FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Por Dentro do Palácio II




O Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro dá prosseguimento à nova temporada do programa "Por dentro do Palácio". Nessa edição, o público poderá visitar o Antigo Palácio da Justiça com a inusitada companhia de Têmis, a deusa grega protetora das leis e dos juramentos, interpretada pela atriz Dulce Penna de Miranda. A atividade é gratuita e tem classificação livre. As visitas com Têmis ocorrem todas as quintas, às 18h.
Bem-vindos sejam à minha casa! Muitos de vocês, mortais, me chamam Justiça', porque de fato é este o valor que governo, mas deixem que me apresente com meu nome original. Chamo-me Têmis e sou a antiga deusa grega dos juramentos, mãe da Lei, da Paz e da Igualdade. Com esta saudação a nova personagem do "Por dentro do Palácio" recebe os visitantes. A idéia é apresentar o espaço, trazendo diversos conceitos de justiça, por meio do teatro, da filosofia, da mitologia e da arte.

Após o recebimento do público e uma breve contextualização de sua história, a deusa Têmis os leva para escadaria lateral de acesso ao Salão dos Passos Perdidos. Com o nome oficial de Salão dos Bustos, o espaço ficou conhecido dessa forma por ser o local onde advogados, familiares, jornalistas e curiosos se reuniam durante os intervalos dos julgamentos.

No segundo pavimento, a visita segue pelo suntuoso salão histórico do Primeiro Tribunal do Júri, onde é ressaltada a importância do tribunal popular e explicada a importância da imagem da deusa nos julgamentos.

Seguindo para o terceiro andar, são visitadas a Câmara Isolada, sala de sessão onde os desembargadores se reuniam para o julgamento em colegiado dos processos em segunda instância; e o Tribunal Pleno, local onde se reuniam os desembargadores, por ocasião das sessões do mais alto órgão do Poder Judiciário. O plenário recebeu eventos marcantes da vida Judiciária e política do país, sendo o mais importante deles a promulgação do Código Penal Brasileiro, em 1940, com a presença do então Presidente da República Getúlio Vargas.

Nas três tribunas visitadas Tribunal do Júri, Câmara Isolada e Tribunal Pleno - a deusa da Justiça explora, entre outros temas, os diversos ritos de julgamento.
Têmis encerra o passeio no térreo, levando o público para conhecer o Pátio Interno do Palácio e as dependências do CCPJ-Rio, com uma passagem pela Sala de Acervo de Figurinos e a Sala Multiuso, onde são realizadas diversas atividades, como espetáculos teatrais, musicais, exibições de filmes, cursos, entre outros.
Para Sílvia Monte, diretora do CCPJ-Rio e idealizadora do "Por dentro do Palácio", o programa tem cumprido seu objetivo original: estimular que o cidadão visite o Antigo Palácio da Justiça para conhecer, de forma lúdica e descontraída, um pouco da memória e do funcionamento do Judiciário. O programa visa aproximar a população de valores de justiça e contribuir para a construção de um Judiciário mais próximo da sociedade. É importante notar, ressalta Sílvia, "que, apesar do Palácio ser o mesmo, as duas visitas exploram conteúdos diferentes nos caminhos percorridos, enquanto o primeiro cicerone, o ilustre Ruy Barbosa, trás conceitos de cidadania e de direito; a venerável deusa Têmis trará informações sobre mitologia, filosofia, direito ritos e leis".
SERVIÇO

Por dentro do Palácio - Visitas teatralizadas ao Antigo Palácio da Justiça

Cicerone: deusa Têmis, por Dulce Penna de Miranda.
Visitas abertas à população, todas as quintas-feiras, às 18h.

Entrada Franca
Número de visitantes por sessão: 40. Duração da visita: 60 min. Recomendação etária: livre. Rua Dom Manuel, 29, Centro - Rio de Janeiro  RJ. Entrada franca. Distribuição de senhas no local quinze minutos antes do horário do início da visita.Telefones: 3133-3366 / 3133-3368
E-mail: ccpjrio@tjrj.jus.br