FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Audiovisual em Debate - Movimento Cineclubista de Belo Horizonte




A Fundação Municipal de Cultura, por meio do Centro de Referência Audiovisual – CRAV, apresenta o projeto Audiovisual em Debate. O convidado desta edição é o pesquisador da História do Cinema Geovano Moreira Chaves que irá apresentar a palestra: “Para além do cinema: Uma genealogia do movimento cineclubista de Belo Horizonte”.
O encontro acontece dia 3 de setembro, às 19h, no auditório do Centro de Referência da Moda (Rua da Bahia 1.149 – Centro). A atividade é gratuita e voltada a todos os interessados na linguagem audiovisual.
Geovano Chaves debaterá a trajetória dos cineclubes de Belo Horizonte, que se constituíram a partir da década de 1940 e estão entre os principais espaços de interpretação fílmica e formação de críticos e cinéfilos em território nacional, sobretudo por conferirem densidade a um momento particular da história do cinema. Os cineclubes belo-horizontinos, por meio da sociabilidade de olhares, foram espaços responsáveis pela difusão de uma “cultura cinéfila” na cidade, inclusive, por meio da produção de destacadas revistas especializadas. Em sua atuação, esses grupos expressaram as orientações políticas e morais dos seus integrantes.
O palestrante
Geovano Moreira Chaves é doutorando em História e Culturas Políticas pela UFMG. Graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, é especialista em História da Cultura e da Arte e mestre em História e Culturas Políticas pela UFMG. Trabalha principalmente com História do Cinema.
Novidade
Audiovisual em Debate, que está em sua segunda edição, é o mais novo projeto do CRAV. Constitui-se de palestras mensais cujo objetivo é apresentar discussões sobre o universo do audiovisual, propondo debates sobre a temática da preservação, mas também contemplando questões concernentes à produção, distribuição, exibição e formação de público. Serão privilegiadas apresentações que dialoguem com a produção mineira e belo-horizontina. As atividades são gratuitas e abertas aos interessados em audiovisual.
Artista/Grupo/Outros:
Geovano Moreira Chaves
Formas de acesso:
Gratuito
Orientação/Pré-requisitos:
Solicitação de certificado ocorrerá no local da palestra. Para requisitar, basta marcar no livro de presenças.
Público
Público Geral
Faixa etária/Classificação:
Livre
Quando:
Dia 3 de setembro, terça, das 19h às 21h.
Endereço:Rua da Bahia, 1149
Bairro: Centro
Telefone:
3277-6330
E-mail:
crav.fmc@pbh.gov.br