FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

domingo, 10 de novembro de 2013

Mostra de filmes da cineasta Claire Denis


O Cine Sesc Palladium promove, de 9 a 17 de novembro, a mostra de filmes da cineasta Claire Denis, um dos nomes mais expressivos do cinema francês contemporâneo. Filha de um oficial francês, Denis cresceu na África, no Camarão, no Burkina Faso e em Jibuti. Sua obra reflete a vivência por esses lugares e transita por narrativas sobre o amor, o desejo, a violência, a sexualidade, a intimidade, a subjetividade e o estrangeiro. A entrada para as sessões é gratuita e as senhas devem ser retiradas 1h antes. Espaço sujeito a lotação. Confira abaixo a programação completa e as sinopses dos filmes.    

PROGRAMAÇÃO

Dia 09/11
18h - 35 Doses de Rum
20h - Desejo e obsessão

Dia 10/11
16h - Noites sem dormir
18h - Bom trabalho
20h - O intruso

Dia 12/11
18h - Dane-se a morte

Dia 13/11
18h - Do lado de Matilde

Dia 15/11
16h - Noites sem dormir
18h - Minha Terra, Africa
20h - 35 Doses de Rum

Dia 16/11
16h - Dane-se a morte
18h - Bom Trabalho
20h - O intruso

Dia 17/11
16h - Do lado de Matilde
18h – Minha Terra, Africa
20h - Desejo e obsessão

SINOPSES

35 DOSES DE RUM
35 Rhums (Alemanha, França 2008)
De Claire Denis. Com Djédjé ApaliGrégoire Colin. Romance em cores/100’. Classificação etária: 12 anos.
O viúvo Lionel é condutor de trens e vive num complexo habitacional com sua filha Josephine, que criou sozinho. Os dois têm fortes laços e passam muito tempo na companhia um do outro. Um taxista que começa a rodar pelo bairro flerta com Josephine e eles passam a sair juntos. Lionel, por sua vez, atrai a atenção de uma mulher de meia idade, com quem tenta marcar um encontro. Quando o namorado de Josephine aceita um trabalho no exterior e se muda, deixando a moça balançada, Lionel percebe que a filha está ficando independente e que talvez seja hora de eles confrontarem seus passados.


MINHA TERRA, ÁFRICA
White Material (França, Camarões 2009)

De Claire Denis. Com  Isabelle Huppert, Nicolas Duvauchelle, Isaach De Bankolé, William Nadylam, Christopher Lambert, David Gozlan. Cores/102’. Classificação etária: 16 anos.

Em algum lugar da África, numa província devastada pela guerra civil, Maria, uma feroz e corajosa mulher branca, se recusa a abandonar suas plantações de café ou a reconhecer o perigo em que coloca sua família. Para Maria, partir é se render, um sinal de fraqueza, de covardia. Nessa plantação, que foi passada por três gerações de brancos, André – seu ex-marido e pai do seu filho adolescente – teme pelo orgulho cego e resistente de Maria. Sem ela saber, ele planeja sair do país. Enquanto isso, um oficial rebelde está escondido nas redondezas. Com a vida se desintegrando em torno deles, cada um faz suas escolhas, nenhuma delas, previsível.


BOM TRABALHO
Beau Travail (França 1999)
De Claire Denis. Com Denis Lavant, Grégoire Colin, Michel Subor, Nicolas Duvauchelle. Drama em cores/93’. Classificação etária: 16 anos.
O ex-suboficial Galoup se lembra dos tempos felizes vividos na Légion Etrangère, de sua vida muito bem orquestrada com sua tropa de homens abandonados no golfe de Djibouti, travando a guerra e consertando as estradas. Mas o que ele perdeu de verdade foi seu comando. O comando que ele não quis dividir com nenhum outro. O filme é um passeio coreográfico pelo campo de treinamento da Legião Francesa, no nordeste da costa africana. As imagens mostram o universo repressor e os conflituosos sentimentos do sargento Gualoup.


DANE-SE A MORTE
S'en fout la mort (França 1990)
De Claire Denis. Com Isaach de Bankolé, Jean-Claude Brialy. Drama social em cores/91’. Classificação etária: 12 anos.
A vida de dois irmãos imigrantes do oeste da África no subúrbio de Paris. Confinados, eles preparam os animais para a briga de galo no subsolo do restaurante onde trabalham. A briga de galo serve como símbolo da vida sórdida e violenta desses dois irmãos.


DESEJO E OBSESSÃO
Trouble Every Day (França 2001)
De Claire Denis. Com Béatrice Dalle, José Garcia, Nicolas Duvauchelle. Terror em cores/101’. Classificação etária: 18 anos.
Shane e June são um perfeito casal americano em lua de mel em Paris na tentativa de reconstruir uma vida nova. Secretamente, Shane começa a frequentar uma clínica médica que trata da libido humana e deixa-se levar por perigosos impulsos sexuais.


DO LADO DE MATHILDE
Vers Mathilde (França 2004)
De Claire Denis. Documentário em cores/84’. Classificação etária: Livre.
O filme é um encontro silencioso entre duas mulheres que criam. Claire Denis, cineasta, filma de muito perto os corpos e sua linguagem. Mathilde Monnier, coreógrafa, busca através do movimento, além da forma dançada, os territórios que abrem para a vida. O encontro é testemunha de uma colaboração intensa e íntima - e do desejo de Claire Denis de questionar sempre o gesto como mistério. "Eu quis entender o que se passa quando o corpo se põe a trabalhar; tentar captar o trabalho no momento de sua realização".
* Competição Internacional no FIDMarseille em 2005.


NOITES SEM DORMIR
J'ai pas sommeil (França 1993)
De Claire Denis. Com Béatrice Dalle. Drama social em cores/110’. Classificação etária: 16 anos.
É madrugada quando Daïga parte da Lituânia em direção a Paris ao volante de seu velho carro, tendo como bagagem apenas um pouco de dinheiro, dois números de telefone e muitos cigarros. Ela faz de uma vez só o caminho de Vilnius a Paris, está à procura de um lugar para morar e de um trabalho. Daïga é comediante e conhece Théo, um músico de jazz que ganha seu dinheiro através de trabalho ilícito, e que perdeu toda a esperança de voltar a Martinica com seu filho. Seu irmão homossexual, Camile, canta em bares à noite, trabalha como miché, trafica drogas e juntamente com seu amigo mata senhoras velhas. Ambos negros e com as esperanças perdidas.


O INTRUSO
L'Intrus (França 2004)
De Claire Denis. Com Béatrice Dalle, Grégoire Colin, Michel Subor. Drama em cores/119’. Classificação etária: 16 anos. 

Louis Trebor vive recluso nas alturas das montanhas jurassianas com seus dois cachorros. Ele e a natureza parecem formar um só ente, e as suas relações com os homens são cada vez mais difíceis, especialmente com o filho, Sidney. Depois de um transplante do coração, ele resolve acabar com a sua vida no Jura e viajar para a Polinésia, no rastro de seu passado.

9 a 17 de novembro de 2013
Sábado a domingo vide programação
Local: Cine Sesc Palladium
Av. Augusto de Lima, 420, Centro
Entrada gratuita com retirada de senha 1h antes na recepção.
Espaço sujeito a lotação.
Informações sobre o evento (público): (31) 3270-8100