A série “Nova Literatura Brasileira” convida a Cristiane Costa para debater o livro “Pena de Aluguel” (Ed. Companhia das Letras). O encontro acontece na Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes, no dia 16 de outubro, quarta-feira, às 19h30. A entrada é gratuita.
O jornalismo ajuda ou atrapalha a atividade literária no Brasil? A pergunta que o escritor e jornalista João do Rio fez aos principais intelectuais brasileiros em 1904 é o ponto de partida desta história da encruzilhada entre literatura e jornalismo no país. Cristiane Costa levou a questão a 32 escritores jornalistas contemporâneos e reconstruiu a ponte entre os dois momentos literários. Entre 1904 e 2004, boa parte dos escritores brasileiros buscou seu ganha-pão nas redações de jornais e revistas. Ao alugarem sua pena, levaram técnicas, práticas e idéias de um campo para o outro - modernizaram o texto da imprensa e injetaram elementos da linguagem jornalística na ficção e na poesia. Cristiane Costa faz dessa zona de fronteira - onde se cruzam questões culturais, econômicas, sociais, literárias, jornalísticas e do mercado editorial - um ângulo privilegiado (e ainda pouco explorado) para observar a história da imprensa e da literatura no Brasil.
Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Cristiane Henriques Costa é professora e coordenadora do curso de Jornalismo da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Eco-UFRJ), onde também concluiu seu mestrado e doutorado.
16 de outubro de 2013
quarta-feira, às 19h30
Local: Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes
Avenida Afonso Pena, 1537 - Centro
Informações: 31 3261.1501
Entrada franca