FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

SEMINÁRIO PROPÕE REFLEXÃO SOBRE O LIVRO PARA OS PÚBLICOS INFANTIL E JUVENIL

Exibindo Leitura na Biblioteca Infantil e Juvenil - por Simone Teodoro.jpg


 ‘Panorama do Livro para Crianças e Jovens’ contempla aulas com a especialista Dolores Prades
e debates com profissionais convidados. Dias 29 e 30 de setembro, na Biblioteca Infantil e Juvenil 

Com a proposta de fazer uma reflexão sobre livros, especialmente os destinados a crianças e jovens, desde uma perspectiva histórica até a diversidade de gêneros, a Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte recebe o seminário Panorama do Livro para Crianças e Jovens nos dias 29 e 30 de setembro de 2014. Ministrado pela consultora editorial Dolores Prades, o evento contempla os debates “O mercado do livro ilustrado no Brasil” e “A literatura juvenil existe?”, abertos ao público em geral e que terão a participação de convidados, e aulas voltadas para profissionais do livro e da leitura, que exigem inscrição prévia em http://panoramadolivro.blogspot.com. A entrada é franca.
O universo dos livros e publicações é vasto e com muitas particularidades. Engloba obras literárias, informativos, narrativas por imagens, livros ilustrados, obras de referência, quadrinhos e muitos outros que mesclam linguagens e autorias, exigindo uma leitura sofisticada. Viabilizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, o seminário Panorama do Livro para Crianças e Jovens é um convite aos profissionais do livro e da leitura, estejam eles em salas de aula, bibliotecas, livrarias, editoras ou qualquer lugar onde é possível o encontro entre leitores e livros.
No dia 29, das 8h30 às 12h30 e das 14h às 18h, Dolores Prades ministrará a aula “Panorama do livro para crianças”. Já no dia 30, no mesmo horário, é a vez do “Panorama do livro para jovens”. Publisher da Revista Emília (www.revistaemilia.com.br), Dolores é consultora editorial de várias editoras nacionais e estrangeiras. Doutora em história econômica pela USP, é especialista em literatura infantil e juvenil pela Universidade Autônoma de Barcelona, onde atualmente é professora convidada. É também uma das idealizadoras dos seminários Conversas ao Pé da Página e curadora da FLUP Parque 2014. No Brasil, coordena a Cátedra Latinoamericana y Caribeña de Lectura y Escritura.
DebatesOs debates começam às 18h15. No dia 29, a temática é “O mercado do livro ilustrado no Brasil”, com os convidados Anna Cunha, Marilda Castanha e Odilon Moraes. Nascida em Belo Horizonte, Anna Cunha formou-se em artes plásticas e fez pós-graduação em ilustração pela Universidade Autônoma de Barcelona (UAB). Na Alemanha, atuou na oficina tipográfica do Gutemberg Museum e na editora Hermann Schmidt Verlag. Ilustrou os livros Vestido de menina, de Tatiana Filinto (2011), e O avião de Alexandre, de Alaíde Lisboa (2013), ambos pela editora Peirópolis.
Marilda Castanha é mineira de Belo Horizonte e cursou a Escola de Belas Artes da UFMG. Com o livro Pindorama, terra das palmeiras, da editora Cosac Naify, conquistou importantes prêmios, como o Noma de ilustração, da Unesco, e o de melhor ilustração da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Em 2012, recebeu o primeiro lugar do Prêmio Jabuti pelo livro Mil e uma estrelas, da Editora SM. Formado em arquitetura pela USP,Odilon Moraes é ilustrador de mais de 80 livros. É autor e ilustrador de A princesinha medrosa, Pedro e lua, O presente (Cosac Naify, 2002, 2004 e 2010, respectivamente), entre outros.
Com o tema “A literatura juvenil existe?”, o debate do dia 30 terá a participação de Ana Garralón, Flávia Lins e Silva e João Luís Ceccantini. Nascida em Madri, na Espanha, Ana Garralón estuda e trabalha em torno do livro para crianças e jovens desde a década de 1980. Em 1993, recebeu uma bolsa daInternationale Jugendbibliothek, da Alemanha, que lhe possibilitou realizar pesquisa para o seu livro Historia portátil de la literatura infantil (Madrid: Anaya, 2001). Seu último livro é Leer y saber. Los libros informativos para niños, no prelo, pela editora Pulo do Gato.
A carioca Flávia Lins e Silva é jornalista, roteirista de cinema e autora de livros para crianças e jovens. Em 2004, ganhou uma bolsa da Eisenhower Fellowships, dos Estados Unidos, para se especializar em entretenimento para crianças. É autora da série Diário de Pilar, da editora Zahar. Já o paulistano João Luís Ceccantini é doutor em Letras, professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e leitor votante da FNLIJ. Vencedor do Prêmio Jabuti 2009, publicou o livro Monteiro Lobato - livro a livro (com Marisa Lajolo, pelas editoras Unesp/Imprensa Oficial de São Paulo).

SERVIÇO
Seminário Panorama do Livro para Crianças e Jovenscom Dolores Prades e convidados
Data: 29 e 30 de setembro de 2014 (segunda e terça-feira)Local: Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte Endereço: Rua Carangola, 288 - Santo AntônioTelefone: (31) 3277-8658Horário: 8h30 às 20hEntrada franca