FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Fórum Shakespeare acontece de 9 a 14 de abril no CCBB

Evento reúne atores e diretores da Royal Shakespeare Company, da Inglaterra, acadêmicos ingleses e grandes nomes das artes cênicas no Brasil, em uma intensa programação de palestras, workshops e debates, além de exposição inédita da fotógrafa EllieKurttz

Parte das comemorações dos 450 anos de nascimento de William Shakespeare, o CCBB Rio recebe, entre os dias 9 e 14 de abril, o Fórum Shakespeare, projeto itinerante da People’s Palace Projects (PPP), que será apresentado também em outras três cidades brasileiras (Brasília, Belo Horizonte e São Paulo), nos meses de abril e maio. Grandes nomes da academia e do teatro nacional e internacional estarão reunidos para explorar e repensar as razões que fazem do legado do dramaturgo mais famoso do mundo um tema tão atual na cultura contemporânea. O evento contará com uma série de atividades gratuitas, abertas ao público, como exposição fotográfica, palestras, mesa-redonda e masterclasse, além de oficinas e seminários voltados para atores, diretores, estudantes universitários e professores selecionados.

Há mais de 20 anos desenvolvendo centenas de grandes projetos culturais entre Brasil e Reino Unido, Paul Heritage, Diretor Artístico da PPP, faz uma analogia entre o magnetismo da obra de Shakespeare e o Brasil. "Ambos impressionam e atraem pela grandeza das histórias, das tragédias às celebrações. É um antagonismo em constante movimento, grandioso pela expressão da cultura, do aqui e agora. É um prazer falar de novo do nosso autor inglês em solo brasileiro", analisa. A PPP foi responsável também, juntamente com o British Council, por outras bem sucedidas edições do Fórum, entre 1995 e 2013, de onde saíram importantes parcerias, como a celebrada montagem de "Dois Cavalheiros de Verona", onde a Companhia Nós do Morro se uniu à inglesa Royal Shakespeare Company, pelas mãos de sua aclamada diretora Cecily Berry.

Agora, por meio das artes teatrais e do uso de textos clássicos do bardo, o Fórum pretende inspirar artistas e plateias com um programa intenso, criativo e contemporâneo, que busca o aprimoramento de conhecimentos, a capacitação dos profissionais do teatro e educação, analisando por que a obra de Shakespeare segue tão atual. Atores e diretores da Royal Shakespeare Company (RSC), uma das mais influentes companhias teatrais do mundo, e professores da Queen Mary University of London (QMUL), considerada em 2013 a mais importante universidade britânica em Artes Dramáticas , vão participar dos eventos públicos e liderar uma série de oficinas.

SHAKESPEARE, CAPOEIRA E MUITA EXPERIMENTAÇÃO

Quarenta atores e diretores serão selecionados para participar das OFICINAS ARTÍSTICAS ministradas pelo premiado ator Greg Hicks e pelo diretor Michael Corbidge, ambos do Royal Shakespeare Company. Hicks é um dos principais atores clássicos de sua geração e trabalha com a Royal Shakespeare Company e com o Royal National Theatre nos últimos 30 anos. Em seu workshop no Rio, ele vai explorar o texto de "Macbeth" por meio dos ritos da capoeira. Auxiliado pelo mestre Carlo Alexandre, brasileiro, vai propor a metodologia que relaciona a divisão rítmica da capoeira com a métrica dos textos de Shakespeare. Os atores e diretores que participarem da oficina de Michael Corbidge experimentarão uma conexão visceral aos sons e ao texto, permitindo que as palavras existam em um espaço, livre de expectativas. A oficina é uma "caixa de ferramentas" com exercícios que constroem sons e palavras.

Michael Corbidge, Helen Leblique e Vik Sivalingam (também diretores associados da RSC) são os responsáveis pelas OFICINAS PEDAGÓGICAS, que serão oferecidas para 20 professores da rede de ensino, convidados pelo departamento educativo do CCBB. Já as OFICINAS ACADÊMICAS serão ministradas por Jerry Brotton, professor de Estudos da Renascença na Queen Mary University of London, para alunos universitários selecionados em parceria com a UniRio e a Universidade das Quebradas.

PALESTRAS E EXPOSIÇÃO INÉDITA

Entre as atividades abertas ao público estão: mesa-redonda "Shakespeare, nosso contemporâneo brasileiro", com Paul Heritage, Amir Haddad, Guti Fraga e participação especial de Bárbara Heliodora; Palestra"Traduzindo Linguagens e Cultura: de Otelo a A Tempestade", com mediação de Bia Lessa e apresentações de Jerry Brotton e Aimara Resende; Palestra "Shakespeare Para Além de Shakespeare", com mediação de Heloisa Buarque de Hollanda e participação de Aderbal Freire-Filho, Enrique Diaze Geraldinho Carneiro; e uma masterclasse com Greg Hicks e mestre Carlo Alexandre e Michael Corbidge. As senhas serão distribuídas na bilheteria do CCBB uma hora antes de cada evento.

O público também poderá visitar, pela primeira vez no Brasil, a exposição inédita de Ellie Kurttz, uma das principais fotógrafas de teatro da Inglaterra. "Shakespeare/Ellie Kurttz" é composta por fotografias de produções da Royal Shakespeare Company, do Shakespeare's Globe e de companhias de todo o mundo, que visitaram os principais palcos ingleses durante festivais internacionais de Teatro Shakespeariano, assim como imagens exclusivas dos bastidores. Com concepção visual assinada pelo renomado cenógrafo Gringo Cardia, a mostra apresentará imagens em larga escala, que prometem surpreender os visitantes. Brasileira radicada em Londres há 20 anos, Ellie construiu uma carreira de sucesso no exterior, sendo reconhecida pela beleza estética dos seus registros, que trazem para a fotografia toda a fluidez e intenso movimento dos palcos.

O Fórum Shakespeare é uma realização do Centro Cultural Banco do Brasil e do Ministério da Cultura com produção da People’s Palace Projects e People’s Palace Projects do Brasil. O Fórum faz parte do programa Transform, do British Council, e conta com o apoio do Arts Council England, Queen Mary Universityof London, The Universityof Warwick e da Fundação Nacional de Artes - Funarte.


Sobre Paul Heritage e o People’s Palace Projects
A trajetória de Paul Heritage e a People’s Palace Project é uma longa história de amor e transformação social através da arte e educação, entre Brasil e Reino Unido. Diretor, produtor e acadêmico, Heritage desenvolve há mais de 20 anos produções e projetos que transitam entre os dois países, como diretor artístico do People’s Palace Project, uma instituição que tem por objetivo desenvolver iniciativas que fazem da cultura um agente transformador da realidade. Tudo começou em 1991, com a primeira palestra de Heritage no Brasil sobre peça de Shakespeare "Como Gostais", que contou com a tradução de Bárbara Heliodora. De lá pra cá, a história do PPP teve grandes momentos, como as montagens de "Romeu e Julieta" com jovens em conflito com a lei, onde 12 jovens interpretaram Romeu ao lado da atriz Letícia Sabatella como Julieta; "Antônio e Cleópatra", onde Heritage dirigiu em parceria com o grupo Afro Reggae na fronteira entre duas favelas rivais do Rio, Vigário Geral e Parada de Lucas, com Maria Padilha, Chico Diaz e Silvia Buarque no elenco; além de apresentar a elogiada produção de "Romeu e Julieta", do Grupo Galpão, no histórico Globe Theatre, na Inglaterra, anos de 200 e 2012.

Sobre Greg Hicks
Em 2004, Greg foi indicado ao prêmio Laurence Olivier Theatre na categoria de melhor ator pela sua atuação em Coriolanus nos palcos do The OldVic, e recebeu o prêmio de Melhor Performance de Shakespeare do CriticsCircle Theatre Awards pelo mesmo espetáculo. Entre as suas mais aclamadas performances podemos citar: "Julius Caesar" (2001 e 2009), "Coriolanus" (2002), "Hamlet" (2004 e 2013), "Macbeth" (2004) e "Rei Lear" (2010). Greg se tornou expert no teatro de máscaras grego e realiza diversos workshops de interpretação de textos clássicos no Reino Unido e na Espanha. Greg é conhecido por realizar performances físicas intensas, aplicando diversas disciplinas em seu trabalho, tais como capoeira, butoh e ioga. Greg atualmente mora em Madri e se prepara para dirigir "O mercador de Veneza", no Matadero Theatre este ano.

Sobre Michael Corbidge
Diretor teatral, Michael Corbidge é Preparador Associado da Royal Shakespeare Company (RSC). Michael se formou como ator na Bristol OldVicSchool e, desde então, trabalha no cenário teatral internacional. Foi diretor artístico Associado do The Singapore Repertory Theatre, um dos principais teatros da Ásia. Foi também diretor artístico da The Young Company e do programa de teatro infantil The Little Company em Cingapura. Michael ministrou palestras e oficinas sobre texto e voz nas principais instituições teatrais do sudeste Asiático, assim como em escolas técnicas e faculdades na China, Japão, Malásia, Indonésia, Austrália e Nova Zelândia. No programa Open Stages da RSC, Michael foi responsável por preparar e ministrar uma série de workshops para 250 companhias amadoras de teatro no Reino Unido. Em 2013, Michael trabalhou com Lucy Bailey em Rei Lear para o BathTheatre Royal e em uma versão asiática de Cymbeline para o Phizzical Theatre/Belgrade Theatre Coventry. Ele também foi diretor de voz e texto no OldVic Theatre na peça Fortune’sFool, de Ivan Turgenev. Neste semestre, ele leciona na Central Schoolof Speech and Drama e na Rose BrufordCollege. No próximo semestre de 2014 ele fará residências artísticas em Malta, Espanha, Irlanda e Itália.

Sobre Jerry Brotton
Jerry Brotton é professor de Estudos da Renascença na Queen Mary University of London. Ele é autor de seis best-sellers traduzidos para 16línguas, dentre eles: Trading Territories: MappingtheEarlyModern World -Reaktion, 1997; Global Interests: RenaissanceArtbetweenEastand West (Reaktion, 2000), coescrito com Lisa Jardine; e The RenaissanceBazaar: fromtheSilk Road to Michelangelo (Oxford, 2002), que foi amplamente descrito pela crítica especializada como uma importante contribuição à crescente pesquisa sobre o Islã no Renascimento europeu. Em 2006, Jerry publicou The Saleofthe Late King'sGoods: Charles I andhisArtCollection (Pan Macmillan), que foi pré-selecionado para o Prêmio Samuel Johnson de nãoficção, para o Prêmio de autor do ano The Young AcademicAuthor, e para o Hessel-TiltmannPrize na categoria História. Seu livro mais recente, A Historyofthe World in TwelveMaps (Allen Lane, 2012), também foi pré-selecionado para o Hessel-TiltmannPrize e está sendo traduzido para doze edições estrangeiras. O livro será publicado no Brasil em 2014.

Jerry trabalhou como apresentador, colaborador e consultor em uma grande variedade de projetos de televisão e de rádio. Em 2010, ele escreveu e apresentou a prestigiada série de televisão para a BBC4 Maps: Power, PlunderandPossession, dividida em trêsepisódios. Em abril de 2013, ele apresentou um documentário de televisão na BBC da Irlanda do Norte intitulado Mapping Ulster, que conta a controversa história da ocupação da região de Ulster nos séculos XVI e XVII. Em 2007, ele escreveu e apresentou um programa de 45 minutos para a BBC Radio 3, CourtingtheEast, contando a história do Islã na Inglaterra de Shakespeare.

Jerry também trabalha no mundo da arte. Em 2011, ele fez a cocuradoria de Penelope’sLabour: WeavingWordsandImages, exposição que fez parte da Bienal de Veneza, apresentando tapeçarias históricas e contemporâneas. No momento, Jerry está escrevendo um livro sobre mapas de lugares imaginários, e outro sobre Shakespeare e o Islã.

Sobre EllieKurttz
Brasileira radicada em Londres há 20 anos, a trajetória da fotógrafa EllieKurttz se confunde com a história contemporânea das principais performances do teatro britânico. Pós-graduada com mérito em ArtPhotography pela Central Saint Martins SchoolofArtand Design, Ellie é reconhecida na Europa por fazer da câmera uma extensão dos palcos, imortalizando em fotografias toda a efemeridade e beleza dos movimentos de cena. Artista Residente da Royal Shakespeare Company entre 2007 e 2008, Kurttz registrou alguns dos principais momentos cênicos da tradicional companhia, e é a fotógrafa favorita de Michael Boyd, um dos maiores diretores britânicos e ex-diretor artístico do Royal Shakespeare Company. Ellie também trabalha com Rupert Goold, Gregory Doran, Jonathan Munby, RoxaneSilbert, Lucy Bailey, Bill Buckhurst e Nancy Meckler, considerados alguns dos diretores mais consagrados e polêmicos da Inglaterra. No hall de artistas imortalizados pelas suas lentes, ainda figuram Al Pacino, Jeremy Irons, Patrick Stewart, David Tennant, Judy Dench e Woopy Goldberg, entre outros. Simultaneamente à exposição no Fórum Shakespeare, estará acontecendo outra exibição do trabalho de Ellie, produzida pelo Museu Victoria e Albert, no País de Gales. Será uma mostra coletiva, junto a outros grandes nomes da fotografia, sobre a trajetória da fotografia teatral na Grã-Bretanha.

SobreHelen Leblique
Helen é formada em inglês e literatura pela Warwick University e também concluiu mestrado em Encenação de Shakespeare na ExeterUniversity. Ela trabalha como educadora na Royal Shakespeare Company (RSC) e também no Shakespeare’s Globe, além de ministrar workshops sobre Shakespeare internacionalmente.

Entre as peças que dirigiu estão: The Man Who Paysthe Piper, Trifles, Playgoers, The Twelve Pound Look, uma leitura ensaiada de UptheDuff (no Orange Tree Theatre); Deathtrap, LetticeandLovage, TableMannersandRound the Garden (no Sheringham Little Theatre); "Sonho de uma noite de verão", "Muito barulho por nada" (no Clifftown Theatre, East 15 ActingSchool); Pink (uma leitura ensaiada na Royal Shakespeare Company); e The Price (também na RSC, Hampstead Studio).

Como assistente de direção, Helen trabalhou na Royal Shakespeare Company por três anos, com David Farr em "Conto de inverno", Michael Boyd em "Antonio e Cleópatra", Anthony Neilson em The Drunks, e Roxana Silbert em Little Eagles. Outros trabalhoscomoassistente de direçãoincluem: FarFromtheMaddingCrowd, (EnglishTouring Theatre); War and Peace (Shared Experience); The Madras House, Major Barbara, The Pirates of Penzance, The Tragedy of Nan (Orange Tree Theatre); e Hysteria (Northcott Theatre, Exeter).

Sobre VikSivalingam
Vik Sivalingam nasceu na Malásia, mas tem seu trabalho sediado no Reino Unido. Em mais de 25 anos de experiência, ele já trabalhou como diretor, diretor de movimento, docente e coreógrafo. Vik concluiu seu mestrado em Direção de Teatro na BirckbeckUniversityof London e já trabalhou em palcospor todo o Reino Unido, incluindo: Almeida, The OldVic, The Royal Court, Tricycle Theatre, SouthwarkPlayhouse, Sheffield Crucible, The New Wolsey Theatre e HeadlongTheatre. Na Royal Shakespeare Company (RSC), Vik trabalhou como residentdirector. Na mesma companhia, é educationassociatepractitioner, tendo feito pós-graduação em Ensino de Shakespeare, parte da parceria RSC/Warwick University.


Serviço das atividades abertas ao público:
ExposiçãoShakespeare/Ellie Kurttz
De 9 a 23 de abril de 2014
Horário: 9h às 21h
Local: Centro Cultural Banco do Brasil - 2º andar - Sala A
Endereço: Rua Primeiro de Março, n°66 - Centro - RJ
Funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21h.
Entrada gratuita

Mesa-redonda - "Shakespeare, nosso contemporâneo brasileiro"
Com a presença dePaul Heritage, Amir Haddad, Guti FragaeBárbara Heliodora
Dia 9 de abril de 2014
Horário: Das 19h30 às 21h30
Local: Centro Cultural Banco do Brasil - Sala A
Endereço: Rua Primeiro de Março, n°66 - Centro - RJ
Entrada gratuita - Distribuição de senha na bilheteria uma hora antes do início do evento

Palestra "Traduzindo Linguagens e Cultura: de Otelo a A Tempestade"
Com mediação de Bia Lessa e palestras de Jerry Brotton e Aimara Resende
Dia 10 de abril de 2014
Horário: Das 19h às 21h
Local: Centro Cultural Banco do Brasil - Teatro I
Endereço: Rua Primeiro de Março, n°66 - Centro - RJ
Entrada gratuita - Distribuição de senha na bilheteria uma hora antes do início do evento

Palestra "Shakespeare Para Além de Shakespeare"
Com a presença de Heloisa Buarque de Hollanda, Aderbal Freire-Filho e Enrique Diaz
Dia 11 de abril de 2014
Horário: Das 19h às 21h
Local: Centro Cultural Banco do Brasil - Teatro I
Endereço: Rua Primeiro de Março, n°66 - Centro - RJ
Entrada gratuita - Distribuição de senha na bilheteria uma hora antes do início do evento

Masterclasse
Com Greg Hicks, Mestre Carlo Alexandre e Michael Corbidge
Dia 14 de abril de 2014
Horário: Das 19h às 21h
Local: Centro Cultural Banco do Brasil - Teatro I
Endereço: Rua Primeiro de Março, n°66 - Centro - RJ
Entrada gratuita - Distribuição de senha na bilheteria uma hora antes do início do evento