FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 21 de maio de 2014

A FUNÇÃO DAS BRINCADEIRAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO É TEMA DO CAFÉ COM CONHECIMENTO

Exibindo Café com Conhecimento - Brincando de Conhecer - flyer.png

O papel dos brinquedos e brincadeiras tradicionais na construção das relações e formação dos valores coletivos é tema da pesquisa do sociólogo e produtor cultural Luiz Trópia, convidado do Café com Conhecimento cujo tema é “Brincando de Conhecer e Conhecer Brincando. O debate é aberto ao público e explora, entre outros aspectos, a educação e a sociabilidade fortalecidas através das atividades lúdicas. O evento integra as ações da mostra “Quando o Jequitinhonha Canta e Dança” e acontece no sábado, 24 de maio, a partir das 11h, na cafeteria do Espaço do Conhecimento UFMG.

Pessoas que passam da faixa dos trinta anos, ou até menos, notam uma mudança considerável no comportamento das crianças, principalmente no que diz respeito às formas de entretenimento. As brincadeiras, antes realizadas em pequenos grupos pelas ruas dos bairros, cedem cada vez mais espaço para atividades sem contato próximo, a exemplo dos já tão populares jogos digitais. O sociólogo e membro da Comissão Mineira de Folclore, Luiz Trópia, viveu sua infância no bairro Santa Tereza dos anos 1950, em Belo Horizonte, e reconhece o contraste nítido existente entre os dias atuais e o tempo em que as brincadeiras tradicionais eram parte do cotidiano.

As mudanças motivaram sua pesquisa sobre brinquedos e brincadeiras tradicionais, intitulada O Folclore Lúdico: Importância dos Brinquedos e Brincadeiras Tradicionais na Educação Informal e Escolar, na qual ele explora o papel pedagógico proveniente daquelas primeiras formas de socialização. “Meu trabalho faz um estudo comparativo de três gerações do Santa Tereza, a partir da implantação do bairro, em 1920, passando pela década de 50 e as gerações atuais. Nas brincadeiras tradicionais as pessoas reconhecem o espaço do outro, tomam conhecimento das normas que regem a sociedade no sentido do direito de cada um. É uma relação ativa, você com o outro. Nos brinquedos eletrônicos a relação é passiva e não há a necessidade do encontro”, problematiza.

Além da falta de contato diário e o prejuízo dessa relação distante para o crescimento do indivíduo, Trópia chama a atenção para o fato de que os jogos eletrônicos mais populares são, em sua maioria, violentos e traduzem a visão de mundo de outras culturas, que não têm necessariamente relação com a nossa. “Não sou contra as novas tecnologias, elas têm o seu lugar e não adianta negar isso. Mas o fato é que as crianças da geração atual passam boa parte do seu tempo em contato com jogos eletrônicos que trazem valores vindos de fora, o que é uma imposição cultural. Outro problema é a abordagem. São brinquedos cujo tema principal, na maioria das vezes, é a violência, o que resulta em prejuízos neste período importante da educação”, diz.

Outras perdas percebidas são em relação ao próprio legado cultural, uma vez que as brincadeiras e brinquedos tradicionais constituem um dos principais elementos da cultura popular e do folclore - costumes transmitidos de geração em geração. “Esse conjunto de manifestações é o que chamamos de folclore lúdico, e elas constituem o  primeiro contato da criança com a cultura do seu povo. Por isso é tão importante como instrumento de socialização e aprendizado”, conclui.

Os Cafés do Espaço
Com o intuito de gerar um ambiente de encontro e intercâmbio de informações, o Espaço do Conhecimento UFMG promove atividades aos sábados em seu café, sempre no final da manhã, às 11 horas. O Café Controverso tem a participação de dois convidados com pontos de vista distintos sobre a temática discutida. Já o Café com Conhecimento é a oportunidade de conhecer e conversar mais sobre um determinado assunto, a partir da contribuição de uma pessoa especializada na questão. Em ambos, o público tem um papel fundamental para a dinâmica das discussões, uma vez que não atua somente como ouvinte, mas como participante ativo.

Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes através da utilização de recursos museais. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Cultural Praça da Liberdade, o Espaço do Conhecimento é fruto da parceria entre a operadora TIM, a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG – e da Rede de Museus e Espaço de Ciência e Cultura da UFMG.

Serviço:
Café com Conhecimento: Brincando de Conhecer e Conhecer Brincando
Data: 24 de maio, 11h
Local: Espaço do Conhecimento UFMG - Circuito Cultural Praça da Liberdade
Entrada Franca
Mais informações: www.espacodoconhecimento.org.br
Informações para a Imprensa: (31)3409 8366