FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 8 de agosto de 2017

Evento debaterá oportunidades e desafios de Estatutos do Pedestre em cidades brasileiras

Dia Mundial do Pedestre, o projeto Como Anda, desenvolvido pelas organizações Cidade Ativa e Corrida Amiga com o apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS), promove a mesa-redonda“Estatuto do Pedestre: Oportunidades e Desafios em cidades brasileiras”. O evento, que será realizado no MobiLab (Laboratório de Mobilidade Urbana), visa discutir o recém-sancionado Estatuto do Pedestre na cidade de São Paulo e sua repercussão no Brasil sob a perspectiva de atores que influenciam e participam das tomadas de decisões relacionadas aos marcos regulatórios municipais.
Estão confirmados para o debate José Police Neto, vereador de São Paulo e principal redator do projeto de lei do Estatuto,Sérgio Avelleda, Secretário de Mobilidade e Transportes de São Paulo e Meli Malatesta, Presidente da Comissão Técnica de Mobilidade a Pé e Acessibilidade da ANTP, com mediação de Silvia Stuchi, da ONG Corrida Amiga. Juntos, eles vão abordar o histórico do Estatuto, pontos críticos em relação aos vetos e a sua efetiva regulamentação. Em um segundo momento, a discussão trará perspectivas sobre as responsabilidades dos atores, principais barreiras e lacunas para o cumprimento deste novo marco regulatório e oportunidades de atuação. É importante ressaltar que São Paulo possui o movimento em prol dos pedestres fortalecido e serve de modelo para outras cidades brasileiras, tanto na legislação municipal quanto no planejamento urbano. Estarão presentes Alexandre Arraes, vereador e presidente da Frente Parlamentar Rio Cidade Caminhável, Glaucia Pereira, membro da Cidadeapé - Associação pela Mobilidade a Pé em São Paulo, e Erika Mota, gerente da Associação Brasileira de Cimento Portland, com mediação de Rafaella Basile, da organização Cidade Ativa.
A promoção de um debate entre atores públicos, privados e sociedade civil visa discutir não só este novo marco regulatório em São Paulo, mas, para além, como isso reverbera pelo país, à exemplo de cidades que se inspiraram no caso paulistano e também estão desenvolvendo PLs similares: São José dos Campos,Goiânia e revisão GoiâniaBalneário CamboriúPorto Alegre e revisão Porto AlegreBelémBelo Horizonte,Feira de SantanaOsasco e Rio de Janeiro.
Informações sobre o evento:
Quando: 08/08/17
Horário: 14h00 às 17h00
Onde: MobiLab (Rua Boa Vista, 136 - Centro, SP)
Inscrições: bit.ly/comoanda-estatutodopedestre