FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 15 de abril de 2014

ARQUEOLOGIA E MÚSICA ERUDITA NO MUSEU DAS MINAS E DO METAL

Para a programação cultural Toda Quinta e Muito MMMais..., o Museu das Minas e do Metal – no Circuito Cultural Praça da Liberdade e que tem como mantenedora a Gerdau – promove na quinta-feira, 17 de abril de 2014, às 19h30, nova edição do “Língua Afiada”, desta vez com palestra “A arqueologia como patrimônio cultural: os desafios da diversidade cultural”, da especialista Luana Carla Martins Campos. Após o evento, haverá, às 21h, a apresentação do Ensemble de Violoncelos, formado por um grupo de violoncelistas de Ouro Branco. Os dois programas têm entrada franca.

Luana Carla Martins Campos é doutoranda em arqueologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestre e graduada em história pela mesma universidade. Especialista em prospecções e salvamentos arqueológicos, atua nas áreas de patrimônio cultural e arqueologia histórica, tendo realizado diversas consultorias e assessorias técnicas em ICMS Cultural e licenciamento ambiental. É cofundadora do Instituto de Inovação Social e Diversidade Cultural (Insod) e coordenadora de projetos da mesma instituição. Além disso, trabalha com educação patrimonial e criação de materiais didáticos.

O Ensemble de Violoncelos é um grupo formado por alunos da Casa de Música de Ouro Branco, a 100 quilômetros de Belo Horizonte, e tem o apoio da Gerdau. A apresentação no MMM está dentro da programação do Festival de Violoncelos do município. Os músicos estarão sob a coordenação de Matias de Oliveira Pinto, professor de violoncelo da Universidade das Artes de Berlim e da Faculdade de Música de Münster, na Alemanha. No programa, obras de Haendel, Wagner, Villa-Lobos, Guerra Peixe e Tchaikovsky.

A programação cultural Toda Quinta e Muito MMMais... é realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet), do Ministério da Cultura, com o patrocínio da Gerdau.


SERVIÇO

Língua Afiada - “A arqueologia como patrimônio cultural: os desafios da diversidade cultural”, com Luana Carla Martins Campos
  • Data: 17 de abril de 2014, quinta-feira
  • Local: Museu das Minas e do Metal
  • Horário: 19h30
  • Entrada franca

Ensemble de Violoncelos - programação do Festival de Violoncelos de Ouro Branco
  • Data: 17 de abril de 2014, quinta-feira
  • Local: Museu das Minas e do Metal
  • Horário: 21h
  • Entrada franca