FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 5 de novembro de 2013

"ZÉ TRINDADE: A ÚLTIMA CHANCHADA"


Teatro

Comédia Musical dirigida por João Fonseca, texto e quatro canções inéditas de Artur Xexéo. O espetáculo, com elementos biográficos e ficcionais, homenageia e conta a trajetória de um dos maiores nomes nacionais do humor. Estreia dia 24 no Centro Cultural Correios.

"É chato ser gostoso", "Em matéria de mulher, como vamos?", "Mulheres, cheguei!", entre tantos outros bordões consagraram Milton da Silva Bittencourt - o Zé Trindade - como um dos principais humoristas do país. O espetáculo, idealizado por Eduardo Barata, com texto de Artur Xexéo e direção de João Fonseca, reúne grande elenco, composto de oito atores e um músico. "Não escrevi uma biografia convencional. O João Fonseca embarcou na chanchada. O espetáculo desde o início é uma comédia rasgada, ingênua, mas engraçada, com a estrutura das chanchadas: muito humor e música" revela o autor. Além das composições de Xexéo, o espetáculo canções do próprio Zé Trindade, entre marchinhas de carnaval, guarânias, samba e quadrilha.
O espetáculo se passa em 2008 e mostra Zé Trindade morando no céu, porém insatisfeito com a "super nuvem" onde reside. Para mudar de "super nuvem", Zé recebe uma missão. O ator é enviado de volta a Terra por São Genésio, santo protetor dos comediantes, a fim de convencer, em apenas 60 minutos, um autor em crise criativa a escrever um espetáculo sobre sua trajetória. No céu Zé encontra Dercy Gonçalves, um assessor de imprensa do São Genésio, duas anjas, entre outros. Paulo Mathias encarna o personagem título.
"Eu não estou conseguindo dormir de ansiedade com a estreia. Assisti todos os filmes e documentários sobre o Zé. Treinei muito a postura, gestual e o registro da voz, que era muito característico", detalha Mathias, que este ano completa 21 anos de teatro. Alice Borges faz Dercy Gonçalves. Completam o elenco: Rodrigo Fagundes, Rodrigo Nogueira, Helga Nemeckzy, Alexandre Pinheiro,Luisa Viotti e Nêga, além de Miguel, violonista.
Ator, músico, compositor, poeta, comediante de rádio, tv e cinema, o humorista gravou mais de 200 músicas, participou de 39 filmes, escreveu dois livros de humor e um de poesia. Criador do tipo "anti galã conquistador", pois era baixo, gordinho e com um inconfundível bigode fino, Zé Trindade fazia sucesso no rádio, cinema e também com as mulheres. "O Zé Trindade era engraçado falando qualquer coisa. Ele tinha um jeito cômico natural. Hoje o humor tem outro tempo. Ele tirava graça de toda situação, não era a piada pela piada", diz Paulo Mathias.
No total são 13 canções entre marchinhas de carnaval, guarânias, samba, quadrilha, etc.
Ficha Técnica
Texto: Artur Xexéo
Direção: João Fonseca
Elenco: Paulo Mathias, Alice Borges, Rodrigo Nogueira, Rodrigo Fagundes, Alexandre Pinheiro, Helga Nemeckzy,Luisa Viotti e Nêga.
Direção musical: João Bittencourt
Assistente de direção e Direção de movimento: Rafaela Amado
Cenário: Teca Fichinski
Figurinos: Spetacular Produções e Artes / Ney Madeira, Dani Vidal e Pati Faedo
Iluminação: Dani Sanchez
Programação visual: Luiz Stein Design
Direção de produção: Barata Comunicação

Serviço
"Zé Trindade - A Última Chanchada " - Comédia Musical
Estreia: 24 de outubro, às 19h
Temporada: até 1º de dezembro - quinta a domingo, às 19h 
Local: Teatro do Centro Cultural Correios (Rua Visconde de Itaboraí, 20 - Centro 2253-1580)
Duração: 90 minutos
Ingressos: R$ 20 e R$10 (meia-entrada)
Bilheteria: (2219-5165), de 4ª a domingo, das 15h às 19h 
Classificação etária: 14 anos 
Patrocínio: Correios
Apoio: Centro Cultural Correios