcleo C de Composição Coreográfica- Coreógrafo Ramon Moura
- Solo “Oguniada” – Nana Monteiro
- Solo “Ogun Camará” – Ana Brito
- Solo “Caminhos” – Meryadla Brito
- “Homens de Ogum” – Cia. Robson Correia – Coreógrafo Robson Correia
TERREIRO DE JESUS
- Show com Ilê Aiyê e Olodum (Salvador/BA)
DIA 12 DE NOVEMBRO (SEGUNDA)
Teatro Dona Canô – Santo Amaro da Purificação
17h APRESENTAÇÃO CULTURAL
“Samba de Roda – D. Nicinha”
18h MESA-REDONDA: DIVERSIDADE DAS CULTURAS NEGRAS DA BAHIA
Jaime Sodré – mestre em História da Arte, estudioso da história das culturas negras, é professor da UNEB e CEFET, pesquisador em História Social e religioso do candomblé.
Nelson Maca – professor de literatura da Universidade Católica de Salvador e articulador do coletivo Blackitude: Vozes Negras da Bahia. É poeta e coordena o Sarau Bem Legal (Infantil) e o Sarau Bem Black.
Rosildo do Rosário – Coordenador da Casa do Samba/Projeto Rede do Samba e mediador cultural do Nordeste no Colegiado Nacional de Culturas Populares.
Raimundo José das Neves (Mestre Macaco) – Mestre de Capoeira, Presidente do Conselho Mun. de Cultura de Santo Amaro, Representante do Território do Recôncavo, Gestor Cultural do Ponto de Cultura.
Alberto Pitta – artista plástico baiano, presidente do bloco Cortejo Afro e da Liga dos Blocos Afros.
21h30 APRESENTAÇÃO CULTURAL
Show do “Cortejo Afro”
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
OFICINAS DE COMUNICAÇÃO E VIDEODANÇA
1 . Teoria e prática da comunicação para projetos digitais
Com Eduardo Krumpholz e Indira Montoya (Hipermedula.org/Argentina)
Data: 08 e 09 de novembro das 14h às 16h
Local: Escola de Dança da Funceb/Centro de Formação em Artes
2 .Oficina de vídeodança AFROCONTEMPORÂNEO BAHIA
Com Jaqueline Vasconcelos (Conexão ZAT/São Paulo) e Soraya Vargas e Dixon Quitian (Fundação Imagem em Movimento/Colômbia).
Data: 07, 08 e 09 de novembro das 9h às 12h
Local: Escola de Dança da Funceb/Centro de Formação em Artes
EXPOSIÇÕES PARALELAS
EXPOSIÇÕES PARALELAS
“Mulher Angolana – Ao Encontro do Desenvolvimento Sustentável?”
A exposição com imagens de autoria de sete fotógrafos angolanos (Armando Carmo, Osvaldo Paulo, Carlos Araújo, Jaime Sebastião, Anacleto Próspero, Pedro Paulo e Waldney Oliveira). A exposição conta com 34 cubos retroiluminados com fotos e histórias de mulheres angolanas das mais diversas classes sociais, entre elas, ministras, médicas, professoras, donas de casa e ambulantes.
Local: Galeria Solar Ferrão – Centro Cultural Solar Ferrão (Rua Gregório de Matos, 45, Pelourinho).
Visitação: de terça a sexta, das 12h às 18h, e sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h.
“Estética dos búzios”
A exposição, que é fruto do Edital Agosto da Igualdade, promovido pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), é composta por fantasias de Blocos Afros e Afoxés, estampas e tecidos desenhados pelo artista plástico e diretor do Bloco Cortejo Afro, Alberto Pitta.
Local: Museu Nacional da Cultura Afro-brasileira – MUNCAB (Rua do Tesouro, Centro Histórico). Visitação: de terça-feira a sexta-feira das 10 às 17h, sábados e domingos, das 14 às 17 horas.
“Acervo do Museu Afro-Brasileiro – MAFRO”
Exposição do acervo permanente do Museu Afro-Brasileiro da Universidade Federal da Bahia. Distribuída em três salas distintas, aborda duas grandes temáticas: África e Religiosidade Afro-Brasileira. Em sala especial, encontra-se a exposição do conjunto monumental de talhas do artista plástico Carybé, retratando 27 orixás.
Local: Museu Afro-Brasileiro – MAFRO (Faculdade de Medicina da UFBA, Terreiro de Jesus, Pelourinho)
Visitação: de segunda a sexta, das 9h às 16h e aos sábados das 10h às 17h.