FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 24 de abril de 2014

PALESTRAS DO GOVERNO, DEBATES E INTERATIVIDADE MARCAM PROGRAMAÇÃO DO 11º ENASE


Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico, maior fórum de discussões do setor no Brasil, acontece nos dias 6 e 7 de maio, no Rio de Janeiro

Estão abertas as inscrições para a 11ª edição do Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico (ENASE), o maior fórum de discussões do segmento no Brasil. O evento será nos dias 6 e 7 de maio, no Rio de Janeiro, e irá discutir as perspectivas e os panoramas futuros do setor elétrico brasileiro, projetando cenários para os próximos cinco anos. Além de 16 entidades setoriais, estão previstas as participações do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão; do presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim; do diretor-geral do Operador Nacional do Sistema (ONS), Hermes Chipp; do diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Romeu Rufino, e do diretor André Pepitone; além do presidente do Conselho de Administração da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), Luiz Eduardo Barata.

Lobão abrirá o evento com uma palestra em que analisará, pela ótica do governo, as projeções para o setor elétrico brasileiro entre os anos de 2014 e 2019. Em seguida, os participantes farão parte de debate envolvendo planejamento, operação e mercado; com Maurício Tolmasquim, Hermes Chipp e Luiz Eduardo Barata. A programação do ENASE prevê ainda perguntas do público para as autoridades e pesquisas eletrônicas, com resultados instantâneos, antecipando o que pensam os agentes do setor sobre os temas avaliados.

Ao longo dos últimos anos, o ENASE consolidou-se como o principal evento do segmento, promovendo debates e o surgimento de propostas que colaboraram para o desenvolvimento do setor elétrico brasileiro. Este ano, o foco será o planejamento plurianual, característico nesta área, baseado na expansão da matriz elétrica para um horizonte de cinco anos à frente. As eleições de 2014 também serão abordadas. Paulo Kramer, professor doutor em Ciências Políticas da Universidade de Brasília (UnB), falará sobre a corrida presidencial e suas consequências.

Entre as associações que fazem parte do setor elétrico, estão confirmadas palestras e debates com Alexei Macorin Vivan (ABCE); Fernando Zancan (ABCM); Elbia Melo (ABEEólica); Mario Menel (ABIAPE); Paulo Pedrosa (ABRACE); Reginaldo Medeiros (ABRACEEL); Nelson Leite (ABRADEE); Flávio Neiva (ABRAGE); Marco Antônio Veloso (ABRAGEF); Charles Lenzi (ABRAGEL); Xisto Vieira Filho (ABRAGET); José Claudio Cardoso (ABRATE);  Carlos Faria (ANACE); Luiz Fernando Vianna (APINE) e Leonardo Calabró (COGEN). A organização é do Grupo CanalEnergia.