O conceito de capital humano surgiu na década de 1950, e foi formulado por Theodore W. Shultz, economista norte-americano falecido em 1998, e vencedor do prêmio Nobel de Economia de 1979, junto com Sir Arthur Lewis.
Na estrutura dos capitais, o “capital fixo” corresponde à maquinaria, o “capital variável” aos salários e o “capital humano” ao capital oferecido aos seres humanos, na valorização da saúde e educação para o profissional. O capital humano, em seu conceito, se conflitava com a noção humanistas do pensamento esquerdista socialista, por considerar os seres humanos uma espécie de capital para as empresas.
No mundo atual, bens tangíveis (produto) são facilmente copiados num processo de similaridade mercadológica da qualidade entre concorrentes. Para manter-se à frente dos concorrentes, as líderes de mercado, para a manutenção de sua capacidade competitiva, necessitam de grande ideias inovadoras que provêm de pessoas, de profissionais talentosos e capacitados. Nesse contexto, tornou-se necessário um crescente investimento em capital humano.
Dentro das empresas, os profissionais estão trabalhando mais em comparação a décadas anteriores, o excesso de trabalho gera estresse, cansaço e péssimo clima organizacional nas empresas, comprometendo a produtividade da empresa. Quando as empresas se preocupam em melhorar as relações de trabalho, ampliar a equipe perante uma crescente demanda de tarefas e investir no capital humano, o considerando uma matriz de diferenciação mercadológica, a empresa tende a reverter o clima organizacional para níveis positivos de produção.
Segundo Milton Friedman, economista norte-americano e defensor do livre mercado, a educação profissinal é:
“ Uma forma de investimento em capital humano precisamente análoga ao investimento em maquinaria, instalações ou outra forma qualquer de capital não humano. Sua função é aumentar a produtividade econômica do ser humano(…. )Os trabalhadores transformaram-se em capitalistas, não pela difusão da propriedade das ações da empresa (…), mas pela aquisição de conhecimentos e de capacidades que possuem valor econômico”
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Capital_humano
http://www.via6.com/comunidade.php?cid=5688
http://www.administradores.com.br/informe-se/informativo/empresas-investem-no-capital-humano-para-crescer/8251/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Capital_humano
http://www.via6.com/comunidade.php?cid=5688
http://www.administradores.com.br/informe-se/informativo/empresas-investem-no-capital-humano-para-crescer/8251/