FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Situação do setor de petróleo e gás no Brasil e no mundo é tema de debate na FGV

A FGV Energia realizou, na última quinta-feira, dia 30, mais um seminário do programa Energia em Foco. Esta edição contou com a participação de João Carlos de Luca, diretor-presidente da Barra Energia e ex-presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP), que abordou o tema “Desafios e Oportunidades para o setor de petróleo e gás”.
Na ocasião, De Luca apresentou dados para contextualizar os cenários internacional e nacional da área, além de fazer projeções e analisar suas problemáticas. De acordo com as informações apresentadas, para atender o consumo mundial estimado em  2040, será necessário realizar investimentos para produzir de forma a suprir o aumento da demanda do mercado e recuperar o declínio natural da produção.
“Como é que eu chego lá? É aí que existe toda uma dificuldade de cenário. Temos o excesso de produção no mercado, que joga o preço pra baixo e inibe novos desenvolvimentos e acesso a novas tecnologias, que são mais caras. Temos também a questão de como é que as novas tecnologias vão contribuir para tornar as energias alternativas cada vez mais competitivas. Esses são exemplos de incertezas que estão começando a ser discutidas em função do panorama que vamos encontrar pela frente”, analisou o diretor.
De Luca também destacou a importância do Brasil no setor, devido aos seus reservatórios de alta produtividade e potencial, assim como o fato de possuir bacias que estão entre as mais prospectivas do mundo e a necessidade de vencer o descompasso existente entre o capital disponível para investimento no país e o aplicado.
O programa Energia em Foco reúne, mensalmente, profissionais do setor de energia para discutir os desafios políticos, econômicos e tecnológicos a serem superados para o desenvolvimento da área no país. Nas próximas edições, a FGV Energia receberá Romeu Rufino, diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), dia 27 de agosto, e Jorge Miguel Samek, diretor-geral da Itaipu, dia 28 de setembro.