FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Projeto Cinema no Palácio. "São Miguel do Gostoso"


CCPJ-Rio exibe último filme do projeto Cinema no Palácio
No dia 3/10 será exibido o documentário "São Miguel do Gostoso", de Eugênio Puppo

Com início em abril, o projeto Cinema no Palácio 2012, programa desenvolvido pelo Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro, realiza a última exibição no dia 3 de outubro (quarta-feira). O sétimo filme da mostra, que esse ano trouxe os destaques do 1º Festival Internacional do Audiovisual Ambiental, realizado no Rio de Janeiro em novembro de 2011, será "São Miguel do Gostoso", do cineasta paulista Eugênio Puppo.

O projeto Cinema no Palácio tem entrada gratuita e também conta com debates realizados por especialistas nos assuntos abordados na tela. A curadoria é da produtora de cinema e diretora do FilmAmbiente Suzana Amado.

Diante da nova realidade de ser um dos balneários mais visitados do Brasil, a pequena vila de pescadores e paraíso ambiental no Rio Grande do Norte que dá nome ao filme, "São Miguel do Gostoso", enfrenta uma drástica transformação social, cultural e econômica. O filme é um incentivo para que a população possa pensar em um desenvolvimento de forma ordenada, sustentada, sem agressão à natureza e, ao mesmo tempo, preservando valores culturais.

Após a exibição, haverá debate com o engenheiro civil Roberto Mourão, Presidente do Instituto EcoBrasil, a primeira organização não-governamental de ecoturismo do Brasil. O Instituto tem por objetivo articular e ordenar o ecoturismo e o turismo sustentável, por meio de material informativo via Internet, banco de dados, do apoio à formação e capacitação técnica e do planejamento e monitoramento de atividades ecoturísticas no Brasil.

O ciclo do FilmAmbiente escolhido para ser exibido na Sala Multiuso do CCPJ-Rio traça um panorama do pensamento mundial sobre questões ambientais e de sustentabilidade. Com visões diferenciadas e experiências de diversas partes do planeta, as produções inspiram e estimulam as pessoas a mudarem seus estilos de vida, contribuindo para o bem comum da sociedade.


Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (CCPJ-Rio)
Braço cultural do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, o CCPJ-Rio iniciou suas atividades em novembro de 2010, na ocasião da reabertura do Antigo Palácio da Justiça, construído em 1926 para instalar a Corte de Apelação do então Distrito Federal. Desde então, o CCPJ-Rio tem oferecido à população programação gratuita, rica e diversificada, com o compromisso de criar e estimular programas especiais que, aos poucos, formem a identidade de um Centro Cultural promovido pela e na Casa da Justiça. Consolidando, assim, a sua missão: privilegiar o conhecimento e a arte como condições essenciais ao pleno exercício da cidadania.




CINEMA NO PALÁCIO

Serviço:
Local: Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro - Antigo Palácio da Justiça - Sala Multiuso
Site: http://portaltj.tjrj.jus.br/web/guest/institucional/centrocultural
Endereço: Rua Dom Manuel, 29, Centro - Rio de Janeiro - RJ
Distribuição de senhas no local: 17h30
Capacidade: 60 lugares
Telefones para informações: (21) 3133-3366 / 3133-3368
E-mail: ccpjrio@tjrj.jus.br
Entrada Gratuita

Data: 3/10 (quarta-feira)
Horário: 18h às 21h
Debatedor: Roberto Mourão

São Miguel do Gostoso
De: Eugênio Puppo
Brasil, 2010 - Documentário - 80 min - Livre
Sinopse: A pequena vila de pescadores que guarda histórias do descobrimento do Brasil e de submarinos alemães da Segunda Guerra Mundial, São Miguel do Gostoso, vem tornando-se um dos balneários mais visitados do país, inclusive com forte turismo estrangeiro. Diante desta nova realidade, esse paraíso ambiental no Rio Grande do Norte enfrenta uma drástica transformação social, cultural e econômica, num quadro em que a especulação imobiliária ameaça de destruição o meio ambiente, além de abrir caminho a novos problemas urbanos. O filme é um incentivo para que a população de São Miguel do Gostoso possa pensar em seu desenvolvimento de forma ordenada, sustentada, sem agressão à natureza e, ao mesmo tempo, preservando valores culturais.

* Filme gentilmente cedido pelos produtores.