FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Máquinas de Luz. II Fórum das Imagens Técnicas




Um mergulho no universo das imagens, pesquisa e produção entre as linguagens da fotografia, cinema, vídeo e novas mídias, com a presença de Antonio Fatorelli, Frederico Dalton, Mauricio Lissovsky, Leila Danziger, Frederico Coelho e Rosângela Rennó. Estes conceituados artistas estarão debatendo sobre o mercado de arte, a marca do autor e a valorização das tiragens em um dos mais completos encontros sobre as artes visuais.

O Ateliê da Imagem Espaço Cultural promove nos dias 17, 18 e 19 de outubro a segunda edição do Máquinas de Luz: Fórum das Imagens Técnicas com o objetivo de proporcionar um mergulho no universo das imagens tecnológicas e debate em torno de suas possíveis interações e experiências. Idealizado por Patricia Gouvêa, que assina nesta edição a curadoria com Greice Rosa e Leandro Pimentel, terá como convidados: Antonio Fatorelli, Frederico Dalton, Mauricio Lissovsky, Leila Danziger, Frederico Coelho e Rosângela Rennó. A programação inclui projeções dos artistas convidados de 18h30 às 19h, seguidas de debates com dois convidado: um artista e um pesquisador. O Máquinas está aberto a estudantes, artistas e pesquisadores do campo da imagem. O Ateliê da Imagem Espaço Cultural, fica na Av. Pasteur, 453, Urca (2541-3314) e tem capacidade para 80 pessoas. As senhas serão distribuídas às 18h.

Máquinas de Luz: Fórum das Imagens Técnicas propõe um intercâmbio de pesquisa e produção entre as linguagens da fotografia, cinema, vídeo e novas mídias.  A primeira edição foi realizada em 2009, tendo trazido debates importantes com artistas visuais e pesquisadores como Cao Guimarães, Ivana Bentes, Muti Randolph, Frederico Coelho, Eduardo Brandão, Cia de Foto e Daniela Labra. Em sua segunda edição, o fórum avançará e enriquecerá os debates anteriores, expandindo, assim, uma investigação a respeito do que a produção contemporânea tem proporcionado nestes últimos três anos.

PROGRAMAÇÃO:
Dia 17/10: Interações entre linguagens e suportes
A produção contemporânea de imagens nos oferece uma diversidade de linguagens e suportes, amalgamados de tal forma que fica difícil dissociá-los. Esse emaranhado de questões semânticas e técnicas nos leva a produções onde o processo e o conceito se misturam. Abandonando a necessidade de catalogação estilística, os meios e os fins se envolvem num processo dialético, híbrido, onde classificar manifestações artísticas como sendo apenas cinema, vídeo, fotografia, música etc apresenta-se como uma estratégia reducionista. Após o advento da tecnologia digital, a produção artística se vê frente a uma forma quase ilimitada de possibilidades e poéticas que potencializam a busca por uma postura crítica ao homem e ao seu tempo.
Convidados: Antonio Fatorelli  e Frederico Dalton
Mediação: Greice Rosa

Dia 18/10: Memória e Arquivo
As novas tecnologias de armazenagem e circulação de imagens propiciaram a disponibilização pública de acervos que antes tinham o seu acesso limitado. Talvez mais voláteis do que nunca, as imagens mostram a sua vulnerabilidade a cada nova combinação, seja nos discretos arquivos anônimos ou sob as luzes da mídia. Mas, para além da luminosidade midiática e da obscuridade dos arquivos descartáveis, o que as fotografias podem dizer ainda? Ora provocando o apagamento a fim de que o clichê ganhe opacidade, ora colocando um foco sobre aquilo que havia sido esquecido, artista e fotógrafo conquistam as imagens e as inserem em seus território, local onde adquirem novos aspectos e possibilidades de uso. Constroem memórias, alimentadas pelos vestígios e pela imaginação, e, mais do que desvendar o passado, agem sobre o presente a fim de construir outros futuros possíveis.
Convidados: Maurício Lissovsky  e Leila Danziger
Mediação: Leandro Pimentel

Dia 19/10: Autoria e apropriação na arte contemporânea
Na primeira edição deste fórum, nos perguntamos como poderiam ser localizadas noções caras à arte como autoria e direitos de autor. De lá pra cá, multiplicaram-se as interfaces colaborativas, os trabalhos em rede, os coletivos e outras experiências de criação e apropriação, fortalecendo a supremacia do conceito, da ideia, do processo, em detrimento de quem a executa. A função da legitimidade do autor parece ter sido fragmentada, deslocada, diluída, implodida. Por outro lado, o mercado de arte demanda a marca do autor, valoriza tiragens, e vemos artistas e curadores sendo alçados a verdadeiras celebridades. Como artistas, curadores, críticos, galeristas, colecionadores e público atuam em um ambiente tão paradoxal?
Convidados: Frederico Coelho e Rosângela Rennó
Mediação: Patricia Gouvêa

SERVIÇO:

MÁQUINAS DE LUZ: 2º FÓRUM DAS IMAGENS TÉCNICAS
Programação: Dia 17/10, às 18h30, projeções e às 19h, debate: “Interações entre linguagens e suportes”. Dia 18/10, às 18h30, projeções e às 19h, debate: “Memória e Arquivo”. Dia 19/10, às 18h30, projeções e às 19h, debate: “Autoria e apropriação na arte contemporânea”. (Os debates da primeira edição estão disponíveis em http://vimeo.com/album/1614608).
Idealização: Patricia Gouvêa
Curadoria: Patricia Gouvêa, Leandro Pimentel e Greice Rosa
Local: Ateliê da Imagem Espaço Cultural,
Av. Pasteur, 453, Urca (2541-3314)
Entrada franca. Senhas serão distribuídas às 18h