Esta coletânea é uma homenagem ao geógrafo Mauricio de Almeida Abreu (1948-2011), professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e autor, entre outros livros, de Sistema urbano de conservação do ambiente (1972), Evolução urbana do Rio de Janeiro (1987) eGeografia histórica do Rio de Janeiro, 1502-1700 (2010).
Mauricio de Almeida Abreu foi um geógrafo que procurou abordar os acontecimentos e conflitos do seu tempo pelo viés das transformações da Geografia urbana, analisando o processo histórico e as heranças do passado colonial e imperial no espaço contemporâneo. Os Escritos aqui reunidos, que representam uma pequena parte da fecunda produção intelectual do autor, foram elaborados quase ao mesmo tempo em que trabalhava na sua já clássica obra Geografia histórica do Rio de Janeiro e representam uma fonte de importância decisiva para quem queira compreender a dinâmica da realidade espacial, social, política, econômica e cultural do Rio de Janeiro e do Brasil.
A seleção dos artigos não foi nada fácil, diante da quantidade – e, sobretudo, da qualidade – de publicações esparsas feitas por ele. Estão aqui reunidos aqueles que trouxeram maior contribuição, tanto ao debate empírico quanto teórico, e que não se relacionavam diretamente com sua investigação já divulgada em forma de livro.
Daí resultou uma seleção de textos agrupados por temas, iniciando pelas discussões de caráter mais teórico, ingressando depois nos estudos mais empíricos e finalizando com a homenagem ao geógrafo Milton Santos, um de seus principais interlocutores. Os trabalhos de ordem teórica abordam a questão conceitual da memória urbana e as transformações da Geografia Urbana brasileira. Aqueles mais diretamente ligados à Geografia Histórica, a partir de enfoques também empíricos, são apresentados não em ordem cronológica de sua elaboração, e sim do mais geral para o particular. São textos consagrados aos pensadores e formuladores de projetos de cidades no passado colonial e imperial; à apropriação territorial nos primeiros séculos; à relação entre natureza e sociedade; à modernidade na capital carioca do império português; à habitação popular e à origem das favelas.
Informação mais ampla sobre a vida e obra de Mauricio de Almeida Abreu pode ser obtida em www.mauricioabreu.com.br.
Os organizadores: Fania Fridman é professora do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da UFRJ e Rogério Haesbaert é professor do Departamento de Geografia da UFF.
Dia(s): 11/06/2014
Horário: 19:00
Horário: 19:00