FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Psychedelic Jungle na Galeria Homegrown


Uma exposição de Alexandre Baltazar

Nomeada a partir do disco homônimo da banda The Cramps, a exposição, que acontece na Galeria Homegrown no dia 02, quinta, é a materialização bruta dos inputs diários da vida de um cidadão comum nas grandes cidades, de assistir televisão e pegar um ônibus a sacar dinheiro no banco. Como a onipresença do sistema em nossas vidas nos fazem reféns de uma cultura de massa de valores pré-fabricados, pensamento médio superficial e sentimentos automatizados.

O conceito de Psychedelic Jungle é abrangente e a coerência das obras acaba morando na convivência social que Baltazar e seu pai, o ex-surfista Cesar Baltazar, o Ferrugem, tiveram durante a produção. Sempre ligados a movimentos de contra-cultura, seja na arte ou na música, o caminho natural e espontâneo foi seguido desde o início. Apesar de Alexandre Baltazar não considerar que esta seja uma exposição temática.

Serão expostas cinco pranchas de surf, 100% feitas à mão, com conceitos desenvolvidos pelo artista, mas todas shapeadas manualmente por seu pai. "As pranchas fazem parte de um mundo alternativo do surf, com idéias e propostas paralelas ao mainstream do esporte, focadas mais no prazer de estar surfando e menos na competitividade. Mas com funcionalidade e satisfação garantidas dentro d'água" afirma Baltazar, o filho.

Também fazem parte pinturas, provavelmente nanquins em papel de algodão, seguindo o padrão de seus últimos trabalhos.

"O mais importante é a interpretação de cada um sobre os trabalhos. São essas interpretações que nos fazem chegar a conclusões que nem mesmo a gente tinha pensando antes. Mas o nosso sentimento é o de mostrar que existe vida fora da cultura de massa e que ser um ponto fora da curva pode ser legal " finaliza

Alexandre Baltazar segundo Maria Clara Mazini, da Galeria Graphos
"É através da ilustração, da colagem feita a partir de imagens retiradas de revistas antigas e da pintura em nanquim que Alexandre Baltazar explora com ironia e crueza as sutilezas cotidianas da vida pós-moderna. Com traços percorridos por linhas imperfeitas, cria imagens geralmente em preto e branco que remetem a movimentos contraculturais; do visual despretencioso dos zines à aparência provocativa da cultura punk, passando pelo antirracionalismo dadaísta, seu trabalho é voltado para a busca de uma estética não fabricada. Utilizando inúmeras referências da indústria cultural, questiona e ressignifica seus valores com humor, dando corpo a personagens tão familiares quanto estranhos e a cenas igualmente acostumadas e incômodas."


Serviço:
Psychedelic Jungle
Data abertura: 02 (quinta feira), das 18h às 22h
Período de exposição: 02 a 27 de setembro.
Horário de visitação: segunda a sexta das 10h às 20h, sábado das 12h às 18h
Endereço: Rua Maria Quitéria, 68 - Ipanema - RJ
Telefone: (21) 2513 2160
Entrada Gratuita/ Classificação livre
Assessoria de imprensa: Julia Ryff - juliaryff@gmail.com
Contato: galeria@hg68.com.br