FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 9 de junho de 2014

"Coração de Leão - O amor não tem tamanho" entra em cartaz no dia 19 de junho


Coprodução Brasil-Argentina já foi assistida por mais de 1,7 milhão de portenhos

No próximo dia 19/06, estreia nos cinemas do Brasil a comédia romântica "Coração de Leão - O amor não tem tamanho" (Corazón de León), filme de Marcos Carnevale, com Guillermo Francella e Julieta Díaz. Sucesso de bilheteria na Argentina, sendo um dos filmes mais vistos no país em 2013, o longa-metragem tem lançamento nacional e distribuição da H2O Films.

O filme conta a história da advogada Ivana Cornejo e do arquiteto León Godoy. Recém-divorciada, Ivana leva uma vida amorosa estagnada. Um dia, quando perde o celular, um simpático e divertido homem liga pra ela, dizendo ter encontrado o aparelho. Eles decidem se encontrar e marcam um jantar romântico. Quando se conhecem, Ivana fica surpresa: León tem apenas 1,36m. Os dois se apaixonam, mas ela percebe que a sociedade, seus amigos, sua família e até ela podem ser muito cruéis com uma pessoa fora dos padrões.

O longa é escrito e dirigido por Marcos Carnevale. Natural de Inriville, Córdoba, Carnevale tem em seu currículo filmes como "Elsa & Fred - Um Amor de Paixão" (2005), "Anita" (2009) e "Viúvas" (2011). "Faz 15 anos que eu quero fazer esse filme, mas não existia tecnologia no país para fazê-lo. É um filme que te permite rir e se emocionar também. Essa história sugere um espelho para nos olharmos e percebermos que temos algo de preconceituoso", afirma o diretor. A direção de fotografia é de Horacio Maira e Juarez Pavelak, direção de arte de Mariana Sourrouillie e trilha original de Emilio Kauderer.

Os efeitos visuais foram desenvolvidos pelo estúdio NOMAD VFX, sob a direção de Juan Pablo Pires e a supervisão de Leandro Visconti, que deixaram o ator Guillermo Francella aparentar ter quarenta centímetros a menos da sua estatura real. No processo, se usou Foreground, Chroma Key (fundo verde) e Background. As tomadas em Chroma Key foram feitas separadamente e posteriormente inseridas nas cenas originais. As imagens tiveram o apoio de um dublê, atuando no lugar de Francella. Para o ator, "Compor esse personagem foi muito complexo tecnicamente, mas muito agradável. Foi um processo interessante, trabalhoso, mas quando terminado o filme, vi como valeu a pena".

No elenco, além dos protagonistas Guillermo Francella ("Casados com hijos", "O segredo dos seus olhos", "Rudo e Cursi") e Julieta Díaz ("Campeones de la vida", "Valientes", "Juan e Evita - Uma história de amor"), o filme conta com Nora Cárpena como Adriana, a mãe de Ivana Cornejo; Jorgelina Aruzzi ("La dueña" e "Amor mio"), interpretando a secretária Corina; Mauricio Dayub ("El amateur" e "Guapas") como Diego, o ex-marido de Ivana; Nicolás Francella ("Papá ES um ídolo" e "Aliados") no papel do filho de León Godoy, Toto; e Maria Nela Sinisterra ("Penumbra" e "Solo para dos") como Glenda, a secretária de León.

Para a atriz Julieta Díaz, a história é fantástica. "O filme tem todos os elementos de uma comédia romântica, mas o herói mede 1,36m e nisso se baseia todo o conflito." Sobre trabalhar ao lado de Carnevale e Francella, ela completa: "Tinha muita vontade de filmar com Marcos. Nos conhecemos há muitos anos, já tínhamos feito televisão e teatro juntos, mas faltava cinema. Me encantou também a possibilidade de trabalhar com Guilherme. A combinação foi bárbara". O ator devolve o elogio: "Julieta é uma grande profissional e o ótimo relacionamento que construímos ajudou na interpretação".

Filmada na Argentina em 2012, a comédia estreou no país em agosto de 2013 e foi visto nos cinemas por mais de 1,7 milhão de espectadores. Nos quatro primeiros dias em cartaz, tornou-se a segunda melhor bilheteria de início de filme na história do cinema argentino. Em menos de três semanas, ultrapassou 1 milhão de espectadores.

Uma coprodução Argentina/Brasil, com apoio da ANCINE e do Governo do Rio de Janeiro, o filme também tem cena gravada no Rio de Janeiro, na Praia de São Conrado. Mário José Paz, o ator argentino que interpretou o personagem "Maradona", na novela "Viver a vida" (2009/2010), da TV Globo, é o produtor do longa no Brasil e também faz uma participação como ator, interpretando um amigo de León.

"Coração de Leão - O amor não tem tamanho" foi vencedor do Prêmio Sur, o prêmio anual da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas da Argentina, nas categorias "Melhor Atriz" (Julieta Díaz) e "Melhor Ator Revelação" (Nicolas Francella), tendo recebido mais cinco indicações. Ao Prêmio Cóndor de Plata, da Associação dos Críticos de Cinema da Argentina, concorre em oito categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Atriz Coadjuvante, Revelação Masculina, Melhor Montagem.


Sobre a H2O Films

A H2O Films é a mais nova distribuidora do mercado cinematográfico brasileiro. Com capital 100% nacional e focada em resultados, sua missão é potencializar ao máximo o desempenho dos filmes que lançará, com prioridade para os nacionais.

Em um mercado altamente competitivo, a H2O Films entende que todo filme deve ser tratado e pensado de forma exclusiva. Para isso, tem como grande diferencial o expertise em marketing e o know-how em programação de sua equipe.

Seguindo o planejamento original, lançou seu primeiro filme, o longa-metragem de animação "31 Minutos", uma coprodução Brasil-Chile, seguido de produções como "5 X Pacificação", "Jorge Mautner - O Filho do Holocausto", "Amor é Tudo Que Você Precisa", "Hoje", dentre outros nacionais e estrangeiros durante o ano de 2013.

Paralelamente, a H2O Films investiu na aquisição de grandes títulos internacionais e nacionais competitivos com lançamentos para 2014, 2015 e 2016. Filmes internacionais como "A Recompensa" com Jude Law, "Punhos de Aço" com Robert De Niro e o rapper Usher, a saga "Fallen", dentre outros; e os nacionais "Made in China", direção de Estevão Ciavatta e protagonizado por Regina Casé, "Um Cupido Muito Estúpido", de Rodrigo Bittencourt e co-roteirizado e protagonizado por Fabio Porchat, "Berenice Procura" de Flavia Lacerda com Luana Piovani, e outros mais.


Ficha Técnica

Título em português: Coração de Leão - O amor não tem tamanho
Título original: Corazón de León
Gênero: Comédia romântica
País: Argentina/Brasil
Duração: 100 minutos
Ano: 2013
Cor: Colorido
Cópias: 2D
Direção: Marcos Carnevale
Assistente de direção: Emiliano Torres
Roteiro: Marcos Carnevale
Ideia original: Marcos Carnevale e Betiana Blum
Direção de fotografia: Horacio Maira e Juarez Pavelak
Direção de arte: Mariana Sourrouillie
Direção de efeitos visuais: Juan Pablo Pires (NOMAD VFX)
Supervisão de efeitos visuais: Leandro Visconti
Trilha original: Emilio Kauderer
Direção de som: José Luiz Díaz
Montagem: Ariel Frajnd
Figurino: Julio Suàrez
Produtores: Mario José Paz, Mauricio Brunetti, Fernando Sokolowicz
Produção executiva: Marcelo Guerra e Victoria Aizenstat
Produzido por: Sinema, Aleph Media, Telefe, Argentina Sono Film, Patagonik
Coprodução: Unfinished Business de Brasil
Com apoio financeiro do INCAA e ANCINE
Distribuição: H2O Films
Elenco: Guillermo Francella - León
Julieta Díaz - Ivana
Nora Cárpena - Adriana
Jorgelina Aruzzi - Corina
Mauricio Dayub - Diego
Nicolás Francella - Toto
Maria Nela Sinisterra - Glenda
Classificação indicativa: 12 anos
Data de lançamento: 19 de Junho


Sinopse curta: Uma advogada de sucesso, recém-divorciada, conhece um arquiteto de renome, charmoso, mas muito baixo. A partir daí, ela precisa superar seus próprios preconceitos e os de uma sociedade implacável.

Sinopse longa: Ivana Cornejo (Julieta Díaz) é uma advogada bem-sucedida. Ela está divorciada há três anos, mas compartilha o escritório com seu ex-marido, que também é advogado e sócio. Depois de perder seu telefone celular, Ivana recebe um telefonema da pessoa que o encontrou. É León Godoy (Guillermo Francella), um importante arquiteto de personalidade forte. Ele é muito atraente, charmoso, carismático, também divorciado. Eles se sentem muito atraídos um pelo outro durante a conversa telefônica e concordam em se encontrar no dia seguinte para que ele possa devolver o celular. Mas, quando ele chega, ela fica em choque: ele tem cerca de 1,36 metro de altura. A partir desse momento, Ivana tenta superar o preconceito da sociedade e seus próprios medos para viver momentos que são definitivamente os melhores que ela já teve.