FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Exposição "Mario de Andrade- Cartas do Modernismo"



A exposição encerra as comemorações dos 90 anos da Semana de Arte Moderna, traçando o desenvolvimento do Modernismo através das cartas de Mário de Andrade. A correspondência do escritor é reconhecida por seu expressivo volume e pela qualidade dos interlocutores envolvidos. Os mais importantes poetas, escritores, músicos, teóricos e artistas desse período trocavam cartas com ele. O estudo delas revela o ideário modernista do autor, que se constitui como tema central da exposição, mas apresenta também o lado humano das pessoas envolvidas, suas dores, amores, brigas, disputas, picuinhas e brincadeiras.
A mostra reúne cartas trocadas entre Mário e Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Candido Portinari, Di Cavalcanti, Enrico Bianco, Cícero Dias e Victor Brecheret. Outro foco da exposição está nas Artes Plásticas, apresentando cartas que se referem ao tema na correspondência com Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade e Henriqueta Lisboa. Destaque especial é dado ao período, muito pouco conhecido, em que Mário de Andrade viveu no Rio de Janeiro, e também à sua amizade com Portinari. Neste segmento são apresentadas cartas originais de Mário de Andrade a Portinari, hoje mantidas no Projeto Portinari.
Ao longo dos anos, Mário de Andrade comprou e recebeu como presente muitas obras de arte, hoje abrigadas no IEB- Instituto de Estudos Brasileiros da USP. Entre os trabalhos cedidos para a exposição estão: "As Margaridas de Mário" de Anita Malfatti , "Mulher" de Di Cavalcanti, desenhos e aquarelas de Cícero Dias, Ismael Nery, Portinari, Segall, Zina Aita e Augusto Rodrigues. O principal destaque são os três retratos do escritor realizados por Portinari, Lasar Segall e Enrico Bianco. Pertencentes a outras coleções há as obras "Chinesa" de Anita Malfatti e "Menina do Circo" de Di Cavalcanti.
Devido à fragilidade, a maioria das cartas será apresentada sob forma de fac-símile. Considerando também a dificuldade de compreensão da caligrafia antiga, parte delas foi transcrita e impressa para facilitar a leitura. Parte das cartas foi gravada pelo ator João Paulo Loredano, sendo este material apresentado em fones de ouvido (o que estende a abrangência da mostra aos deficientes visuais). A exposição é complementada por uma cronologia de Mário de Andrade e um vídeo que contextualiza aquele período para o público, através de fotos de época. Há ainda uma instalação interativa que recompõe cartas de Mário de Andrade.
Serviço: 
Exposição: "Mário de Andrade - Cartas do Modernismo"
terça a domingo 12h às 19h - GRÁTIS
Local: Centro Cultural Correios (Rua Visconde de Itaboraí, 20 - Centro 2253-1580)
Curadoria: Denise Mattar 
Cenografia: Guilherme Isnard
Acervos: IEB- Instituto de Estudos Brasileiros da USP, Projeto Portinari e outras coleções.
Patrocínio: Correios
Apoio: Centro Cultural Correios
Acesse: www.correios.com.br